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Dissertações |
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IAKE FIGUEIRÊDO BEZERRA DE OLIVEIRA
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EXERCÍCIO FÍSICO COMO ESTRATÉGIA DE SAÚDE PARA O DESEMPENHO FUNCIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM COMUNIDADE
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Orientador : SEBASTIAO PACHECO DUQUE NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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SEBASTIAO PACHECO DUQUE NETO
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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KESLEY PABLO MORAIS DE AZEVEDO
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TULIA FERNANDA MEIRA GARCIA
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Data: 11/01/2024
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INTRODUÇÃO: O envelhecer é um processo natural da vida que reduz as atividades funcionais e atinge todos os indivíduos durante o decorrer da vida, se manifestando em todas as dimensões, ligadas diretamente a um conjunto de fatores que fazem com que as pessoas experimentem diversas mudanças fisiológicas. JUSTIFICATIVA: Diante do aumento crescente do número de idosos no mundo a cada ano, e das várias mudanças existentes no processo de envelhecimento, percebeu-se a relevância de construir estratégias para melhoraria do desempenho funcional dos idosos e com isso, contribuir no fortalecimento e formulação de políticas públicas relativas ao processo Saúde-Doença, na promoção do envelhecimento ativo. OBJETIVOS: Desenvolver uma cartilha educativa, direcionada aos profissionais de educação física, como forma de melhoria da capacidade funcional dos idosos cadastrados na UBS Irmã Ana Dias no município de Caicó/RN. METODOLOGIA: O presente estudo é do tipo transversal, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida nos perímetros urbanos da cidade de Caicó/RN, envolvendo idosos de 60 anos ou mais, cadastrados na atenção primária à saúde. Foi utilizado o teste Índice de Barthel, para avaliar a capacidade funcional do indivíduo em realizar as Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD), e a avaliação da Short Physical Performance Battery (SPPB), que avalia o desempenho físico por meio de três testes: equilíbrio estático em pé em três posições; força e potência dos membros inferiores através do movimento de levantar-se e sentar-se da cadeira; e velocidade de marcha, em passo habitual. RESULTADOS: Os participantes apresentaram bons resultados de acordo com os testes aplicados, sendo classificados como “Independentes” e com desempenho de “Moderado” para “Bom”, mas com baixos níveis de força, podendo comprometer o desempenho funcional, intensificando a importância de se trabalhar exercícios que venham reverter os efeitos progressivos do envelhecimento. CONCLUSÃO: Exercícios objetivando treinamentos de força muscular, flexibilidade e equilíbrio, podem proporcionar níveis adequados para melhoria da sua capacidade funcional e desempenho motor, trazendo assim benefícios para sua saúde, amenizando os efeitos deletérios do processo do envelhecimento. Diante desse contexto, uma cartilha educativa direcionada aos profissionais de educação física como produto final, desenvolvida através da avaliação da capacidade funcional de idosos, possui, de forma objetiva, direta e de fácil compreensão, alternativas que possam promover à população idosa uma vivência com mais autonomia e independência durante o processo de envelhecimento, que são itens fundamentais em suas vidas.
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INTRODUCTION: Aging is a natural, universal process that reduces functional activities and affects all individuals throughout life. It manifests itself in all dimensions, being more complex in the physiological, emotional, economic, sociological and interpersonal relationships, thus influencing social well-being. The real consequences of the aging process are directly linked to a set of factors that make adults experience different physiological changes. BACKGROUND: Faced with the increasing number of elderly people in the world each year, and the various changes in the aging process, the relevance of building strategies that meet all the social and health demands involving the elderly population was perceived. AIMS: To build an efficient education and health strategy to improve the functional capacity and motor performance of the elderly at the Irmã Ana Dias Basic Health Unit in the city of Caicó-RN. METHODOLOGY: This is a cross-sectional, exploratory study with a quantitative approach. The research is being developed in the perimeters of the Basic Unit of João XXIII in the city of Caicó-RN, involving elderly people aged 60 years or more, registered in primary health care. The Barthel Index is being used to assess an individual's functional capacity to carry out Basic Activities of Daily Living, and the Short Physical Performance Battery assessment is being used, which assesses physical performance through three tests: standing static balance in three positions; strength and power of the lower limbs through the movement of getting up and sitting down from the chair; and walking speed, at usual pace. EXPECTED RESULTS: It is expected that the results of this research will enable efficient strategic development so that the elderly population residing in the urban area of Caicó-RN can reach the appropriate levels to improve their functional capacity and motor performance, thus bringing benefits to their health, mitigating the deleterious effects of the aging process.
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JOSÉ BÉGUE MOREIRA DE CARVALHO
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COMPETÊNCIAS RELATIVAS A MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: ESTUDO COM MÉDICOS RESIDENTES NO SERTÃO PARAIBANO
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Orientador : TIAGO ROCHA PINTO
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MEMBROS DA BANCA :
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TIAGO BEZERRA DE SÁ DE SOUSA NOGUEIRA
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MILENA NUNES ALVES DE SOUSA BEZERRA
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TIAGO ROCHA PINTO
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Data: 19/01/2024
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O estudo teve como principal objetivo analisar a percepção de médicos residentes no sertão paraibano quanto as competências relativas a Medicina de Família e Comunidade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida por meio da técnica do grupo focal com 14 médicos residentes da área de Medicina de Família e Comunidade de uma universidade privada do interior do Estado da Paraíba. As informações preliminares foram categorizadas e analisadas a partir do referencial teórico do Discurso do Sujeito Coletivo, permitindo a construção de quatro categorias analíticas até o momento, a saber: Competências relativas à medicina familiar e comunidade; conhecimentos necessários para a prática clínica na atenção primária à saúde; habilidades indispensáveis para a prática sua prática clínica na atenção primária à saúde e atitudes fundamentais a prática clínica em medicina família comunidade.
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The main objective of the study was to analyze the perception of doctors living in the backlands of Paraíba regarding skills related to Family and Community Medicine. This is research with a qualitative, descriptive and exploratory approach, developed using the focus group technique with 14 resident doctors from the area of Family and Community Medicine at a private university in the interior of the State of Paraíba. The preliminary information was categorized and analyzed based on the theoretical framework of the Collective Subject Discourse, allowing the construction of four analytical categories to date, namely: Competencies related to family and community medicine; knowledge necessary for clinical practice in primary health care; essential skills for practicing clinical practice in primary health care and fundamental attitudes to clinical practice in community family medicine.
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IVÂNIA RAQUEL MEDEIROS DA NÓBREGA
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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE FERIDAS EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
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Orientador : HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS
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THALYNE YURI ARAUJO FARIAS
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Data: 23/01/2024
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O Brasil apresenta uma alta prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, especialmente o diabetes mellitus, que é um importante problema de saúde pública que compromete a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde. Esse estudo objetiva construir e validar um instrumento de avaliação e acompanhamento de feridas para portadores de diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde do município de Caicó. Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas grandes etapas: construção de instrumento e validação de conteúdo. Para a construção foi realizada revisão integrativa da literatura por meio de artigos selecionados nas bases de dados nacionais e internacionais. A população do estudo foi composta por experts voluntários, que após orientações, esclarecimentos, autorização e assinatura do registro de consentimento livre e esclarecido, validaram o conteúdo do instrumento. Os dados coletados foram inseridos no Microsoft Excel 2016 e tabulados manualmente. Para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo, calculado através da concordância dos juízes de acordo com cada item do instrumento. Observou-se que todas as juízas tem experiência com assistência a feridas em diabéticos. Além disso, de 20 subitens do instrumento, apenas 5 deles (25%), tiveram IVC inferior a 1, sendo que o restante teve atribuição de IVC igual a 1. Assim, todas as juízas estabeleceram conceitos “relevante” ou “muito relevante” aos itens, sendo dessaforma, um excelente resultado para o instrumento. Após realizada a validação do instrumento proposto e finalização do estudo, presume-se que o município de Caicó terá subsídio para implantação de uma Comissão de Pele, que irá prestar uma assistência sistematizada para a realização de curativos e o tratamento do paciente com lesão.
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Brazil has a high prevalence of Chronic Noncommunicable Diseases, especially diabetes mellitus, which is an important public health problem that compromises the quality of life of users of the Unified Health System. This study aims to build and validate an assessment instrument and Wound monitoring for people with type 2 diabetes mellitus in Primary Health Care in the city of Caicó. This is a methodological study divided into two major stages: instrument construction and content validation. For the construction, an integrative literature review was carried out using articles selected from national and international databases. The study population was made up of volunteer experts, who after guidance, clarification, authorization and signing of the free and informed consent record, validated the content of the instrument. The data found was entered into Microsoft Excel 2016 and tabulated manually. For data analysis, the Content Validation Index was used, calculating through the judges' agreement according to each item of the instrument. Please note that all judges have experience with diabetic wound care. Furthermore, of 20 sub-items of the instrument, only 5 of them (25%) had a CVI lower than 1, with the remainder having a CVI equal to 1. Thus, all judges established “relevant” or “very relevant” concepts. to the items, thus providing an excellent result for the instrument. After validating the proposed instrument and completing the study, we assume that the municipality of Caicó will receive subsidies for the implementation of a Skin Commission, which will provide systematized assistance for applying dressings and treating patients with injuries.
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MARIA CLARA WANDERLEY CAVALCANTE
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EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SERIDÓ POTIGUAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN.
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Orientador : ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA
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RAFAELA CORDEIRO FREIRE
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Data: 26/01/2024
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Os Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) se caracterizam enquanto estratégia organizacional para efetivação das ações educativas para produzir qualificação nos processos trabalho no SUS, articular a integração ensino-serviço e fomentar discussões acerca de políticas públicas em saúde e sua gestão. O presente estudo objetiva analisar o processo de implementação do Núcleo de Educação Permanente e Integração Ensino Serviço Comunidade (NEP-IESC) em um município do interior potiguar. A investigação traz uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, estruturada a partir da pesquisa-ação. O estudo segue as seguintes fases: exploratória, de planejamento e plano de ação. Os resultados foram construídos a partir da definição de três categorias temáticas para análises: I) Fragilidades e Tensões; II) Potencialidades e Necessidades; III) Planos e Apontamentos. A partir da análise processual dos referidos temas, identificamos a necessidade de criação de um guia orientador acerca dos fluxos e atividades inerentes ao NEP, bem como a operacionalização das atividades/ações. Espera-se que este instrumento norteador seja incorporado pela Secretaria Municipal de Saúde local na intenção fundamental de fortalecer a integração Ensino-Serviço - Comunidade e impulsionar a qualificação profissional tanto na assistência quanto na gestão d Sistema Único de Saúde (SUS). Conclui-se com este estudo que a instituição de um NEPS municipal é primordial para a o fortalecimento das ações de integração ensino serviço comunidade, apoiando na articulação do ensino nos serviços de saúde e fomentando a qualificação da gestão do trabalho.
