Dissertações/Teses

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2022
Dissertações
1
  • JULIANA FERREIRA LIMA COSTA
  • PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE E A DISPONIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL

  • Orientador : MARCELO VIANA DA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIANA GOLDFARB CYRINO
  • LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
  • MARCELO VIANA DA COSTA
  • SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA
  • Data: 07/02/2022

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  • Introdução: Na realidade brasileira, as bases teóricas e metodológicas da EIP fornecem elementos para suprir as necessidades do mundo contemporâneo e promover a integralidade do cuidado em saúde, contribuindo para a qualificação de profissionais de saúde para trabalharem em equipe. A interprofissionalidade foi o foco do nono edital do PET-Saúde para induzir que eles aprendam a trabalhar conjuntamente, por meio da integração-ensino-serviço e o desenvolvimento de competências colaborativas. Neste cenário, busca-se demonstrar elementos que permitam a reflexão sobre a interprofissionalidade e as competências colaborativas, através da percepção dos estudantes participantes do nono edital do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Objetivo: Identificar a disponibilidade dos estudantes que participaram da edição do PET-Saúde Interprofissionalidade para a educação interprofissional e as práticas interprofissionais colaborativas. Metodologia: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de método quantitativo, que se insere numa perspectiva exploratória-descritiva com relação aos objetivos, baseada em dados coletados por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados sobre a educação interprofissional em saúde, Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS). Resultados encontrados: A partir da análise de dados revelou-se a positividade da formação interprofissional em saúde no que se refere à colaboração e ao trabalho em equipe induzido pela participação do nono edital do Pet-Saúde/Interprofissionalidade e uma certa fragilidade quanto a clareza de definição dos papeis, a necessidade de maior delimitação da autonomia profissional e a valorização da opinião do paciente para participação no cuidado Considerações finais: Diversas competências colaborativas foram desenvolvidas para integralidade do cuidado a partir da análise da disponibilidade para a educação interprofissional e as práticas interprofissionais e a partir da análise dos pontos fortes e fragilidades encontrados percebeu-se a necessidade  que ainda se faz necessário que se crie a sustentabilidade desse estimulo para a efetiva integração de saberes e muito ainda necessário para a progressão e institucionalização da perspectiva da pratica interprofissional.


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  • IIntroduction: In the Brazilian reality, the theoretical and methodological bases of EIP provide elements to supply the requirement of the contemporary world and promote the integrality of health care, contributing to the qualification of health professionals to team as work. Interprofessionality was the focus of the ninth pet-health edict to advise them to learn as a teamwork, through integration-teaching-service and the development of collaborative skills. In this scenario, it seeks to demonstrate elements that allow reflection on interprofessionality and collaborative competencies, through the perception of students participating in the ninth pet-health/interprofessionality edict. Objective: To identify the availability of students who participated in the edition of PET-Saúde Interprofessionality for interbranch education and collaborative interbranch practices. ning Scale (RIPLS). Methodology: This study is characterized as a quantitative method research, which is part of an exploratory-descriptive perspective in relation to backed in the objectives, based on concept collected through the application of the instrument for collecting data on interbranch health education, Readiness for interbranch Learning Scale (RIPLS). Results found: From the items analysis, the positivity of education interbranch health was disclosed, with regard to collaboration and teamwork induced by the participation of the ninth pet-health/interprofessionality edict and a certain fragility regarding the clarity of definition of roles, the need for greater definition of professional autonomy and the valorization of the patient's opinion to participate in care. Final considerations: Variety collaborative competencies were developed for integrality of care from the analysis of availability for interbranch education and interbranch practices and from the analysis of the strengths and weaknesses found, perceived the need that is still necessary the creation the support of this stimulus for the effective integration of knowledge and much still necessary for the progression and institutionalization of the perspective of interbranch in the practice.

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  • CARLA ULHOA ANDRE
  • ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO

  • Orientador : DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • ANA DANIELA SILVA DA SILVEIRA
  • Data: 14/03/2022

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  • ANDRÉ, Carla U. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM SCOPING REVIEW 2022. 201 folhas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde - MPGTES, Rio Grande do Norte, 2022.

     

    Este trabalho teve por objetivo identificar e mapear as publicações de gestão do trabalho relacionado com a Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde. Utilizou-se o método Scoping Review, com dados coletados em 23 de dezembro de 2021, em 5 bases nacionais e internacionais, empregando-se critérios de elegibilidade. Foram selecionadas 52 publicações dentre 643 retornadas na busca inicial. Os principais achados estão relacionados com as categorias cultura, práticas, funcionários e serviços. Fica evidente a relevância global da temática que aborda a Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde. Logo, persistem lacunas de conhecimento, o que requer a ampliação de pesquisas e incentivo para que mais estudos sejam realizados.

     

     


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  • ANDRÉ, Carla U. ORGANIZATION OF WORK IN PATIENT SAFETY IN PRIMARY CARE: A SCOPING REVIEW 2022. 201 sheets. Dissertation (Master) - Federal University of Rio Grande do Norte. Department of Public Health. Postgraduate Program in Management, Work, Education and Health - MPGTES, Rio Grande do Norte, 2022.
     

    This study aimed to identify and map publications on work management related to Patient Safety in Primary Health Care. The Scoping Review method was used, with data collected on December 23, 2021, in 5 national and international databases, using eligibility criteria. 52 publications were selected from a total of 643 which came up in the initial search. The main findings are related to the categories culture, practices, employees, and services. The global relevance of the theme that addresses Patient Safety in Primary Health Care is made evident. Therefore, knowledge gaps persist, which requires the expansion of research and encouragement for more studies to be carried out.

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  • ELENIMAR COSTA BEZERRA
  • GESTÃO DA FORÇA DE TRABALHO MÉDICA HOSPITALAR ESPECIALIZADA: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE PARÂMETROS DE MONITORAMENTO 

  • Orientador : HENRY WALBER DANTAS VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAVID LOPES NETO
  • HENRY WALBER DANTAS VIEIRA
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA
  • Data: 14/03/2022

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  • O estudo tem como objeto a busca por medidas racionalizadoras da utilização da força de trabalho médica hospitalar especializada (FTMHE) em um hospital público, objetivando organizar parâmetros de monitoramento. Trata-se de um estudo na área da gestão do trabalho em saúde e caracteriza-se como pesquisa-ação, de natureza interventiva, utilizando como experiência piloto a especialidade médica da traumato-ortopedia. Propõe a criação de uma Matriz de Monitoramento desta força de trabalho, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP), com etapas bem definidas, relacionando o dimensionamento da força de trabalho à produção de procedimentos, como também à taxa de ocupação de leitos e analisando a relação da produção com outros elementos do processo de trabalho, como frequência e absenteísmo. A intervenção pretende, por meio da implementação da matriz de monitoramento, ampliar a capacidade de análise acerca dessa força de trabalho e suas entregas quanto à produção de procedimentos, realimentando os parâmetros de dimensionamento, envolvendo nas análises outras áreas técnicas da SESAP, como: planejamento, atenção à saúde e regulação, provocando mudanças na Rede de Atenção. Pretende-se também que a organização de informações nessa área venha subsidiar a Sala de Situação da Gestão do Trabalho subsidiando tomadas de decisão mais assertivas por parte da Gestão da SESAP.


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  • The object of the study is the search for rationalizing measures for the use of the specialized hospital medical workforce (SHMW) in a public hospital, aiming to organize monitoring parameters. This is a study in the area of health work management and is characterized as action research, of an interventional nature, using the medical specialty of traumatology and orthopedics as a pilot experience. It proposes the creation of a Monitoring Matrix for this workforce, within the scope of the State Department of Health of Rio Grande do Norte (SESAP), with well-defined stages, relating the dimensioning of the workforce to the production of procedures, as well as the bed occupancy rate and analyzing the relationship between production and other elements of the work process, such as frequency and absenteeism. The intervention intends, through the implementation of the monitoring matrix, to expand the capacity of analysis about this workforce and its deliveries regarding the production of procedures, feeding back the sizing parameters, involving other technical areas of SESAP in the analysis, such as planning, health care, and regulation, causing changes in the Care Network. It is also intended that the organization of information in this area will support the Situation Room of Work Management, subsidizing more assertive decision-making by the Management of SESAP.

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  • ANA PAULA REZENDE DE OLIVEIRA GOLDFINGER
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ENTRE OS ALUNOS DE UM CURSO LATO SENSU EM SAÚDE PÚBLICA OFERTADO PELA ESCOLA DR. JORGE DAVID NASSER.

  • Orientador : DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • ANA DANIELA SILVA DA SILVEIRA
  • Data: 28/03/2022

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  • Introdução: A formação em saúde pública deve ser crítico-reflexiva para responder aos desafios da sociedade atual. Assim, para ser coerente com essa visão vem a proposta de uma modalidade de aprendizagem e avaliação que foge ao comum: o portfólio surge como proposta promissora para responder às demandas atuais, sendo sua construção orientada e composta por estratégias da metodologia ativa de ensino-aprendizagem, visando as competências necessárias para os futuros sanitaristas, orientadas por eixos transversais de competência. A pesquisa tem como objetivo avaliar a trajetória dos alunos de um curso de pós-graduação lato sensu em saúde pública da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser utilizando o portfólio como instrumento avaliativo. Método: realizada pesquisa documental com análise mista de dados qualitativos e quantitativos, pesquisa de análise documental, com caráter misto, a partir da coleta de dados realizada de abril a outubro de 2021, a partir do portfólio dos sujeitos envolvidos. Resultados: o uso do portfólio como ferramenta avaliativa tem proporcionado aos alunos uma reflexão crítica do conhecimento construído durante a trajetória no curso e a motivação dos alunos em mudar processos de trabalho e continuar a aprender. Assim, a utilização do portfólio ferramenta de avaliação responde, pelo menos parcialmente, a necessidade de formação crítica e reflexiva dos profissionais de saúde. Conclusão: o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação do aluno e consequente uso do portfólio como ferramenta avaliativa desse processo. O uso do portfólio avaliativo vem fortalecer e contribuir para autoconfiança, autoconhecimento e desenvolvimento de competência reflexiva dos alunos em todo o processo formativo, além de proporcionar diálogo teórico-prático voltado ao perfil do profissional que se almeja formar.

     

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  • Introduction: The degree in public health must be critical-reflective to respond to the challenges of today's society. Thus, to be consistent with this vision comes the proposal of a learning and assessment modality that is out of the ordinary: the portfolio emerges as a promising proposal to respond to the current demands, being its construction guided and composed by strategies of the active teaching-learning methodology, aiming at the necessary competences for future sanitarians, guided by transversal axes of competence. The research aims to evaluate the trajectory of students of a lato sensu postgraduate course in public health at Public Health School Dr. Jorge David Nasser using the portfolio as an evaluative instrument. Method: documentary research was carried out with mixed analysis of qualitative and quantitative data, document analysis research, with a mixed character, based on data collection, carried out from April to October 2021 from the portfolio of the subjects involved. Results: the use of the portfolio as an evaluation tool has provided students with a critical reflection of the knowledge built during the course and the students' motivation to change work processes and continue to learn. Thus, the use of the assessment tool portfolio responds, at least partially, to the need for critical and reflective training of health professionals. Conclusion: the use of active teaching-learning methodologies for the formation of the student and the consequent use of the portfolio as an evaluative tool in this process. The use of the evaluative portfolio strengthens and contributes to students' self-confidence, self-knowledge and development of reflective competence throughout the training process, in addition to providing theoretical-practical dialogue aimed at the profile of the professional to be trained.

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  • HAROLDO JORGE DE CARVALHO PONTES
  • ESCOLAS ESTADUAIS DE SAÚDE PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO E O FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

  • Orientador : JANETE LIMA DE CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO PASSOS CUPERTINO DE BARROS
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • Data: 12/04/2022

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  •              As Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) são responsáveis pela formulação e/ou execução de programas e políticas destinadas à qualificação dos trabalhadores da saúde. Desempenham, portanto, papel importante para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo as citadas escolas como cenário, este trabalho teve por objetivo analisar as suas contribuições para a qualificação do trabalho realizado nos serviços do SUS.  De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em duas etapas, com a utilização de procedimentos metodológicos distintos, que exigiu dois tipos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas. A análise dos documentos teve como objetivo conhecer a missão das EESP. As entrevistas com os dirigentes e docentes objetivou observar se, na percepção destes, as ações educativas desenvolvidas são planejadas considerando o preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Nas entrevistas com os Secretários de Saúde dos Estados das EESP incluídas no estudo, bem como com os dirigentes e docentes, buscou-se conhecer a percepção destes em relação ao papel e a contribuição das Escolas para os serviços de saúde nos seus respectivos Estados. Integrando, articulando e analisando este rico conjunto de informações foi possível identificar, de acordo com a percepção dos seus docentes, diretores e secretários estaduais de saúde, a contribuição das EESP para os serviços de saúde. Segundo os entrevistados, estas Escolas têm contribuído significativamente para a qualificação dos profissionais de saúde e, por esta razão, tem seu trabalho reconhecido pelos trabalhadores e gestores do SUS. Ao mesmo tempo, são Escolas que enfrentam o desafio da insuficiência de recursos financeiros e de pessoal. Neste enfrentamento, contam com o compromisso e a responsabilidade dos profissionais que nelas trabalham. Esta pesquisa possibilitou conhecer estas Escolas, comprometidas com os princípios e diretrizes do SUS, e o trabalho que elas desenvolvem, fundamentado na Educação Permanente em Saúde e, consequentemente, suas contribuições para o fortalecimento do SUS.


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  • The State Schools of Public Health (SSPH) are responsible for formulating and/or executing programs and politics aimed at qualifying health workers. Therefore, they play an important role in the implementation and strengthening of the Unified Health System (known as SUS – Sistema Único de Saúde). The previously mentioned schools were the focus of the study, and this work aimed to analyze their contributions to the services’ qualification provided by SUS. Using the qualitative approach, the research was carried out in two stages, using different methodological procedures with two types of data collection: documentary research and interviews. The documents’ analysis aimed to know the mission of the SSPH. The interviews with the directors and teachers intended to observe whether, in their perception, the educational actions developed are planned considering what is recommended by the National Policy for Permanent Education (NPPE). In the interviews with the States Health Secretaries of the SSPH included in the study, as well as the directors and teachers, it was sought to know their perception about the role and contribution of Schools to the health services in their States. By integrating, articulating and analyzing this rich set of information, it was possible to identify, according to the perception of its professors, directors and state health secretaries, the contribution of SSPH to health services. According to the interviewees, these Schools have significantly contributed to health professionals qualification and, for this reason, their work is recognized by SUS workers and managers. At the same time, they are Schools that face the challenge of insufficient resources, both financial and personnel. In this confrontation, they rely on the commitment and responsibility of their professionals. This research made it possible to know these Schools, that are committed to the principles and guidelines of SUS, and the work they develop, based on Permanent Health Education and, consequently, their contributions to the strengthening of SUS.

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  • MARILIA EUFRASIO DA SILVA
  • IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO ESTADUAL DE ATENÇÃO À SEGURANÇA E À SAÚDE DO TRABALHADOR (A): CONTRIBUIÇÕES PARA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE

  • Orientador : ANA TANIA LOPES SAMPAIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA TANIA LOPES SAMPAIO
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • JOÃO BOSCO FILHO
  • Data: 25/04/2022

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  • Em 22 de maio de 2018, foram instituídos os Núcleos de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASSTs), através da portaria nº 136/GS/SESAP. Através da portaria no SEI nº 2931, de 15 de outubro de 2020, foi implementado o Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NESST), a fim de assessorar, normatizar, planejar, coordenar, estabelecer diretrizes e integralizar as ações nas áreas de saúde ocupacional que são desenvolvidas pelos NASSTs. Diante desse quadro, o objetivo desta dissertação foi analisar a implantação e as principais contribuições do NESST-SESAP. Este estudo se configura enquanto pesquisa-ação, que possui caráter colaborativo e abordagem analítica. A ação interventiva ocorreu em etapas e a primeira foi realizado o diagnóstico situacional dos NASSTs, para nortear as ações iniciais do NESST. No segundo momento é descrito o processo de implantação do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador (a). Por sua vez, na terceira etapa, foram apresentadas as potencialidades e fragilidades do NESST, de acordo com os representantes dos NASSTs. A última etapa, é apresentado o dimensionamento por Unidades Regionais de Saúde (URSAP), em que constam os núcleos existentes, de acordo com dimensionamento mínimo e dimensionamento mínimo, proposto implantação de novos NASSTS por regional. Além disso, são listadas as unidades que ainda não possuem o NASST. Para tanto, constatou-se a importância do fortalecimento e articulação das políticas de atenção à saúde e segurança do trabalho norte-rio-grandense.


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  • On May 22, 2018, the Núcleos de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASSTs) were established, through ordinance nº 136/GS/SESAP. Through the ordinance in SEI nº 2931, of October 15, 2020, the Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NESST) was implemented in order to advise, regulate, plan, coordinate, establish guidelines and to integrate the actions in the areas of occupational health that are developed by the NASSTs. Given this situation, the objective of this dissertation was to analyze the implementation and the main contributions of NESST-SESAP. This study is configured as action research, which has a collaborative character and an analytical approach. The intervention took place in stages and the first was the situational diagnosis of the NASSTs, to guide the initial actions of the NESST. In the second moment, the process of implantation of the State Nucleus of Attention to the Safety and Health of the Worker is described. In turn, in the third stage, the strengths and weaknesses of the NESST were presented, according to the representatives of the NESSTs. In the last step, the dimensioning by Unidades Regionais de Saúde (URSAP) is presented, which includes the existing centers, according to minimum dimensioning and regional dimensioning. In addition, units that do not yet have NASST are listed. Therefore, the importance of strengthening and articulating occupational health care policies in the state of Rio Grande do Sul was verified.

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  • CRISTIANE CRUZ DOS SANTOS MELLO
  • DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Orientador : JANETE LIMA DE CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA TANIA LOPES SAMPAIO
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • PATRICIA FERRAS ARAUJO DA SILVA
  • ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • Data: 25/04/2022

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  • Esta pesquisa trata de umas das práticas mais potentes e complexas da gestão do trabalho em saúde: o dimensionamento de pessoal. Os objetivos deste estudo consistem em evidenciar as contribuições do dimensionamento para a gestão do trabalho nas instituições públicas de saúde; identificar a produção científica referente ao dimensionamento na área de Gestão do Trabalho; além de compreender os motivos que levam as instituições de saúde a implantarem a prática de dimensionamento. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a temática dimensionamento da força de trabalho, com ênfase na área da saúde. O propósito de identificar experiências e as contribuições do dimensionamento, aprofundando conceitualmente sobre o tema tem como imagem-objetivo apresentar ao gestor da Secretaria de Saúde, um instrumento de planejamento que, quando aplicado, pode evitar o provimento excessivo de profissionais, identificar possíveis insuficiências relacionadas ao quantitativo de pessoal, levantar informações técnicas necessárias para ampliar as competências gerenciais e apoiar a tomada de decisão dos gestores, na perspectiva de garantir a melhor execução dos trabalhos e eficiência na prestação de serviços. Acredita-se que a sistematização e análise das experiências referentes a prática de dimensionamento de pessoal em saúde, registradas na literatura, possam ajudar as secretarias de saúde que ainda não elegeram tal prática a iniciarem os seus processos de implantação.


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  • This research deals with one of the most powerful and complex practices in health work management: personnel dimensioning. The objectives of this study are to highlight the contributions of dimensioning to the management of work in public health institutions; to identify the scientific production related to dimensioning in the area of Work Management; to identify how the personnel dimensioning methodology has been used in public health institutions, in addition to understanding the reasons that lead health institutions to implement the dimensioning practice. An integrative literature review was carried out on the theme of workforce dimensioning, with emphasis on the health area. The purpose of identifying practical experiences and conceptually deepening the subject has as its objective image to present to the Secretary's manager a planning instrument that, when applied, can avoid the excessive supply of professionals, identify possible insufficiencies related to the number of personnel, identify technical information needed to expand managerial skills and support managers' decision-making, with a view to ensuring the best execution of the work and efficiency in the provision of services. It is believed that the systematization and analysis of experiences regarding the practice of staff dimensioning in health, recorded in the literature, can help health departments that have not yet elected such a practice to start their implementation processes.

     

2021
Dissertações
1
  • THAÍS SILVA DOS REIS
  • QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR DE PROFISSIONAIS DA SÁUDE QUE ATUAM NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO

  • Orientador : FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
  • SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • DIEGO DE SOUSA DANTAS
  • Data: 20/08/2021

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  • Trata-se de projeto de mestrado vinculado ao Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo implementar ações/estratégias de educação popular em saúde com os profissionais que atuam no âmbito da Atenção Primária à saúde, possibilitando a construção de espaços de interação e de participação ativa dos sujeitos. O presente estudo teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, consistiu no desenvolvimento de uma oficina de Educação Popular em Saúde utilizando materiais de Educação Popular em Saúde relacionados a temática de Saúde da mulher produzido pela pesquisadora. 1. Produção de material educativo, 2. Desenvolvimento de oficinas, 3. Adequação dos materiais às proposições dos profissionais avaliadores,4. Envio dos materiais educativos para uma amostra de mulheres, 5. Adequação dos materiais às observações das usuárias. No tocante a fase de produção dos materiais educativos, esses foram elaborados a partir de uma revisão bibliográfica tradicional sobre os temas:  Amamentação, luto gestacional, importância da doula no processo de gestar e parir e violência obstétrica. Após confecção, esses materiais foram avaliados por profissionais de saúde participantes da oficina de capacitação. Para a realização das oficinas, foi enviado um convite destinado ao superintendente da atenção primária à saúde (APS) do estado do Maranhão, podendo encaminhar até 5 profissionais da saúde que atuam na APS, e se dispuserem a participar da pesquisa. Além desses profissionais, a oficina contará com a participação de 5 profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão. A oficina de capacitação ocorreu no período de junho de 2021, tendo dois encontros virtuais. Cada encontro teve duração de uma hora e meia e ocorreram de forma remota utilizando o Google Meet. Os encontros da oficina foram planejados, e foi utilizado artigos e texto sobre a PNEPS; material educativo elaborado pela pesquisadora relacionados a temática da saúde da mulher; dinâmicas para sensibilizar os participantes as possibilidades de desenvolvimento de atividades de Educação Popular em saúde da mulher no local de trabalho. Ainda na oficina, foi conduzida uma discussão dialógica sobre os materiais educativos de saúde da mulher produzidos pela pesquisadora no intuito de viabilizar uma avaliação desses materiais. Por e-mail e via Google Forms®, junto aos materiais educativos, foi enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido explicando objetivos do estudo, forma de participação do profissional e solicitação de assinatura virtual em caso de aceitar a participação. Após esta avaliação individual, houve um momento específico na oficina para fazer uma avaliação dos materiais. A partir dos resultados desta avaliação, foram realizadas adaptações aos materiais. De modo geral, os encontros da oficina terão como temáticas centrais: “Conhecendo a Educação Popular em Saúde”, “Fortalecendo a educação popular em saúde da mulher” e “Colocando em prática o que foi aprendido”. Todos os encontros da oficina foram gravados, e assim os participantes terão que consentir o uso de voz e imagem assinando termo de autorização. Após a realização da oficina e seus dois encontros, os materiais foram enviados para uma amostra de mulheres que possuam características ao público-alvo dos materiais. Os dados coletados videm questionários que foram analisados de forma descritiva a partir do cálculo das frequências absolutas e relativas das variáveis.


  • Mostrar Abstract
  • This is a master's project linked to the Professional Master's Degree in Management, Work, Education and Health at the Federal University of Rio Grande do Norte. Its objective is to promote the qualification of the educational activities of health professionals who work in the field of Primary Health Care and Professional Training, critically reflecting their own work based on the principles, logics and tools of Popular Education in Health. The present study had a qualitative approach, of the action-research type, consisted in the development of a Popular Education in Health workshop using Popular Education in Health materials related to the theme of Women's Health produced by the researcher. 1. Production of educational material, 2. Development of workshops, 3. Adequacy of materials to the proposals of professional evaluators,4. Sending educational materials to a sample of women, 5. Adequacy of materials to users' observations. Regarding the production phase of educational materials, these were elaborated from a traditional bibliographic review on the themes: Breastfeeding, gestational grief, the importance of the doula in the process of pregnancy and giving birth, and obstetric violence. After preparation, these materials were evaluated by health professionals participating in the training workshop. To carry out the workshops, an invitation was sent to the superintendent of primary health care (PHC) in the state of Maranhão, who could send up to 5 health professionals who work in the PHC, and are willing to participate in the research. In addition to these professionals, the workshop will feature the participation of 5 professionals from the School of Public Health of the State of Maranhão. The training workshop took place in June 2021, with two virtual meetings. Each meeting lasted an hour and a half and took place remotely using Google Meet. The workshop meetings were planned, and articles and text about PNEPS were used; educational material prepared by the researcher related to the theme of women's health; dynamics to sensitize participants to the possibilities of developing Popular Education activities in women's health in the workplace. Also in the workshop, a dialogic discussion was conducted on the educational materials on women's health produced by the researcher in order to enable an evaluation of these materials. By email and via Google Forms®, along with the educational materials, the Informed Consent Form was sent, explaining the objectives of the study, the professional's form of participation and request for a virtual subscription in case of accepting the participation. After this individual evaluation, there was a specific moment in the workshop to make an evaluation of the materials. Based on the results of this evaluation, adaptations were made to the materials. In general, the workshop meetings will have as central themes: “Knowing Popular Education in Health”, “Strengthening popular education in women's health” and “Putting into practice what was learned”. All workshop meetings were recorded, and so participants will have to consent to the use of voice and image by signing an authorization term. After the workshop and its two meetings, the materials were sent to a sample of women who have characteristics to the target audience of the materials. The data collected in the questionnaires were analyzed descriptively from the calculation of the absolute and relative frequencies of the variables.

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  • TAYNANA SOARES OLIVEIRA FEQUIS
  • NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO ACRE: ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES

  • Orientador : SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • JESSICA DANTAS DE SA TINOCO
  • Data: 09/11/2021

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  • A Educação Permanente em Saúde é caracterizada pela prática de aprendizagem no serviço, trazendo a proposta de enfrentamento dos problemas da realidade por meio dos conhecimentos prévios adquiridos mediante as experiências de vida, tornando-se, assim, uma aprendizagem significativa. Ela tem como premissa, para o planejamento e levantamento das lacunas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores, as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. A implantação dessa estratégia, no Estado do Acre, ocorreu em 2004, pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre, com a criação do Departamento de Ensino e Pesquisa, existindo atualmente 10 Núcleos implantados. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implementação e desenvolvimento dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde do Estado do Acre, suas fragilidades e potencialidades. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa, com o uso de entrevista semiestruturada com 10 coordenadores dos núcleos de educação permanente das unidades estaduais de saúde. Da análise dos resultaram duas categorias: Concepção sobre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Implementação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Os resultados permitiram identificar o perfil dos coordenadores e suas concepções sobre o Núcleo, bem como elucidar o processo de implementação e desenvolvimento desses e suas potencialidades e fragilidades. Conclui-se que, não obstante as potencialidades identificadas nas ações desenvolvidas, ainda persistem diversas fragilidades, como a ausência de monitoramento e avaliação das atividades de EPS e a falta de qualificação para os profissionais que atuam na coordenação dos núcleos. Assim, sugere-se a realização de um curso de atualização em Educação Permanente em Saúde para os coordenadores, para fortalecer o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do âmbito do Estado do Acre, e contribuir para a política de expansão desses núcleos para unidades do interior do estado. 


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  • Continuing Education in Health is characterized by the practice of learning in the service, bringing the proposal to face the problems of reality through prior knowledge acquired through life experiences, thus becoming a meaningful learning experience. It has as its premise, for the planning and survey of gaps in the training and development of workers, the health needs of users of the Unified Health System. The implementation of this strategy, in the State of Acre, took place in 2004 by the State Secretariat of Saúde do Acre, with the creation of the Department of Education and Research, there are currently 10 Centers implemented. Thus, this research aimed to analyze the process of implementation and development of the Centers for Continuing Health Education in the State of Acre, its weaknesses and potential. This is an exploratory descriptive study of a qualitative nature, using a semi-structured interview with 10 coordinators of the permanent education centers of the state health units. Two categories resulted from the analysis: Conception of the Center for Continuing Education in Health and Implementation of the Center for Continuing Education in Health. of these and their strengths and weaknesses. It is concluded that, despite the potential identified in the developed actions, there are still several weaknesses, such as the lack of monitoring and evaluation of the EPS activities and the lack of qualification for the professionals who work in the coordination of the centers. Thus, it is suggested that a refresher course on Permanent Health Education be held for the coordinators, to strengthen the process of implementation of the National Policy on Permanent Health Education within the State of Acre, and contribute to the policy of expansion of these cores for units in the interior of the state

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  • CYLENE BEZERRA DE MEDEIROS NÓBREGA
  • POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, DO ESTADO DA PARAÍBA.

     

  • Orientador : SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK
  • LENILMA BENTO DE ARAÚJO MENESES
  • SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • Data: 09/12/2021

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  • O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re) significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde do Estado da Paraíba. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática, da qual resultaram quatro categorias: Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS. Resultados: As categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais:  A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba. Assim, propõe-se um curso que poderá contribuir para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos NEPS, dos serviços de saúde do estado da Paraíba, e promover o debate sobre a significação e ressignificação das propostas de educação permanente em saúde à luz dos referenciais sobre Metodologias Ativas. 


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  • The present study aims to verify how the use and potentialities of Active Methodologies – AM - can contribute and be configured into strategies for the (re) signification of the Continuing Education Centers - NEPS, in the health services of the State of Paraíba. Method: Descriptive, exploratory, qualitative approach. Research setting: Paraíba State hospital network, where the NEPS are located. Research Subjects: Eight coordinators of the NEPS of the services of the State of Paraíba belonging to I and II Macro-regions, I Health Macro-region with headquarters in João Pessoa, II Health Macro-region with headquarters in Campina Grande. Data Collection Period: July 27, 2021 to August 17, 2021. The collected data were analyzed using the thematic content analysis method, from which four categories resulted: Characterization of the NEPS Participants; Conception of permanent health education of the NEPS coordinators, Implementation and development of the NEPS and Potentialities of the use of Active Methodologies in the NEPS educational actions. Results: The categories provided the debate about how the use and potentialities of Active Methodologies can contribute to the (re)signification of the Permanent Education Centers, of the State of Paraíba. Final considerations: Data analysis made it possible to reach the objectives of the study, especially regarding the possibilities of active methodologies to contribute to changes in the training proposals for professionals of the Nuclei of Continuing Education in Health - NEPS, of the Health Services of the State of Paraíba. Thus, a course is proposed that may contribute to changes in the training proposals for professionals of the NEPS of the health services of the state of Paraíba and promote the debate on the meaning and re-signification of the proposals of continuing education in health in the light of references on Active Methodologies.

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  • ROBSON JOSÉ DA SILVA
  • RELAÇÃO ENTRE OFERTA DE FORÇA DE TRABALHO, SERVIÇOS E INDICADORES DE SAÚDE: UMA ANÁLISE PARA O ESTADO DO TOCANTINS.

  • Orientador : ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • GISELLI DE ALMEIDA TAMAROZZI
  • Data: 10/12/2021

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  • Para o planejamento em saúde, faz-se necessário reconhecer, monitorar, avaliar a dinâmica dos territórios, o processo de produção da saúde e as necessidades sociais de saúde da população. Os indicadores de saúde constituem-se uma das referências para análise da situação de saúde de um determinado território e podem ser utilizados como um instrumento a favor da gestão do trabalho, pois eles são fruto da força de trabalho disposta no território. Objetivo: analisar a relação entre oferta de força de trabalho, serviços e indicadores de saúde para o estado do Tocantins. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo de dados secundários do sistema de pactuação do Sistema Único de Saúde do Tocantins. O período de análise compreende janeiro de 2014 a dezembro de 2017. Foram analisados dois eixos: Eixo 1 – Força de Trabalho e Cobertura Assistencial e Eixo 2 – Atenção e Oferta de Serviços. Os indicadores incluídos nesta pesquisa foram: 1) Cobertura Populacional – Equipe de Atenção Básica; 2) Cobertura Populacional – Estimada por equipes de Saúde Bucal. 3) Proporção de internações por condições sensíveis da Atenção Básica; 4) Média de ação coletiva escovação dental supervisionada; 5) Proporção de exodontias em relação aos procedimentos preventivos; 6) Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal; 7) Mortalidade Infantil; 8) Mortalidade Materna; 9)Razão de exames de citopatológicos do colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos e a população etária da mesma faixa etária. Para análise dos indicadores municipais, foram produzidos mapas corolépticos indicando a distribuição dos indicadores de acordo com a intensidade das cores. Para analisar a relação bivariada espacial entre os indicadores foram aplicados o teste de Moran local Bivariado e, para analisar essa relação em uma análise multivariada, foi aplicada a técnica de Skater ou método de regionalização. Resultados: Sobre a Cobertura de Equipe de Saúde Bucal, não houve alteração na oferta no estado do Tocantins, apresentando poucos municípios em situação crítica (com menos de 49,99%). Já as ações de escovação supervisionadas passam por redução de ações ao longo de quatro anos em parte dos municípios do estado. Sobre a proporção de exodontias, eram 28 municípios em 2014 e passou-se para 26 em 2017 na classificação vermelha. Em relação à cobertura de atenção de saúde da família no Tocantins, 127 municípios em 2014; e 126 municípios em 2017 estavam com cobertura de 100%. E, em relação à proporção de Internação por Condições Sensíveis a Atenção Primária, ao longo dos quatro anos houve redução do número de cidades na classificação vermelha e laranja. De 2015 em diante, houve colapso da rede de análise dos materiais coletados para a realização do rastreamento do câncer de colo de útero, demostrando que a disposição de força de trabalho não se traduz na garantia do acesso ao exame em tempo oportuno. Ao longo dos quatro anos houve melhora no acompanhamento do pré-natal, porém houve aumento no número de municípios que registraram óbito materno. No MoranMap, destaca-se a sobreposição da elevada cobertura de atenção básica e o baixo número de óbitos maternos. Esse achado foi corroborado no mapa de Scater, onde o cluster 1 mostra os municípios com elevada cobertura de AB, elevada proporção de realização do pré-natal e as menores taxas de morte materna. Conclusões: foi evidenciado que a oferta da força de trabalho e de serviços está relacionada com os desfechos em saúde. Com isso, a Regulação e a Gestão de Trabalho podem utilizar estes indicadores para apoio técnico com a criação de painéis de alerta, para a discussão sobre gestão e organização do trabalho.


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  • Introduction: For health planning, it is necessary to recognize, monitor and assess the dynamics of territories, the health production process and the social health needs of the population. Health indicators constitute one of the references for analyzing the health situation in a given territory and can be used as an instrument in favor of work management, as they are the result of the workforce available in the territory. Objective: to analyze the relationship between the supply of workforce, services and health indicators for the state of Tocantins. Methods: This is a quantitative research with a descriptive character of secondary data from the agreement system of the Unified Health System of Tocantins. The analysis period comprises January 2014 to December 2017. Two axes were analyzed: Axis 1 – Workforce and Assistance Coverage and Axis 2 – Attention and Service Offer. The indicators included in this research were: 1) Population Coverage – Primary Care Team; 2) Population Coverage – Estimated by Oral Health teams. 3) Proportion of admissions for sensitive primary care conditions; 4) Average supervised toothbrushing collective action; 5) Proportion of tooth extractions in relation to preventive procedures; 6) Proportion of live births to mothers with 7 or more prenatal visits; 7) Infant Mortality; 8) Maternal Mortality; 9) Ratio of cervical cytopathological tests in women aged 25 to 64 years and the same age group. For the analysis of municipal indicators, choroleptic maps were produced indicating the distribution of indicators according to the intensity of the colors. To analyze the spatial bivariate relationship between the indicators, the local Bivariate Moran test was applied and to analyze this relationship in a multivariate analysis, the Skater technique or regionalization method was applied. Results: Regarding Oral Health Team Coverage, there was no change in the offer in the state of Tocantins, with few cities in critical condition (with less than 49.99%). The supervised brushing actions, on the other hand, undergo a reduction of actions over four years in part of the state's municipalities. Regarding the proportion of tooth extractions, there were 28 municipalities in 2014 and it rose to 26 in 2017 in the red classification. Regarding family health care coverage in Tocantins, 127 municipalities in 2014 and 126 municipalities in 2017 had 100% coverage. And in relation to the proportion of Hospitalization for Sensitive Conditions to Primary Care, over the four years there was a reduction in the number of cities in the red and orange classification. From 2015 onwards, there was a collapse of the analysis network of the materials collected to carry out the screening for cervical cancer, showing that the availability of the workforce does not translate into guaranteeing access to the exam in a timely manner. Over the four years, there was an improvement in prenatal care, but there was an increase in the number of municipalities that registered maternal deaths. In MoranMap, the overlap between the high coverage of primary care and the low number of maternal deaths stands out. This finding was corroborated in the Scater map, where cluster 1 shows the municipalities with high coverage of AB, high proportion of prenatal care and the lowest rates of maternal death. Conclusions: it was shown that the supply of the workforce and services is related to health outcomes. With this, the Regulation and Work Management can use these indicators for technical support with the creation of alert panels, for the discussion on work management and organization.

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  • MARIANA PEREIRA DE ALMEIDA SANTOS
  • FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE DE FORMAÇÃO HÍBRIDA REALIZADA PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO

  • Orientador : FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
  • ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE
  • SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • Data: 10/12/2021

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  • A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) é voltada para a formação e qualificação dos trabalhadores da saúde para atender às necessidades do SUS, desenvolvendo dentre outras estratégias, programas de capacitação, formação profissional e de aperfeiçoamento. Na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e no contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA ofertou a modalidade híbrida do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, este estudo objetivou avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão sob a percepção dos discentes. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de abordagem quantitativa em caráter de um censo onde a percepção do discente foi captada através de um questionário com perguntas fechadas e abertas aplicado via Google forms®. A população alvo previa a participação de 254 alunos na pesquisa, os quais vivenciaram o curso nessa modalidade de ensino, no entanto tivemos uma participação total de 85 cursistas. O questionário continha 14 perguntas, contendo informações sobre a caracterização do perfil sociodemográfico como: idade, sexo, escolaridade, residência, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online, e se essa a modalidade de ensino e o material didático adotados pela Escola diante do cenário pandêmico foi satisfatória para aquisição de conhecimentos relacionados a área em estudo e avaliar seu desempenho nas atividades realizadas. Os dados foram analisados por meio das medidas de tendência central, utilizando recursos gráficos para esta representação descritiva. A maioria dos respondentes tinha entre 30 e 49 anos de idade, totalizando 71,7%. Isto poderia levar a uma dificuldade com o ensino híbrido e uma avaliação negativa do curso. Mas, a avaliação geral do curso evidenciou que não houve dificuldades na percepção dos estudantes. A experiência profissional dos respondentes é de no mínimo 10 anos, com 97,1% no total e os mesmos consideram que o conteúdo do curso contribuiu na sua atuação como Agente Comunitário de Saúde e muito significativo no tocante à inferência sobre qualidade do curso. Com a realização deste estudo pretende-se contribuir para transpor os desafios e barreiras para a implantação do ensino híbrido, auxiliando a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos resultados positivos, deve-se investir em redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais e mais distantes de grandes centros urbanos, uma vez que esses seriam os potenciais beneficiados na modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente.


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  • The School of Public Health of the State of Maranhão (ESP/MA) is dedicated to the training and qualification of health workers to meet the needs of the SUS, developing, among other strategies, training programs, professional training and improvement. From the perspective of Continuing Health Education (EPS) and in the context of the new Coronavirus pandemic, ESP/MA offered the hybrid modality of the Community Health Agent Technical course. Then, this research project aims to evaluate the effectiveness of hybrid training of the community health agent's technical course offered by the School of Public Health of Maranhão under the students' perception. Therefore, a descriptive study of a quantitative approach will be developed in the character of a census where the student's perception will be captured through a questionnaire with closed questions applied via Google forms®. The target population foresaw the participation of 254 students in the research, who experienced the course in this teaching modality, however we had a total participation of 85 course participants. The questionnaire contained 14 questions, containing information on the characterization of the sociodemographic profile, such as: age, gender, education, residence, time in the profession, knowledge and difficulties encountered in monitoring classes online, and whether this type of teaching and the material teaching adopted by the school in the face of the pandemic scenario was satisfactory for the acquiring knowledge related to the area under study and evaluation of its performance in the activities carried out. Data will be analyzed using measures of central tendency, using graphic resources for this descriptive representation. Most respondents were between 30 and 49 years of age, totaling 71.7%. This could lead to difficulty with hybrid teaching and a negative course review. But, the general evaluation of the course showed that there were no difficulties in the students' perception. The great professional experience of the respondents, with at least 10 years, with 97.1% in total, and they consider that the course content contributed to their performance as a Community Health Agent is very significant regarding the inference about the quality of the course. With the completion of this study, it is intended to contribute to overcome the challenges and barriers for the implementation of hybrid education, helping the continuous improvement of training processes for the Unified Health System (SUS). Despite the positive results, investments should be made in reducing digital barriers, especially in municipalities with a predominance of rural areas and more distant from large urban centers, as these would be the potential beneficiaries in the post-pandemic growing hybrid modality of COVID-19 in the processes of continuing and permanent education.

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  • THAÍS MAÍRA DE MATOS
  • A integração ensino-serviço no enfretamento à covid-19 em João Pessoa-PB.

  • Orientador : ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • ANDRÉ LUIS BONIFÁCIO DE CARVALHO
  • Data: 13/12/2021

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  • Trata-se de uma pesquisa que aborda aspectos da integração ensino serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Tem como objetivo analisar a integração ensino-serviço como estratégia de Educação Permanente em Saúde, no enfrentamento à COVID-19 em serviços da Rede Escola da Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa. O enfoque metodológico o classifica como um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, de abordagem qualitativa. Tem como cenário o Hospital Municipal Santa Isabel, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, a Central Telessaúde de Orientações de Prevenção do Coronavírus - serviços da Rede de Saúde da SMS/JP que realizam ações de enfrentamento à COVID-19, e também são espaços de prática   de Instituições de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal, realizados com gestores dos serviços, profissionais de saúde, coordenadores de estágio e alunos. Os resultados expressam que a integração ensino-serviço é uma estratégia de educação permanente em saúde, considerando a articulação entre os atores do serviço e das instituições de ensino, provocando o desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo para o serviço, correlacionando com a vida cotidiana e o dia a dia dos territórios, desenvolvendo espaços de escuta, apoio entre os profissionais e estudantes, aprendizado, evolução e crescimento.


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  • This research addresses aspects of teaching-service integration in the context of the COVID-19 pandemic. It aims to analyze the teaching-service integration as a strategy for Continuing Education in Health, in the fight against COVID-19 in services of the Escola Rede de Saúde Municipal, João Pessoa. The methodological approach classifies it as an exploratory, comprehensive-interpretive study with a qualitative approach. Its setting is the Santa Isabel Municipal Hospital, the Epidemiological Surveillance Management, the Telehealth Center for Coronavirus Prevention Guidelines - services from the SMS/JP Health Network that carry out actions to combat COVID-19, and are also spaces for practice of Educational Institutions. Data were collected through semi-structured interviews and focus groups, carried out with service managers, health professionals, internship coordinators and students. The results express that the teaching-service integration is a strategy of permanent health education, considering the articulation between the actors of the service and of the educational institutions, causing the development of a critical-reflective look at the service, correlating with everyday life and the daily life of the territories, developing spaces for listening, support between professionals and students, learning, evolution and growth.

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  • MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA ROVARIS
  • EDUCASAÚDESC no contexto da COVID-19: reflexos para trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina

  • Orientador : ANA TANIA LOPES SAMPAIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA TANIA LOPES SAMPAIO
  • ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • JULIANA VIEIRA DE ARAÚJO SANDRI
  • Data: 22/12/2021

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  • A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagem no trabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais e até mesmo a organização do trabalho. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é uma das políticas estruturante do Sistema Único de Saúde. No Estado de Santa Catarina, a gestão dessa política é feita atualmente pela Escola de Saúde Pública, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, diante dos desafios no contexto da pandemia do COVID-19, em março de 2020 foi criado um espaço de formação no Ambiente Virtual EducaSaudeSC”, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informações sobre a pandemia para os profissionais de saúde que estão nos atendimentos a pacientes com COVID-19. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva cujos procedimentos utilizados referem-se à pesquisa ação de analise documental, com o objetivo de analisar as contribuições do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem EducaSaúdeSC para trabalhadores da saúde no Estado de Santa Catarina, no contexto da pandemia de COVID-19. Os dados utilizados para compor o estudo foram obtidos nos anos de 2020 e 2021.


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  • Continuing Education in Health comprises the process of learning at work, based on the premise of meaningful learning and the possibility of transforming professional practices and even the organization of work. The National Policy on Continuing Education in Health is one of the structuring policies of the Unified Health System. In the State of Santa Catarina, this policy is currently managed by the School of Public Health, of the State Department of Health of Santa Catarina, in front of the challenges in the context of the COVID-19 pandemic, in March 2020 a training space was created in the “EducaSaudeSC” Virtual Environment, with the objective of training, updating and streamlining information about the pandemic for health professionals who are in care at patients with Covid-19. The present study is a descriptive research whose procedures used refer to the action research of document analysis, with the objective of analyzing the contributions of the use of the Virtual Learning Environment EducaSaúdeSC for health workers in the State of Santa Catarina, in the context of the COVID-19 pandemic. The data used to compose the study were obtained in 2020 and 2021

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  • DANILO MONTEIRO SOARES
  • A ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES

  • Orientador : ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • KLEYTON SANTOS DE MEDEIROS
  • Data: 22/12/2021

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  • O presente projeto aborda o tema da ética no contexto das organizações públicas, edificadas em dois grandes pilares: a Constituição Federal Brasileira e o marco legal do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal. Para o exercício das funções, os servidores, além da qualificação técnica, necessitam de competências políticas e éticas. Considerando problemas referentes a fragilidades relacionadas à postura ética nos processos de trabalho, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções sobre a ética no serviço público dos servidores do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS), pertencente à Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS). Como objetivos específicos, este estudo visa descrever o perfil dos participantes da pesquisa, compreender os sentidos da ética e da ética pública para os servidores do DEGTS e identificar a importância e as dificuldades para o exercício da ética no trabalho desenvolvido. Trata-se de uma pesquisa exploratória com utilização de abordagem qualitativa. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista semiestruturada com servidores que trabalham no DEGTS. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. Espera-se que os resultados da pesquisa possibilitem subsídios de análise e reflexões para auxiliar futuras decisões relacionadas ao tema estudado, considerando a perspectiva de disseminar a importância do cumprimento dos preceitos éticos que devem alicerçar a atuação dos servidores.


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  • This project it´s about ethics in the context of public organizations, built on two major pillars: the Brazilian Federal Constitution and the legal framework of the Ethics Management System of the Federal Executive Power. For the performance of functions, the servers, in addition to technical qualification, need political and ethical skills. Considering problems related to fragility referring to ethical posture in work processes, this research has as its general objective to analyze the conceptions about ethics in the public service of employees of the Department of Health Work Management (DEGTS), belonging to the Secretary of Work Management and Health Education (SGTES) of the Ministry of Health (MS). As specific objectives, this research propose to describe the profile of the research participants, understand the meanings of ethics and public ethics for (DEGTS) servers and identify the importance and difficulties for the exercise of work ethics developed. This is an exploratory research using a qualitative approach. Data collection will be performed through semi-structured interviews with servers working in DEGTS. The information will be analyzed through content analysis, in the thematic analysis modality. It is expected that the results of the research provide subsidies of analysis and reflections to assist future decisions related to the subject studied, considering the perspective of disseminating the importance of implementation with ethical precepts that strengthen the performance of the servers.

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  • MANUARA APARECIDA ALVES DE SOUZA
  • CENTRO DE OPERAÇÕES EMERGENCIAS PARA O COVID-19: UMA ANÁLISE DO PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO

  • Orientador : JANETE LIMA DE CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JANETE LIMA DE CASTRO
  • MARIA APARECIDA DIAS
  • PATRICIA FERRAS ARAUJO DA SILVA
  • Data: 29/12/2021

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  • Esta pesquisa aborda o tema condições do trabalho e suas implicações na saúde do trabalhador tendo como ponto de partida a compreensão que o trabalho pode ser considerado fonte de satisfação, autorrealização, manutenção de relações interpessoais e de sobrevivência, mas também pode ser fonte de sofrimento, dor e frustação. Tendo como cenário o Centro de Operações Emergências para o Covid-19 do Ministério da Saúde, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as condições de trabalho e seus impactos na saúde da equipe do Centro de Operações EmergênciasCovid-19. Como objetivos específicos, este estudo visa mapear o perfil sociodemográfico e laboral da equipe do Centro de Operações Emergências Covid-19 e identificar os fatores estressores originados no ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado com os integrantes do COE. Espera-se que os resultados da pesquisa possibilitem subsídios de análise e reflexões para auxiliar os gestores em saúde no planejamento de ações de promoção da saúde dos trabalhadores, com vistas a mobilizar recursos e propostas de melhorias.


  • Mostrar Abstract
  • This research addresses the topic of working conditions and its implications for workers' health, having as a starting point the understanding that work can be considered a source of satisfaction, self-fulfillment, maintenance of interpersonal relationships and survival, but it can also be a source of suffering, pain and frustration. With the Ministry of Health's Emergency Operations Center for Covid-19 as a setting, the research has as its general objective to analyze the working conditions and their impacts on the health of the team at the Covid-19 Emergency Operations Center. As specific objectives, this study aims to map the sociodemographic and labor profile of the Covid-19 Emergency Operations Center team and to identify the stressors originating in the work environment. This is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Data collection was carried out through a structured questionnaire with members of the COE. It is expected that the results of the research provide support for analysis and reflections to help health managers in planning actions to promote the health of workers, with a view to mobilizing resources and proposals for improvements.

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