Banca de QUALIFICAÇÃO: LENITA DA SILVA LUCIO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENITA DA SILVA LUCIO FERNANDES
DATA: 18/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Desenvolvimento de um sistema de reação utilizando atomizador para a formação de partículas em escala micro e sub-micro" 


PALAVRAS-CHAVES:

Atomização, polimerização em miniemulsão, polimerização em suspensão, nanopartículas, PMMA e PS.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:
As nanopartículas são de grande interesse científico, devido a uma ampla variedade de potenciais aplicações nos campos da biomédica, ótica e eletrônica. Muitos estudos têm sido realizados com o objetivo de produzir partículas poliméricas em escala nano. A principal razão deste fato é a maior proporção de área de superfície por volume, o que resulta em características específicas. Tais considerações levaram os pesquisadores a desenvolver técnicas para a obtenção de nanopartículas poliméricas com propriedades que permitem a aplicação em diferentes áreas.
No presente trabalho, é apresentado um processo de polimerização por atomização aplicado a sistemas de miniemulsão e suspensão para a formação de partículas submicrométricas de polimetacrilato de metila (PMMA) e poliestireno (PS), sob a forma de homopolímero e copolímero. Nesta técnica, um dispositivo atomizador simples é utilizado como um método alternativo para quebrar as gotículas de monômero antes de alimentar e dispersá-las no meio de reacional. As gotículas de monómero formadas com o atomizador são direcionadas para o meio de reação líquido e as polimerizações em suspensão ou miniemulsão são realizadas.
Reações usando a técnica proposta foram realizadas e as partículas de PMMA e PS obtidas por polimerizações em suspensão ou miniemulsão foram analisadas por dispersão dinâmica de luz (DLS), microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Observou-se, por meio de DLS, partículas poliméricas com o tamanho entre 40 e 300 nm, e com características morfológicas esféricas, de acordo com os resultados do MEV e MET . Os resultados demonstraram que a técnica proposta é promissora na obtenção de nanopartículas poliméricas. Mesmo na polimerização em suspensão, foi possível obter partículas em escala submicrométrica. Assim, o método de atomização proposto neste estudo é aplicável em processos de escala superior, diferente dos métodos convencionais, como por exemplo, sistemas com agitadores mecânicos em alta rotação ou de ondas ultra-sônicas que apresentam algumas limitações para aumento de escala. Portanto, a técnica de polimerização por atomização é um possível meio alternativo para a produção de partículas carreadoras também.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 348100 - ELISA MARIA BITTENCOURT DUTRA DE SOUSA
Presidente - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2203888 - MARCIA RODRIGUES PEREIRA
Externo ao Programa - 1149440 - ROSANGELA DE CARVALHO BALABAN
Notícia cadastrada em: 02/12/2014 10:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao