Banca de QUALIFICAÇÃO: AQUILES FILGUEIRA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AQUILES FILGUEIRA NUNES
DATA: 26/04/2012
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

“UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS À BASE DE ACRILAMIDA NA REMOÇÃO DE COBRE DE MEIO AQUOSO”


PALAVRAS-CHAVES:

metais pesados, polímeros, tratamento de efluentes.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Os recursos hídricos são essenciais ao ser humano. O alto custo para o tratamento das águas contaminadas e a pouca fiscalização, por parte dos órgãos responsáveis favorecem poluição das águas. Nas últimas décadas, no entanto, a degradação desses recursos despertou a comunidade mundial em virtude do comprometimento da qualidade e, conseqüentemente, da quantidade da água disponível para consumo. As Leis e Normas ambientais, cada vez mais restritas, de despejo de efluentes, juntamente com a pressão dos ambientalistas, proporcionam a consciência de acadêmicos em busca de soluções. No Brasil, a legislação federal nº 357, de 17/03/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, no Artigo 24, trata do descarte destes efluentes.

A contaminação da água com metais pesados é uma preocupação em virtude da dificuldade de tratamento e remoção do ambiente. O cobre, por exemplo, é um elemento metálico e sob a forma de sal é bastante solúvel em água o que termina por dificultar sua remoção. Os processos tradicionais disponíveis para o tratamento de metais presentes em efluentes líquidos industriais são variados, dentre os quais se podem citar a precipitação química, a evaporação, a troca iônica, tecnologias de membranas, processos eletroquímicos e de adsorção. Alguns métodos se mostram eficazes na remoção de metais, como o de floculação, que se utiliza de reagentes como o octadecil, cascas indianas, algas gelidium, guanidina, argila entre outros. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a extração do cobre com polímeros a base de acrilamida através do processo de floculação seguido de filtração. Para tanto foram utilizados polímeros a base de acrilamida, fornecidos pela SNF Floerger, com vários graus de ionicidade, que é o parâmetro analisado sobre a extração do cobre. Foram utilizados os polímeros FA 920, AH 912, AN 905, AN 910, AN 923, AN 926, AN 934, AN 945, AN 956, AN 977, que apresentam anionicidades diferentes entre si. Os parâmetros temperatura, pH, concentração da solução de cobre e velocidade de agitação foram fixados. A solução do polímero foi adicionada à solução do cobre a 200 ppm, variando a concentração de polímero. Após a agitação, a mistura foi mantida em repouso onde floculou e em seguida foi filtrada. O filtrado foi analisado no espectrofotômetro de absorção atômica e o percentual de remoção de cobre variou entre 63% e 97%, observando-se que os polímeros com maior carga iônica foram os responsáveis pelo maior percentual de extração de cobre. Os resultados obtidos neste trabalho mostraram que é possível aplicar esses polímeros no tratamento de efluentes contendo metais como o cobre ou similares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Interno - 348100 - ELISA MARIA BITTENCOURT DUTRA DE SOUSA
Interno - 349749 - JOAO BOSCO DE ARAUJO PAULO
Interno - 347567 - MARCIA MARIA LIMA DUARTE
Notícia cadastrada em: 18/04/2012 09:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao