Banca de QUALIFICAÇÃO: MILLENA CRISTIANE DE MEDEIROS BEZERRA JÁCOME

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILLENA CRISTIANE DE MEDEIROS BEZERRA JÁCOME
DATA : 31/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CATRE
TÍTULO:

Aproveitamento do resíduo de mangaba para produção de lipases e pectinases por fermentação em estado sólido e uso da lignina extraída do sólido fermentado para uso em biofilmes.


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduos lignocelulósicos, mangaba (Hancornia speciosa), fermentação em estado sólido, enzimas, lignina, biofilmes.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Atualmente, a busca pelo uso integral de materiais lignocelulósicos é necessária na atenção ao meio ambiente, bem como na redução de custos e na valorização dessa matéria-prima. Entre esses materiais estão os resíduos agroindustriais amplamente empregados para a produção de diversos produtos como enzimas. Este estudo investiga o resíduo despolpado de mangaba (Hancornia speciosa Gomes) que é caracterizado e utilizado como substrato para a produção de enzimas por fermentação em estado sólido (FES) utilizando o fungo filamentoso Aspergillus niger, além de submetido a extração de outros produtos. Os atributos físico-químicos e bioativos do resíduo de mangaba e seus extratos foram avaliados. Concentrações de compostos fenólicos totais de 564,1 ± 0,047 mg de ácido gálico / g de óleo e Atividade Antioxidante Total - TCA de 95,46 ± 1,58 mg de ácido ascórbico / g de extrato etanólico foram encontradas. Além da produção enzimática de lipase (50,11 ± 0,02 U/g), pectinase (0,45 ± 0,01 U/g) e poligalacturonase do resíduo extraído (76,32 ± 0,11 U/g), a produção de biofilmes utilizando quitosana com a aplicação de extrato etanólico e lignina alcalina foram desenvolvidas nesse estudo. A poligalacturonase foi submetida a ensaios de estabilidade sob diferentes condições de temperatura e pH. A aplicação de 1,0% de extrato no processo de clarificação do suco permitiu uma redução de 34% na turbidez, 11% de viscosidade. Biofilmes de quitosana com 1,0 % e 0,5% (m/m) de lignina foram submetidos à análise de atividade física e antioxidante, com base na atividade de captura de radicais livres do DPPH. A adição de extrato ou lignina nas proporções utilizadas para a confecção dos filmes não contribuiu para uma melhor estabilidade térmica. Em geral, comparando com outros resíduos semelhantes e outros trabalhos, os resultados apresentados pelo resíduo de mangaba são relevantes porque é uma matéria-prima barata com potencial valor acrescentado a ser explorada para a produção de enzimas e outros produtos de interesse biotecnológico.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA - UFRN
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3652554 - FRANCISCO CANINDE DE SOUSA JUNIOR
Externa à Instituição - NATHALIA KELLY DE ARAUJO - IFRN
Externo à Instituição - SÉRGIO DANTAS DE OLIVEIRA JÚNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 30/05/2019 09:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao