Banca de QUALIFICAÇÃO: KLAUSER MICHELS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLAUSER MICHELS
DATA : 03/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM
TÍTULO:

Sofrimento Psíquico e Processo de Trabalho durante a pandemia da COVID-19: a produção científica voltada aos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde, Emergências e UTI.


PALAVRAS-CHAVES:

Burnout, Covid-19, Estresse Profissional.


PÁGINAS: 6
RESUMO:

A ampliação em grande escala do contágio, da morbidade e da mortalidade causada pelo vírus da COVID-19 exigiu a expansão do número de atendimentos, e um aumento significativo de demandas aos profissionais e ao sistema de saúde. Os pacientes com COVID-19 eram atendidos pela atenção primária ou diretamente pelas emergências hospitalares e unidades de tratamento intensivo. O aumento exponencial das demandas, o medo e as incertezas diante de uma doença desconhecida, em muitos casos mortal, trouxe dificuldades para a formação das equipes e mudanças no processo de trabalho. As mortes de colegas, o desafio cotidiano à morte, as dificuldades para a tomada de decisões,  constituiram-se em fatores que contribuiram para dificultar a atuação na linha de frente gerando problemas de saúde e afastamentos de trabalho, especialmente os problemas de sofrimento psíquico. Neste trabalho pretendeu-se identificar a produção científica sobre sofrimento psíquico e processo de trabalho dos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde, emergências e UTIs durante a pandemia da COVID-19 para estabelecer uma síntese dos conhecimentos produzidos no Brasil, contribuindo para o enfrentamento desta problemática. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nas principais bases de dados em saúde, buscando pesquisas sobre o tema do sofrimento psíquico e processo de trabalho durante a pandemia da Covid-19 entre os profissionais da APS, emergências e UTIs. Entre os critérios de inclusão foram considerados os estudos publicados ou apresentados em bancas de dissertação e teses a partir da declaração da situação de pandemia pelo novo coronavírus, emitido pela OMS no dia 11 de março de 2020, considerando como data final da inclusão o dia 15/08/2021. Como critério de exclusão foram definidos os estudos realizados fora do contexto brasileiro e publicados ou apresentados fora do período delimitado. Para operacionalizar a pesquisa foram utilizadas as seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Portal Periódicos CAPES e Scielo. Como palavras-chave para a busca foram utilizados: sofrimento psíquico, processo de trabalho, pandemia covid 19, SARS-CoV-2, burnout, estresse profissional, riscos psicossociais, saúde ocupacional, saúde do servidor, emergência, UTI, APS, UBS, ESF, psicopatologia. Foram realizadas várias combinações entre estas palavras-chave nos títulos, assuntos e resumos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Presidente - 572906 - MAURICIO ROBERTO CAMPELO DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 01/12/2021 09:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao