Dissertações/Teses

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2021
Dissertações
1
  • THAIS SILVA DOS REIS
  • QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR DE PROFISSIONAIS DA SÁUDE QUE ATUAM NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO

  • Orientador : FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
  • SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
  • DIEGO DE SOUSA DANTAS
  • Data: 20/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Trata-se de projeto de mestrado vinculado ao Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo implementar ações/estratégias de educação popular em saúde com os profissionais que atuam no âmbito da Atenção Primária à saúde, possibilitando a construção de espaços de interação e de participação ativa dos sujeitos. O presente estudo teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, consistiu no desenvolvimento de uma oficina de Educação Popular em Saúde utilizando materiais de Educação Popular em Saúde relacionados a temática de Saúde da mulher produzido pela pesquisadora. 1. Produção de material educativo, 2. Desenvolvimento de oficinas, 3. Adequação dos materiais às proposições dos profissionais avaliadores,4. Envio dos materiais educativos para uma amostra de mulheres, 5. Adequação dos materiais às observações das usuárias. No tocante a fase de produção dos materiais educativos, esses foram elaborados a partir de uma revisão bibliográfica tradicional sobre os temas:  Amamentação, luto gestacional, importância da doula no processo de gestar e parir e violência obstétrica. Após confecção, esses materiais foram avaliados por profissionais de saúde participantes da oficina de capacitação. Para a realização das oficinas, foi enviado um convite destinado ao superintendente da atenção primária à saúde (APS) do estado do Maranhão, podendo encaminhar até 5 profissionais da saúde que atuam na APS, e se dispuserem a participar da pesquisa. Além desses profissionais, a oficina contará com a participação de 5 profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão. A oficina de capacitação ocorreu no período de junho de 2021, tendo dois encontros virtuais. Cada encontro teve duração de uma hora e meia e ocorreram de forma remota utilizando o Google Meet. Os encontros da oficina foram planejados, e foi utilizado artigos e texto sobre a PNEPS; material educativo elaborado pela pesquisadora relacionados a temática da saúde da mulher; dinâmicas para sensibilizar os participantes as possibilidades de desenvolvimento de atividades de Educação Popular em saúde da mulher no local de trabalho. Ainda na oficina, foi conduzida uma discussão dialógica sobre os materiais educativos de saúde da mulher produzidos pela pesquisadora no intuito de viabilizar uma avaliação desses materiais. Por e-mail e via Google Forms®, junto aos materiais educativos, foi enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido explicando objetivos do estudo, forma de participação do profissional e solicitação de assinatura virtual em caso de aceitar a participação. Após esta avaliação individual, houve um momento específico na oficina para fazer uma avaliação dos materiais. A partir dos resultados desta avaliação, foram realizadas adaptações aos materiais. De modo geral, os encontros da oficina terão como temáticas centrais: “Conhecendo a Educação Popular em Saúde”, “Fortalecendo a educação popular em saúde da mulher” e “Colocando em prática o que foi aprendido”. Todos os encontros da oficina foram gravados, e assim os participantes terão que consentir o uso de voz e imagem assinando termo de autorização. Após a realização da oficina e seus dois encontros, os materiais foram enviados para uma amostra de mulheres que possuam características ao público-alvo dos materiais. Os dados coletados videm questionários que foram analisados de forma descritiva a partir do cálculo das frequências absolutas e relativas das variáveis.


  • Mostrar Abstract
  • This is a master's project linked to the Professional Master's Degree in Management, Work, Education and Health at the Federal University of Rio Grande do Norte. Its objective is to promote the qualification of the educational activities of health professionals who work in the field of Primary Health Care and Professional Training, critically reflecting their own work based on the principles, logics and tools of Popular Education in Health. The present study had a qualitative approach, of the action-research type, consisted in the development of a Popular Education in Health workshop using Popular Education in Health materials related to the theme of Women's Health produced by the researcher. 1. Production of educational material, 2. Development of workshops, 3. Adequacy of materials to the proposals of professional evaluators,4. Sending educational materials to a sample of women, 5. Adequacy of materials to users' observations. Regarding the production phase of educational materials, these were elaborated from a traditional bibliographic review on the themes: Breastfeeding, gestational grief, the importance of the doula in the process of pregnancy and giving birth, and obstetric violence. After preparation, these materials were evaluated by health professionals participating in the training workshop. To carry out the workshops, an invitation was sent to the superintendent of primary health care (PHC) in the state of Maranhão, who could send up to 5 health professionals who work in the PHC, and are willing to participate in the research. In addition to these professionals, the workshop will feature the participation of 5 professionals from the School of Public Health of the State of Maranhão. The training workshop took place in June 2021, with two virtual meetings. Each meeting lasted an hour and a half and took place remotely using Google Meet. The workshop meetings were planned, and articles and text about PNEPS were used; educational material prepared by the researcher related to the theme of women's health; dynamics to sensitize participants to the possibilities of developing Popular Education activities in women's health in the workplace. Also in the workshop, a dialogic discussion was conducted on the educational materials on women's health produced by the researcher in order to enable an evaluation of these materials. By email and via Google Forms®, along with the educational materials, the Informed Consent Form was sent, explaining the objectives of the study, the professional's form of participation and request for a virtual subscription in case of accepting the participation. After this individual evaluation, there was a specific moment in the workshop to make an evaluation of the materials. Based on the results of this evaluation, adaptations were made to the materials. In general, the workshop meetings will have as central themes: “Knowing Popular Education in Health”, “Strengthening popular education in women's health” and “Putting into practice what was learned”. All workshop meetings were recorded, and so participants will have to consent to the use of voice and image by signing an authorization term. After the workshop and its two meetings, the materials were sent to a sample of women who have characteristics to the target audience of the materials. The data collected in the questionnaires were analyzed descriptively from the calculation of the absolute and relative frequencies of the variables.

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