Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA JUCÁ DE MEDEIROS ARAÚJO

DATA : 28/05/2019
LOCAL: Sala Pau-Brasil - Centro de Biociências-CB/UFRN

MODELAGEM DA TROCA DE NUTRIENTES EM RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS

Reciclagem de nutrientes. Reservatórios. Açudes. Oxigênio dissolvido. Eutrofização.

O estudo dos ecossistemas aquáticos artificiais é de grande relevância, especialmente quando considerados os seus usos múltiplos e o seu complexo funcionamento envolvendo diversas variáveis físicas, químicas e biológicas. Essa importância e complexidade aumentam em regiões semiáridas devido aos agravantes causados pelos longos períodos de estiagem, como o aumento de turbidez, concentração de nutrientes, reduções drásticas de volume e consequente eutrofização, afetando diretamente a qualidade da água. Assim, para melhor entender a relevância dos múltiplos fatores naturais e antrópicos sobre a qualidade da água e as comunidades bióticas, é necessária uma abordagem holística, como a modelagem de ecossistemas. O presente trabalho tem por objetivo modelar, com o software AQUATOX, a dinâmica de nutrientes e plâncton de dois reservatórios localizados na região semiárida do Nordeste brasileiro e prever o comportamento desses sob diferentes cenários como seca extrema e aumentos de temperatura para com isso, auxiliar no manejo dos lagos otimizando quantitativa e qualitativamente o uso da água.

Presidente - 1177742 - RONALDO ANGELINI
Interno - 1362202 - JOSE LUIZ DE ATTAYDE