Banca de DEFESA: CAMILA PACELLY BRANDÃO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA PACELLY BRANDÃO DE ARAÚJO
DATA : 07/12/2018
HORA: 08:00
LOCAL: SALA NUPEG
TÍTULO:

Óxidos e carbetos de Mo com adição de cobalto: estudo do efeito da metodologia de adição de dopante e da cinética da obtenção por reação gás-sólido. 


PALAVRAS-CHAVES:

carbeto de molibdênio, cobalto, via sólida, via úmida, dopagem, cinética.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O desenvolvimento de novos materiais com propriedades diferenciadas é interessante para vários segmentos industriais desde a catálise de reações químicas para atendimento a legislação ambientais, até o desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos. Carbetos e óxidos de Mo com adição de cobalto podem apresentar uma diversidade de propriedades intrínsecas de grande interesse. Neste trabalho foram estudadas duas metodologias para a adição do Co nesses compostos com Mo (CoMoO4 e Mo2C-Co): por via sólida e por via úmida tendo como material de partida os reagentes comerciais molibdato de molibdênio [(NH4)6[Mo7O24].4H2O] e nitrato de cobalto [Co(NO3)2.6H2O]. Os precursores dopados foram caracterizados e os produtos do tratamento térmico (óxidos) e da reação de carbo-redução (carbetos) foram avaliados segundo aspectos morfológicos (MEV), composicionais (FRX) e cristalográficos (DRX). Foi verificado que a metodologia de adição de dopante por via sólida se apresentou, em ambos os casos, como uma rota mais robusta; produzindo pós de tamanho menor(~30nm para o carbeto) e com maior retenção do dopante (δ~10%) que a metodologia de via úmida (dp~50nm e δ~40%). Um estudo acerca das condições de obtenção do Mo2C com e sem adição de dopante foi realizado utilizando reações intervaladas. Na avaliação cinética foram testados os modelos de nucleação e crescimento de Avrami, bem como os propostos por Levenspiel de Shrinking Core. Foi verificado que a reação prossegue de acordo com MoO2àMoà Mo2C e que  o modelo que melhor representa o comportamento real da reação gás-sólido é o de Avrami com velocidade de crescimento de grãos de M=85,4 e parâmetro dimensional N= 0.34.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Externo à Instituição - ARIADNE DE SOUZA SILVA - NENHUMA
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - CLEONILSON MAFRA BARBOSA - IFRN
Externo à Instituição - GILSON GARCIA DA SILVA - IFRN
Externo ao Programa - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Notícia cadastrada em: 06/12/2018 15:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao