Banca de DEFESA: TIAGO ELIAS MARTINS DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO ELIAS MARTINS DE CASTRO
DATA : 29/08/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFRN)
TÍTULO:

ADUTORA MONSENHOR EXPEDITO: PERDAS, AMPLIAÇÃO E INTEGRAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Adutor. Integração. Dimensionamento Econômico. Otimização. Eficiência Energética. Redução de Custos. Gestão de Perdas.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

No estado do Rio Grande do Norte, cerca de 60% da população tem como manancial de suprimento de água potável, uma fonte hídrica localizada além dos seus limites municipais, e são atendidos através dos Grandes Sistemas Adutores de Água. Em decorrência das longas distâncias percorridas pela água, necessitando ainda vencer desníveis topográficos, os custos com energia elétrica consumida pelas Estações Elevatórias representam uma parcela significativa do custo operacional dos sistemas. O combate às perdas de água aliado às práticas de eficiência energética, juntamente com a busca contínua de projetos de infraestrutura de melhor eficiência, visam reduzir custos operacionais e garantir a sustentabilidade dos sistemas. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo diagnosticar o quadro atual de perdas (1º semestre de 2018) do Sistema Adutor Monsenhor Expedito, responsável pelo abastecimento de água de 30 municípios no Agreste Potiguar, avaliar medidas de redução com foco nas perdas reais, levantar o custo energético do sistema, e por fim, avaliar alternativas de concepção para sua Ampliação integrando-se à Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A integração de sistemas possibilita cenários de abastecimento, com maior garantia hídrica, enquanto que sua renovação proporciona custos operacionais mínimos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1242829 - LUCIO FLAVIO FERREIRA MOREIRA
Interno - 184.466.638-72 - ANTONIO MAROZZI RIGHETTO - UFRN
Externo à Instituição - JOAO ABNER GUIMARAES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 24/08/2018 09:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao