Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA DE FREITAS OLIVEIRA

DISCENTE: NATÁLIA DE FREITAS OLIVEIRA

DATA: 13/12/2010

LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ

Avaliação físico-química e funcional da algaroba (Prosopis juliflora) proveniente do semi-árido do Rio Grande do Norte

algaroba, fenólicos, atividade antioxidante, inibição enzimática.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

A algaroba (Prosopis juliflora) é uma planta típica de regiões áridas e semi-áridas, Esta leguminosa produz vagem rica em açúcares e sua semente possui elevada concentração de proteínas. Os compostos fenólicos são metabólitos secundários derivados das vias do ácido chiquímico e acetato-malonato. Suas propriedades químicas como seqüestradores de radicais doadores de hidrogênio estão envolvidas em sua reconhecida capacidade antioxidante e ampla atividade funcional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a farinha de algaroba quanto a composição físico-quimica e funcionalidade, além da capacidade de inibição das enzimas α-amilase e α-glicosidase. Foram analisados três grupos experimentais (semente, vagem inteira e vagem sem semente), os quais foram secos em estufa e moídos, obtendo-se a farinha de cada um dos grupos. A partir disso, foram elaborados extratos aquosos e etanólicos (70, 80 e 100%) para a análise de funcionalidade. Os resultados da presente pesquisa permitem inferir que existem diferenças importantes entre a composição físico-química das farinhas da vagem, semente e vagem sem semente de algaroba. A farinha da semente se destacou das demais por sua elevada concentração de proteínas e gordura, ao passo que as farinhas das vagens apresentaram alta concentração de açúcares. Os compostos fenólicos existentes na algaroba estão em maior concentração na vagem sem semente, sobretudo para os extratos aquosos. Da mesma forma, os extratos aquosos da semente também apresentaram maior concentração de taninos totais, com concentração de 49,12 mg ac.tanico/g amostra .A semente de algaroba alcançou a maior capacidade antioxidante pelo método DPPH em todos os extratos, com máximo observado nos extratos etanólicos a 80% (21,63 µM Trolox/g amostra ), resultado este maior que os encontrados em outros grãos como soja e feijão. A análise da atividade antioxidante feita pelo método ABTS∙+ revelou que os extratos da vagem a 80% apresentaram maior atividade. Os extratos da farinha da vagem sem semente em água foram capazes de inibir a enzima α-glicosidase na ordem de 81% e 48,8% para a enzima α-amilase. A farinha da vagem apresentou relevante poder inibitório sobre as enzimas α-amilase e α-glicosidase. Sugere-se essa amostra como possível candidata para futuras investigações de sua funcionalidade, bem como material de estudos visando sua utilização como alimento funcional.

Externo ao Programa - 009.081.547-55 - GUSTAVO ADOLFO SAAVEDRA PINTO - EMBRAPA
Externo ao Programa - 1803301 - KATIA NICOLAU MATSUI