Banca de DEFESA: WATTSON JOSE SAENZ PERALES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WATTSON JOSE SAENZ PERALES
DATA: 27/01/2014
LOCAL: Auditório do Nuprar

Modelo de relacionamento universidade-empresa: Proposta para a universidade pública brasileira e empresas do setor de petróleo

Interação universidade-empresa; Modelos de interação; Petróleo e gás.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia Econômica
ESPECIALIDADE: Estudo de Mercado

nterações universidade-empresa, em alguns casos inviabilizam a interação. Com o propósito de superar essa e outras barreiras foi estruturado um modelo de interação universidade-empresa que potencializa a apropriação de soluções tecnológicas por parte das empresas, assim como a melhoria na qualidade do ensino e da pesquisa na universidade. A partir de uma amostragem teórica foi escolhida a UFRN e o setor de petróleo e gás do RN para conduzir um estudo de caso. Foram usados múltiplos métodos de coleta de dados: questionários, observação presencial, análise documental, entrevistas semi-estruturadas. O estudo descreve as empresas do setor e a organização interna da UFRN como o contexto no qual acontecem as interações. O diagnóstico das interações que já aconteceram, assim como as expectativas das empresas e dos atores internos sobre a relação universidade-empresa foram elaborados aplicando questionários específicos para os três grupos de atores: pesquisadores, gestores e empresas. A maioria das barreiras identificadas pelos atores da interação está relacionada a questões de gestão interna da universidade. Frente a essas barreiras foram identificados como fatores críticos aqueles que contribuiriam para a superação das mesmas. Dentre os nove fatores críticos para superar as barreiras encontradas somente um pertence ao macroambiente, enquanto os restantes são fatores organizacionais da universidade. Com foco nos resultados do estudo de caso e a contribuição de um framework teórico desenvolvido na pesquisa bibliográfica, foram formulados os pressupostos do modelo de interação universidade-empresa: considerar todos os mecanismos de colaboração com as empresas, foco em um determinado setor produtivo estratégico, visão de coevolução ao longo do tempo de acordo com a estratégia de desenvolvimento do setor e necessidade de institucionalização do relacionamento com as empresas. O modelo proposto abrange todos os fatores críticos encontrados, busca o relacionamento de longo prazo com as empresas e integra as ações de ensino, pesquisa e extensão. Também foi discutido o processo de implantação do modelo, que deverá ser feito em três fases, definidas em função do nível de maturidade da universidade no relacionamento com as empresas. Para tanto, foi desenvolvido um quadro de referência para avaliar o nível de instucionalização da interação com empresas que a universidade atingiu. Na estruturação do modelo houve uma preocupação com a replicação, de forma que o mesmo não sirva somente à situação específica do estudo de caso realizado. Assim, o resultado final é um modelo de relacionamento universidade-empresa adequado, em primeira instância, para universidades públicas em países com uma tradição e legislação semelhante à brasileira, mas pode ser aplicado, de forma geral, a qualquer universidade.

Externo à Instituição - BRANCA REGINA CANTISANO DOS SANTOS E SILVA RISCADO TERRA - UERJ
Presidente - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA