Banca de QUALIFICAÇÃO: ALFREDO JOSÉ FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALFREDO JOSÉ FERREIRA DA SILVA
DATA: 06/09/2012
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS USADOS NA REMOÇÃO DO COBRE DE EFLUENTE GALVÂNICO E APLICAÇÃO   DE TENSOATIVO DERIVADOS DE ÓLEOS VEGETAIS"


PALAVRAS-CHAVES:

Cobre, tensoativo aniônico, extração, efluente  GALVÂNICO


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O cobre é um dos metais mais utilizados nos processos decorativos das indústrias galvânicas. A presença do cobre nos efluentes galvânicos, por ser um metal pesado, compromete a vida das pessoas e dos animais. O objetivo deste trabalho é extrair o cobre através de um tensoativo aniônico, e avaliar os parâmetros utilizados na remoção do cobre nos efluentes galvânicos. O processo consiste em utilizar a parte polar do tensoativo aniônico para interagir com o cobre bivalente em solução. Os tensoativos utilizados neste estudo foram derivados dos óleos de soja, coco e girassol. Utilizou-se a água de lavagem do processo de cobre ácido da indústria Bonor como amostra a 280 ppm. Para determinar a concentração do cobre foi utilizado o espectrofotômetro de absorção atômica A pesquisa foi inicialmente desenvolvida, através de planejamentos experimentais fatoriais com intuito de avaliar as variáveis independentes envolvidas no processo de forma isolada e conjugada para precisar a eficiência dos tensoativos em relação aos parâmetros que são aplicados convencionalmente nas indústrias galvânicas, pH e concentração do polímero aniônico. As variáveis independentes utilizadas no planejamento foram: os tensoativos derivados dos óleos vegetais, pH e polímero aniônico A partir dos resultados colhidos no planejamento experimental e dos cálculos obtidos através da relação estequeométrica entre o tensoativo e o cobre em solução foram realizados novos ensaios experimentais com os 3 tensoativos estudados, variando suas concentrações de 1,25 a 6,8 g/L. Os resultados obtidos através do planejamento experimental foram submetido a programação estatística onde foi gerado um modelo matemático e uma tabela de variância que descreve se o modelo atinge a eficiência de extração do cobre na solução  e apresenta o coeficiente de regressão. Os efeitos gerados pelo programa estatístico obtido através do planejamento  experimental fatorial 32 onde se utilizou o óleo de coco saponificado, indicou que o modelo matemático descreve satisfatoriamente o processo de extração do cobre e coeficiente de regressão (R2) atingiu o valor de 0,93. Conclui-se que através do planejamento experimental e da variação da concentração dos 3 tensoativos( 1,25 a 6,8g/L) foi possível inferir que o OCS foi o tensoativo mais eficiente, com o percentual de remoção de cobre de 100% na concentração de 3,75 g/L.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UFRN
Interno - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Notícia cadastrada em: 03/09/2012 11:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao