Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 24/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Influência da Intensidade de Aeração na Formação do Floco de Lodo Ativado e na Eficiência de Remoção de Matéria Orgânica"


PALAVRAS-CHAVES:

Lodo Ativado, Flocos, Intensidade de Aeração, Oxigênio Dissolvido, Eficiência de Remoção


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

No tratamento de águas residuárias, os sistemas de lodos ativados têm sido uma tecnologia largamente aplicada como tratamento secundário. Durante essa etapa, a qual possui uma característica fortemente biológica, é necessário o fornecimento de oxigênio para a manutenção da atividade metabólica das bactérias através de aeradores. Os dispositivos de aeração são responsáveis pela maior parte do consumo de energia ao longo dessa fase. Nesse contexto, a influência de três intensidades de aeração (vazão de ar atmosférico de 3,5, 7,0 e 10, 5 L.min-1) e a concentração de oxigênio dissolvido (OD) sobre a dimensão de flocos de lodo ativado, e bem como sobre a eficiência de remoção foram avaliadas utilizando um sistema tradicional de lodos ativados alimentado com efluentedoméstico sintético. Amostras foram retiradas semanalmente das três unidades que compunham o sistema – tanque de alimentação, de aeração e de armazenamento – para verificar a Demanda Química de Oxigênio (DQO). A eficiência do processo foi estabelecida através da comparação entre a DQO inicial e final. Além dos parâmetros já mencionados, este trabalho de monitoramento do sistema de lodos ativados de bancada foi observado também por meio de medições de Sólidos em Suspensão Totais (SST) e Voláteis (SSV), pH e temperatura. Os resultados mostraram uma eficiência máxima de remoção de quase 75% na primeira sequência de aeração e aproximadamente 85% para a segunda e terceira sequências. Para a primeira aeração, a concentração de OD manteve-se maior que 3,0 mg.L-1 e uma faixa de diâmetro de 10 a 60 μm foi observada, enquanto que na segunda e terceira sequência, a concentração de OD permaneceu superior a 4,0 mg.L-1 com uma faixa de diâmetro de 10 a 200 μm. Embora a sequência 2 e 3 tenham apresentado, ambas, desempenhos similares para remoção de matéria orgânica, a sequência 3 promoveu uma distribuição de tamanho de flocos mais regular e com baixos valores de Índices Volumétricos do Lodo (IVL), configurando em uma melhor habilidade de sedimentação. Em adição, os resultados reafirmam o que literatura tem relatado, maiores concentrações de OD produzem flocos com maiores dimensões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347401 - GORETE RIBEIRO DE MACEDO
Externo ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA
Externo à Instituição - LAERTE DE MEDEIROS BARROS JUNIOR - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 26/06/2014 09:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao