Banca de DEFESA: CYLENE BEZERRA DE MEDEIROS NOBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CYLENE BEZERRA DE MEDEIROS NOBREGA
DATA : 09/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM
TÍTULO:

POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, DO ESTADO DA PARAÍBA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente em Saúde; Aprendizagem Significativa; Metodologias Ativas.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re) significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde do Estado da Paraíba. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática, da qual resultaram quatro categorias: Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS. Resultados: As categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais:  A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba. Assim, propõe-se um curso que poderá contribuir para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos NEPS, dos serviços de saúde do estado da Paraíba, e promover o debate sobre a significação e ressignificação das propostas de educação permanente em saúde à luz dos referenciais sobre Metodologias Ativas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK
Externo à Instituição - LENILMA BENTO DE ARAÚJO MENESES - UFPB
Presidente - 347108 - SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 12:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao