Banca de QUALIFICAÇÃO: HANDERSON RAPHAEL FERNANDES VALE DA CRUZ

DISCENTE : HANDERSON RAPHAEL FERNANDES VALE DA CRUZ
DATA : 01/04/2024
LOCAL: Escola Multicampi de Cências Médicas

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO PERSONALIZADO PARA PACIENTES COM CONDIÇÕES ORTOPÉDICAS EM UMA CLÍNICA ESCOLA

Atenção Especializada; Clínica-escola; Ortopedia; Protocolos de Encaminhamento, Sistema Único de Saúde

Os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade, integralidade e igualdade no acesso à saúde, refletem o compromisso com a oferta abrangente de serviços. No entanto, a discussão sobre acesso vai além da disponibilidade, abrangendo o impacto na saúde e a qualidade do cuidado. O desafio da descentralização e regionalização do sistema de saúde no Brasil é notável devido às disparidades regionais e à complexidade envolvendo múltiplos agentes. Embora a descentralização proporcione maior autonomia aos municípios, revela desafios, especialmente na atenção especializada, devido à resolutividade da Atenção Básica e à organização fragmentada dos serviços de saúde. A Política Nacional de Regulação do SUS busca operacionalizar funções reguladoras, destacando os Protocolos de Encaminhamento como ferramentas que orientam decisões clínicas e de gestão, visando melhorar a efetividade e eficiência do sistema de saúde. Nesse contexto a presente dissertação tem como objetivo desenvolver um protocolo de encaminhamento personalizados para pacientes com condições ortopédicas em uma clínica escola. Para tanto, a presente pesquisa irá trata-se de um estudo de caso, descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados será realizada na Clínica Escola da escola Multicampi de Ciências Médicas na cidade de Caíco – RN. A abordagem incluirá a análise da eficiência do atendimento, considerando variáveis como tempo de espera, qualidade dos serviços prestados e a utilização eficaz dos recursos disponíveis na clínica. Além disso, será analisado o fluxo do encaminhamento de pacientes provenientes das Unidades Básicas de Saúde para os atendimentos de especialidades em ortopedia. Serão coletados dados por meio de observações diretas, registros documentais, a fim de informar a criação de um protocolo que otimize o fluxo de pacientes e contribua para uma gestão eficiente dos recursos na clínica-escola. Por fim será aplicado para a formulação de um protocolo de encaminhamento a ferramenta 5W2H dentro da clínica-escola, consistindo em uma metodologia exploratória e avaliativa. Os resultados mostraram que apesar dos pontos fortes do sistema atual, foram identificados desafios relacionados ao encaminhamento de pacientes ortopédicos, como: os encaminhamentos sem a devida justificativa ou motivo do encaminhamento, a falta de profissionais de Reumatologia no município e os encaminhamentos apenas para fins de laudo médico. A criação de um fluxograma claro e do formulário de encaminhamento padronizado são iniciativas importantes nesse processo, facilitando a comunicação entre os diferentes atores envolvidos e assegurando que todas as informações necessárias para o atendimento adequado do paciente. Essas ferramentas não apenas otimizam o processo de encaminhamento, mas também contribuem para uma assistência mais eficaz e personalizada, alinhada com as necessidades específicas de cada paciente. Além disso, o Protocolo de Encaminhamento Ortopédico apresenta uma abordagem sistemática para diferentes condições ortopédicas, fornecendo critérios claros para orientar os profissionais de saúde na tomada de decisão sobre a necessidade de encaminhamento. Sua organização por doenças e condições específicas facilita a identificação das situações que requerem encaminhamento e promove uma abordagem mais precisa e individualizada para cada paciente. Nesse contexto, conclui-se que é essencial otimizar os processos de encaminhamento, adotando abordagens mais criteriosa na avaliação das necessidades dos pacientes e promovendo uma melhor coordenação entre os serviços de saúde disponíveis.

Interno - ***.062.794-** - HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS - UERN
Externo à Instituição - LAIO DA COSTA DUTRA - UNIFIN
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 15:56