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The Permanent Education Centers (NEPS) are characterized as an organizational strategy for carrying out educational actions to qualify work processes in the SUS. Using the NEPS, it is possible to institutionalize coordination with educational institutions, identify and develop professional qualification activities, empower professionals to identify that work is, in itself, formative and encourage discussions about public health policies and their management . The present study aims to analyze the process of establishing the Center for Permanent Education and Community Teaching Service Integration (NEP-IESC). The investigation brings a qualitative approach of an exploratory-descriptive nature, structured based on action research. During the process of living-acting-reflecting, elements categorized into three meaning cores were observed: i) Fragilities and Tension; ii) Potentials and Needs; iii) Plans and Notes. In addition to the procedural analysis of the phenomena emerging from these centers, we identified the need to create an Operational Guide for the implementation of the NEP-IESC. We hope that this guiding instrument will be incorporated by the Caicó Municipal Health Department with the fundamental intention of strengthening Teaching-Service-Community integration and professional qualification.
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HELYSON DA NOBREGA DINIZ
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VIVÊNCIA INTEGRADA NA COMUNIDADE: UMA ANÁLISE DE SEU PAPEL POLÍTICO FORMATIVO PARA A FORMAÇÃO MÉDICA
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Orientador : ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
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MARCELO VIANA DA COSTA
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CRISTIANE SPADACIO
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Data: 29/01/2024
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A educação médica no Brasil passa por mudanças sóciopolíticas a partir dos anos 1960 com a mirada de reestruturação pedagógica dando ênfase na Atenção Primária à Saúde e modelos de ensino baseados na aprendizagem significativa através de métodos problematizadores de ensino. O início do processo de implementação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN) em 2012, o lançamento do Programa Mais Médicos em 2013 e a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina em 2014, trouxeram mudanças fulcrais para analisar a formação médica na atualidade. Estas transformações visam formar médicos mais engajados social e politicamente, humanistas e aptos a atender às necessidades da comunidade e do Sistema Único de Saúde (SUS). No curso de graduação em medicina da EMCM-UFRN um exemplo inovador para esta virada é o componente curricular Vivência Integrada na Comunidade (VIC) que se destaca como um internato longitudinal ancorado na Social Accountability como referencial teórico metodológico. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo analisar o processo pedagógico dos módulos VIC na formação de estudantes de medicina da EMCM-UFRN. Por meio de uma pesquisa qualitativa, caracterizada por uma abordagem exploratória e descritiva, buscou-se identificar fortalezas e fragilidades destes módulos através da pesquisa documental e criação de categorias para reflexão, a saber: i) “Será que seremos capazes de dar conta de tudo isso?”: Princípios educacionais da EMCM; ii) “Um mar de possibilidades”: Itinerário Formativo nos módulos VIC; e iii) “Vivenciar na prática a medicina que ia nos aguardar fora da universidade”: Intencionalidade pedagógica nos módulos VIC. Concluímos que os módulos VIC apresentam um caráter formativo intencional e contra hegemônico de trazer a realidade do SUS e de sua organização política como cenário de aprendizado pelo trabalho oportunizando ao estudante o contato com o cotidiano da vida das pessoas, trabalhadores(as) e usuários(as) em sua prática durante a formação médica. Um desdobramento da pesquisa foi a criação de um Guia para o Estudante da VIC na EMCM-UFRN, que contém as principais informações necessárias, além de procedimentos logísticos, direitos, deveres e relatos de experiências prévias, o que pôde preencher lacunas logísticas e pedagógicas dos módulos.
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Medical education in Brazil undergoes socio-political changes from the 1960s onwards, with a focus on pedagogical restructuring emphasizing Primary Health Care and teaching models based on meaningful learning through problem-based teaching methods. The initiation of the implementation process of the Multicampi School of Medical Sciences of Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN) in 2012, the launch of the Programa Mais Médicos in 2013, and the publication of the National Curriculum Guidelines for Medical Courses in 2014 brought crucial changes for analyzing medical education today. These transformations aim to produce socially and politically engaged, humanistic physicians capable of meeting the community's needs and the Sistema Único de Saúde (SUS).In the undergraduate medical program at EMCM-UFRN, an innovative example of this shift is the curriculum component called "Vivência Integrada na Comunidade" (VIC), which stands out as a longitudinal internship anchored in Social Accountability as a theoretical-methodological reference. Thus, this study aims to analyze the pedagogical process of VIC modules in the training of medical students at EMCM-UFRN. Through qualitative research characterized by an exploratory and descriptive approach, strengths and weaknesses of these modules were identified through document analysis and the creation of categories for reflection, namely: i) "Will we be able to handle all of this?": Educational principles of EMCM; ii) "A sea of possibilities": Formative Itinerary in VIC modules; and iii) "Experiencing in practice the medicine that awaited us outside the university": Pedagogical intentionality in VIC modules.We conclude that VIC modules have an intentional and counter-hegemonic formative character, bringing the reality of SUS and its political organization as a learning scenario through work, providing students with contact with the daily lives of people, workers, and users during their medical education. A result of the research was the creation of a Guide for VIC Students at EMCM-UFRN, containing essential information, logistical procedures, rights, duties, and previous experiences, filling logistical and pedagogical gaps in the modules.
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ISADÉLIA CONSTÂNCIO DE OLIVEIRA
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“Resgate e catalogação de cordéis como instrumento na educação popular em saúde”.
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Orientador : RAQUEL LITTERIO DE BASTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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RAQUEL LITTERIO DE BASTOS
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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SALLY DE FRANCA LACERDA PINHEIRO
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Data: 30/01/2024
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A promoção a saúde e a educação popular estão intimamente ligadas permitindo que a relação entre profissionais e usuários se dê de forma horizontal e com troca de saberes. Neste contexto, a literatura de cordel, como meio de vinculação de informações e como instrumento de linguagem acessível fomenta uma dinâmica que traduz esta relação. Assim, pretende-se, com esta pesquisa, resgatar e catalogar cordéis da cordelteca Djalma Mota da Universidade Federal do Rio Grande do Norte campus Caicó cuja temática contemple assuntos da área da saúde a fim de criar uma ferramenta que facilite o acesso a esta literatura para atividades de promoção à saúde assim como tornar mais relevante tal temática. Sendo uma pesquisa documental, com levantamento de todos os cordéis disponíveis na cordelteca que abordem temas de saúde, incluindo prevenção de doenças, cuidados com o corpo e hábitos saudáveis.
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Health promotion and popular education are closely linked, allowing the relationship between professionals and users to occur horizontally and with the exchange of knowledge. In this context, cordel literature, as a means of linking information and as an accessible language instrument, fosters a dynamic that reflects this relationship. Thus, the aim of this research is to rescue and catalog cordels from the Djalma Mota cordel library at the Federal University of Rio Grande do Norte, Caicó campus, whose themes cover health issues in order to create a tool that facilitates access to this literature for health promotion activities as well as making this topic more relevant. It is a documentary research, with a survey of all the cordels available in the cordelteca that address health topics, including disease prevention, body care and healthy habits.
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WILLIAM ARAÚJO SANTOS
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ITINERÁRIO FORMATIVO EM SAÚDE MENTAL: UMA PROPOSIÇÃO PARA A COMPONENTE CURRICULAR “VIVÊNCIA INTEGRADA À COMUNIDADE” DO CURSO DE MEDICINA DA EMCM/UFRN
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Orientador : RAQUEL LITTERIO DE BASTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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RAQUEL LITTERIO DE BASTOS
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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LIZIE EMANUELLE EULALIO BRASILEIRO
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ANTÔNIO LEONARDO FIGUEIREDO CALOU
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Data: 31/01/2024
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Mudanças no processo de formação do profissional médico são exigidas em decorrência das novas demandas técnicas e sociais da sociedade, principalmente no que se refere à assistência à saúde. Neste sentido, o estudo da saúde mental nos cursos de medicina busca preparar os alunos para conceitos de saúde mental e transtornos psiquiátricos comuns na população brasileira. O presente estudo objetivou elaborar um Itinerário Formativo para orientar os discentes de medicina da EMCM/UFRN nas atividades práticas do componente curricular “Vivência Integrada à Comunidade”. Além disso, buscou-se apresentar a caracterização do componente curricular, bem como discutir o tema da saúde mental na formação médica. Para isto, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória-descritiva, onde foi realizada uma revisão na literatura científica acerca das competências do estudante de medicina na prática em saúde mental. Após a revisão, foram elencados os tópicos relevantes que poderão auxiliar o estudante de medicina no componente “Vivência Integrada à Comunidade”. Destarte, decidiu-se pela Análise de Conteúdo Categorial, que consiste em uma técnica específica dentro da análise de conteúdo, que envolve a identificação e classificação de categorias temáticas a partir do material analisado. Com a análise realizada, se deu a construção do Itinerário Formativo, baseado em seis categorias, a saber: Habilidades Fundamentais em Comunicação e Relacionamento; Habilidades de Avaliação e Diagnóstico; Habilidades Terapêuticas e de Intervenção; Avaliação de Risco e Intervenção em Crises; Trabalho em Equipe e Coordenação de Cuidados, e; Conhecimento da Reforma Psiquiátrica.
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Changes in the training process of medical professionals are required due to the new technical and social demands of society, especially regarding healthcare. In this sense, the study of mental health in medical courses aims to prepare students for concepts of mental health and common psychiatric disorders in the Brazilian population. This study aimed to develop a Formative Itinerary to guide medical students at EMCM/UFRN in the practical activities of the curricular component 'Community Integrated Experience.' Additionally, the objective was to present the characterization of the curricular component and discuss the topic of mental health in medical education. To achieve this, a qualitative exploratory-descriptive research was chosen, involving a literature review on the competencies of medical students in mental health practice. After the review, relevant topics were identified that could assist medical students in the 'Community Integrated Experience' component. Therefore, we opted for Categorical Content Analysis, a specific technique within content analysis that involves the identification and classification of thematic categories from the analyzed material. With the analysis conducted, the construction of the Formative Itinerary was accomplished, based on six categories, namely: Fundamental Skills in Communication and Relationship; Assessment and Diagnostic Skills; Therapeutic and Intervention Skills; Risk Assessment and Crisis Intervention; Teamwork and Care Coordination, and; Knowledge of Psychiatric Reform.
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JACICLELMA MÁRCIA DA SILVA
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ESTRUTURAÇÃO DA PRECEPTORIA DE VIVÊNCIA INTEGRADA NA COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
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Orientador : DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
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Data: 07/02/2024
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A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) surge como uma proposta de metodologia ativa na formação em saúde, atuando como algo inovador no processo ensino-aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Objetivou-se sistematizar a integração ensino e serviço entre a EMCM e o CAPS AD para a realização da Vivência Integrada na Comunidade. Estudo do tipo metodológico, com enfoque na construção de instrumentos pedagógicos, com ênfase na experiência da pesquisadora enquanto preceptora no cenário de pesquisa, CAPS AD do município de Caicó-RN. Para subsidiar a organização do serviço para a VIC, foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas entre os meses de agosto e setembro de 2023, com participação de cinco profissionais de saúde, intituladas: 1. Apresentação do componente curricular VIC; 2. Visita técnica; 3. Consulta interprofissional, e 4. Gestão do Cuidado no CAPS AD. Enquanto resultado, percebe-se que o processo de desenvolvimento das oficinas de educação permanente em saúde junto aos preceptores/equipe técnica do CAPS AD com enfoque na VI propiciou reflexões e necessidade de melhoria nas relações interprofissionais no serviço, apesar das dificuldades e conflitos profissionais existentes. Almeja-se a construção de roteiros de situações de aprendizagem, para fortalecimento das iniciativas de organização institucional para a preceptoria no CAPS AD de Caicó-RN, melhorando o processo ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação de medicina da EMCM.
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A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) surge como uma proposta de metodologia ativa na formação em saúde, atuando como algo inovador no processo ensino-aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Objetivou-se sistematizar a integração ensino e serviço entre a EMCM e o CAPS AD para a realização da Vivência Integrada na Comunidade. Estudo do tipo metodológico, com enfoque na construção de instrumentos pedagógicos, com ênfase na experiência da pesquisadora enquanto preceptora no cenário de pesquisa, CAPS AD do município de Caicó-RN. Para subsidiar a organização do serviço para a VIC, foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas entre os meses de agosto e setembro de 2023, com participação de cinco profissionais de saúde, intituladas: 1. Apresentação do componente curricular VIC; 2. Visita técnica; 3. Consulta interprofissional, e 4. Gestão do Cuidado no CAPS AD. Enquanto resultado, percebe-se que o processo de desenvolvimento das oficinas de educação permanente em saúde junto aos preceptores/equipe técnica do CAPS AD com enfoque na VI propiciou reflexões e necessidade de melhoria nas relações interprofissionais no serviço, apesar das dificuldades e conflitos profissionais existentes. Almeja-se a construção de roteiros de situações de aprendizagem, para fortalecimento das iniciativas de organização institucional para a preceptoria no CAPS AD de Caicó-RN, melhorando o processo ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação de medicina da EMCM.
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ARTHUR RODRIGUES LIMA
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Realidade virtual no contexto do ensino médico: análise do conceito
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Orientador : RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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MARILIA SOUTO DE ARAUJO
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RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 26/02/2024
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O estudo teve por objetivo analisar o conceito de realidade virtual (RV) no ensino médico. Trata-se de uma análise conceitual baseado na metodologia sugerida por Walker & Avant. As etapas metodológicas foram desenvolvidas a partir de uma revisão de escopo, conforme a proposta do Joanna Briggs Institute (JBI). A busca na literatura foi realizada nas bases de dados: PUBMED, PMC, SciELO, Google Scholar, LILACS, MEDLINE, IBECS e CUMED, mediante o uso do descritor “Realidade Virtual” e sua respectiva tradução para inglês e espanhol. A amostra final foi composta por 49 estudos. Foram identificados oito atributos, oito antecedentes e dezesseis consequentes do fenômeno estudado. Dois casos foram construídos para uma melhor clarificação do conceito analisado, sendo um caso contrário e um caso modelo. Por fim, construiu-se a seguinte definição: a RV é uma tecnologia para simulação, desenvolvida a partir de softwares que promovem a interação e a imersão em ambiente virtual, de modo tridimensional, com ou sem uso de avatares. Trata-se de um recurso seguro, acessível, flexível, possivelmente econômico e eticamente recomendado. Promove o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades médicas e interprofissionais, oferta aumento do conhecimento, confiança, satisfação e melhoria com os resultados de aprendizagem. A compreensão amplificada de RV ao contexto médico poderá contribuir na melhoria de processos de ensino aprendizagem em saúde, bem como refletir numa melhor formação e qualificação profissional.
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The objective of this study was to analyze the concept of virtual reality (VR) in medical education. This is a conceptual analysis based on the methodology suggested by Walker & Avant. The methodological steps were developed based on a scoping review, as proposed by the Joanna Briggs Institute (JBI). The literature search was performed in the following databases: PUBMED, PMC, SciELO, Google Scholar, LILACS, MEDLINE, IBECS and CUMED, using the descriptor "Virtual Reality" and its respective translation into English and Spanish. The final sample consisted of 49 studies. Eight attributes, eight antecedents and sixteen consequents of the phenomenon studied were identified. Two cases were constructed for a better clarification of the concept analyzed, one being the opposite case and one model case. Finally, the following definition was constructed: VR is a simulation technology, developed from software that promotes interaction and immersion in a virtual environment, in a three-dimensional way, with or without the use of avatars. It is a safe, accessible, flexible, possibly cost-effective, and ethically recommended resource. It promotes the development and improvement of medical and interprofessional skills, offers increased knowledge, confidence, satisfaction and improvement with learning outcomes. The amplified understanding of VR in the medical context may contribute to the improvement of teaching-learning processes in health, as well as reflect on better training and professional qualification.
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ANA BEATRIZ GABRIEL SILVA RODRIGUES
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Efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina no contexto do ensino de tópicos em cardiologia.
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Orientador : EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALESSANDRA MAZZO
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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LILIANE PEREIRA BRAGA
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RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 26/02/2024
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Introdução: O processo de ensino e aprendizagem está relacionado ao grau de motivação do indivíduo, o qual é elevado quanto maior for sua compreensão das necessidades psicológicas. Comportamentos intrinsecamente e extrinsecamente motivados são responsáveis pelo sucesso ou insucesso do sujeito neste processo de aprendizagem. Assim, as metodologias ativas de aprendizados trazem o aluno como protagonista na construção do saber, buscando o seu maior grau de motivação e utilizando ferramentas que reforçam esta ideia. A Realidade Virtual, uma ferramenta de tecnologia imersiva, corrobora nesse processo, que aumenta conhecimento, confiança e satisfação. Objetivo: Avaliar o efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina no contexto do ensino em cardiologia. Metodologia: Tratou-se de um estudo experimental do tipo pré-teste e pós-teste aplicados a um grupo experimental (ensino com realidade virtual) e um grupo controle (ensino tradicional) aleatórios, em alunos do sétimo período do módulo "Dispneia, Dor torácica e Edema" do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi realizado um curso de curta duração, objetivando capacitar os estudantes para manejar síndrome coronariana aguda. Foram aplicados questionários específicos para avaliar motivação, autoconfiança, competências e experiências com uso da realidade virtual, além de um questionário sociodemográfico. Resultados: As médias de confiança em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica, em reconhecer sinais e sintomas de um evento cardíaco, em avaliar com precisão um indivíduo com dispneia, em avaliar a eficácia das intervenções num indivíduo com dor torácica e a motivação em acreditar em ser uma atividade importante e a decisão pessoal foram significativamente maiores no grupo controle no pré-teste em relação ao grupo experimental. No pós teste, a confiança em avaliar com precisão um indivíduo com dor torácica e em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica foram significativamente maiores no grupo controle. A motivação global nos grupos controle e experimental diferiu significativamente ao longo das intervenções. Conclusões: A diferença das médias de confiança e motivação foram mais evidentes no grupo com ensino tradicional em um momento pré intervenção. A aquisição de competências foi semelhante entre os grupos experimental e controle.
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Introduction: The teaching and learning process is related to the individual's level of motivation, which increases the greater their understanding of psychological needs. Intrinsically and extrinsically motivated behaviors are responsible for the success or failure of the subject in this learning process. Thus, active learning methodologies bring the student as a protagonist in the construction of knowledge, seeking their highest level of motivation and using tools that reinforce this idea. Virtual Reality, an immersive technology tool, supports this process, which increases knowledge, confidence and satisfaction. Objective: To evaluate the effect of virtual reality on self-confidence, motivation and acquisition of clinical skills in medical students in the context of cardiology teaching. Methodology: This was an experimental study of the pre-test and post-test type applied to a random experimental group (virtual reality teaching) and a control group (traditional teaching), in students in the seventh period of the module "Dyspnea, Pain chest pain and Edema" from the medical course at the Multicampi School of Medical Sciences at the Federal University of Rio Grande do Norte. A short course was held, aiming to train students to manage acute coronary syndrome. Specific questionnaires were applied to assess motivation, self-confidence, skills and experiences using virtual reality, in addition to a sociodemographic questionnaire. Results: The averages of confidence in intervening appropriately in an individual with chest pain, in recognizing signs and symptoms of a cardiac event, in accurately assessing an individual with dyspnea, in evaluating the effectiveness of interventions in an individual with chest pain, and the motivation to believe in being an important activity and personal decision were significantly greater in the control group in the pre-test in relation to the experimental group. At post-test, confidence in accurately assessing an individual with chest pain and in intervening appropriately in an individual with chest pain were significantly higher in the control group. Global motivation in the control and experimental groups differed significantly across the interventions. Conclusions: The difference in average confidence and motivation was more evident in the group with traditional education at a pre-intervention time. The acquisition of skills was similar between the experimental and control groups.
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JOSÉ EDER DE MEDEIROS ALVES
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INCIDÊNCIA DE SÍFILIS EM GESTANTE E CONGÊNITA NA 4ª REGIÃO DE SAÚDE DO RN
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Orientador : KELLY SAMARA DE LIRA MOTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALAINE MARIA DOS SANTOS SILVA
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CRISTYANNE SAMARA MIRANDA HOLANDA DA NÓBREGA
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DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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JOAO FIRMINO RODRIGUES NETO
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MICHELLINE DO VALE MACIEL
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Data: 01/03/2024
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A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Apesar dos avanços na prevenção, no diagnóstico e no tratamento, a sífilis é considerada uma doença reemergente no Brasil, assim como em outros países, permanecendo um grave problema de Saúde Pública. O objetivo geral do estudo é analisar os casos notificados de sífilis em gestante e congênita na região do Seridó do Rio Grande do norte no período de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa epidemiológica, do tipo observacional descritiva, no qual se utilizou dados secundários dos casos confirmados de sífilis em gestante e sífilis congênita do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. A população estudada foi composta por todos os casos notificados de sífilis em gestante e sífilis congênita, no período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2021, na 4ª região de saúde do Rio Grande do Norte. Dos 305 casos notificados de sífilis em gestantes, 116 houve transmissão vertical e desses casos em que houve transmissão vertical 38,7% das mães tiveram diagnóstico de sífilis no momento do parto, demostrando falha no diagnóstico e tratamento na Atenção Primária a Saúde, sendo que 94,8% realizaram pré-natal. De acordo com os dados levantados pode-se concluir que os casos notificados de sífilis em gestante e sífilis congênita representam um grave problema de saúde pública nos municípios da 4ª região de saúde do Rio Grande do Norte, pois evidencia a baixa qualidade do pré-natal na Atenção Primária a Saúde e a dificuldade para implementar medidas de atenção à saúde como diagnóstico, tratamento e monitoramento dos casos.
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Syphilis is a systemic, chronic, curable bacterial infection exclusive to humans. Despite advances in prevention, diagnosis and treatment, syphilis is considered a re-emerging disease in Brazil, as well as in other countries, remaining a serious public health problem. The general objective of the study is to analyze the reported cases of syphilis in pregnant and congenital women in the Seridó region of Rio Grande do Norte in the period from 2011 to 2021. This is a research with a quantitative epidemiological approach, of the descriptive observational type, in which secondary data on confirmed cases of syphilis in pregnant women and congenital syphilis from the database of the Notifiable Diseases Information System and Live Birth Information System were used. The studied population was made up of all reported cases of syphilis in pregnant women and congenital syphilis, from January 1, 2011 to December 31, 2021, in the 4th health region of Rio Grande do Norte. Of the 305 reported cases of syphilis in pregnant women, 116 had vertical transmission and of these cases in which there was vertical transmission, 38.7% of mothers were diagnosed with syphilis at the time of birth, demonstrating a failure in diagnosis and treatment in Primary Health Care, and 94.8% received prenatal care. According to the data collected, it can be concluded that the reported cases of syphilis in pregnant women and congenital syphilis represent a serious public health problem in the municipalities of the 4th health region of Rio Grande do Norte, as it highlights the low quality of prenatal care in Primary Health Care and the difficulty in implementing health care measures such as diagnosis, treatment and monitoring of cases.
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HANDERSON RAPHAEL FERNANDES VALE DA CRUZ
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DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO PERSONALIZADO PARA PACIENTES COM CONDICOES ORTOPEDICAS EM UMA CLINICA ESCOLA
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Orientador : HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS
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MARCELO VIANA DA COSTA
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LAIO DA COSTA DUTRA
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Data: 30/04/2024
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Os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade, integralidade e igualdade no acesso à saúde, refletem o compromisso com a oferta abrangente de serviços. No entanto, a discussão sobre acesso vai além da disponibilidade, abrangendo o impacto na saúde e a qualidade do cuidado. O desafio da descentralização e regionalização do sistema de saúde no Brasil é notável devido às disparidades regionais e à complexidade envolvendo múltiplos agentes. Embora a descentralização proporcione maior autonomia aos municípios, revela desafios, especialmente na atenção especializada, devido à resolutividade da Atenção Básica e à organização fragmentada dos serviços de saúde. A Política Nacional de Regulação do SUS busca operacionalizar funções reguladoras, destacando os Protocolos de Encaminhamento como ferramentas que orientam decisões clínicas e de gestão, visando melhorar a efetividade e eficiência do sistema de saúde. Nesse contexto a presente dissertação tem como objetivo desenvolver um protocolo de encaminhamento personalizados para pacientes com condições ortopédicas em uma clínica escola. Para tanto, a presente pesquisa irá trata-se de um estudo de caso, descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados será realizada na Clínica Escola da escola Multicampi de Ciências Médicas na cidade de Caíco – RN. A abordagem incluirá a análise da eficiência do atendimento, considerando variáveis como tempo de espera, qualidade dos serviços prestados e a utilização eficaz dos recursos disponíveis na clínica. Além disso, será analisado o fluxo do encaminhamento de pacientes provenientes das Unidades Básicas de Saúde para os atendimentos de especialidades em ortopedia. Serão coletados dados por meio de observações diretas, registros documentais, a fim de informar a criação de um protocolo que otimize o fluxo de pacientes e contribua para uma gestão eficiente dos recursos na clínica-escola. Por fim será aplicado para a formulação de um protocolo de encaminhamento a ferramenta 5W2H dentro da clínica-escola, consistindo em uma metodologia exploratória e avaliativa. Os resultados mostraram que apesar dos pontos fortes do sistema atual, foram identificados desafios relacionados ao encaminhamento de pacientes ortopédicos, como: os encaminhamentos sem a devida justificativa ou motivo do encaminhamento, a falta de profissionais de Reumatologia no município e os encaminhamentos apenas para fins de laudo médico. A criação de um fluxograma claro e do formulário de encaminhamento padronizado são iniciativas importantes nesse processo, facilitando a comunicação entre os diferentes atores envolvidos e assegurando que todas as informações necessárias para o atendimento adequado do paciente. Essas ferramentas não apenas otimizam o processo de encaminhamento, mas também contribuem para uma assistência mais eficaz e personalizada, alinhada com as necessidades específicas de cada paciente. Além disso, o Protocolo de Encaminhamento Ortopédico apresenta uma abordagem sistemática para diferentes condições ortopédicas, fornecendo critérios claros para orientar os profissionais de saúde na tomada de decisão sobre a necessidade de encaminhamento. Sua organização por doenças e condições específicas facilita a identificação das situações que requerem encaminhamento e promove uma abordagem mais precisa e individualizada para cada paciente. Nesse contexto, conclui-se que é essencial otimizar os processos de encaminhamento, adotando abordagens mais criteriosa na avaliação das necessidades dos pacientes e promovendo uma melhor coordenação entre os serviços de saúde disponíveis.
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The fundamental principles of the Unified Health System (SUS), such as universality, comprehensiveness, and equality in access to healthcare, reflect a commitment to the comprehensive provision of services. However, the discussion about access goes beyond availability, encompassing health impact and care quality. The challenge of decentralization and regionalization of the healthcare system in Brazil is notable due to regional disparities and the complexity involving multiple stakeholders. Although decentralization provides greater autonomy to municipalities, it reveals challenges, especially in specialized care, due to the resolution of Primary Health Care and the fragmented organization of healthcare services. The National Regulation Policy of SUS seeks to operationalize regulatory functions, highlighting Referral Protocols as tools that guide clinical and management decisions, aiming to improve the effectiveness and efficiency of the healthcare system. In this context, this dissertation aims to develop a personalized referral protocol for patients with orthopedic conditions in a school clinic. Therefore, the present research will be a descriptive case study with a qualitative approach. Data collection will be carried out at the Multicampi School Clinic of Medical Sciences in the city of Caico - RN. The approach will include the analysis of the efficiency of care, considering variables such as waiting time, quality of services provided, and effective utilization of resources available at the clinic. Additionally, the referral flow of patients from Basic Health Units to orthopedic specialty services will be analyzed. Data will be collected through direct observations, documentary records, in order to inform the creation of a protocol that optimizes patient flow and contributes to efficient resource management at the school clinic. Finally, the 5W2H tool will be applied for the formulation of a referral protocol within the school clinic, consisting of an exploratory and evaluative methodology. Results showed that despite the strengths of the current system, challenges related to the referral of orthopedic patients were identified, such as referrals without proper justification or reason, the lack of Rheumatology professionals in the municipality, and referrals solely for medical reports. The creation of a clear flowchart and standardized referral form are important initiatives in this process, facilitating communication among different stakeholders and ensuring that all necessary information for adequate patient care is provided. These tools not only optimize the referral process but also contribute to more effective and personalized care, aligned with the specific needs of each patient. Furthermore, the Orthopedic Referral Protocol presents a systematic approach to different orthopedic conditions, providing clear criteria to guide healthcare professionals in decision-making regarding the need for referral. Its organization by specific diseases and conditions facilitates the identification of situations requiring referral and promotes a more precise and individualized approach for each patient. In this context, it is concluded that it is essential to optimize referral processes, adopting more careful approaches in assessing patient needs and promoting better coordination among available healthcare services.
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DANIELLE NAIARA DE MEDEIROS SANTOS
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CUIDADO NUTRICIONAL EM UM PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO – CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL
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Orientador : ANA CARINE ARRUDA ROLIM
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CARINE ARRUDA ROLIM
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BRUNA FERNANDA DO NASCIMENTO JACINTO DE SOUZA
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DIEGO BONFADA
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Data: 21/05/2024
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Introdução: A hipertensão arterial gestacional é responsável por cerca de 14% de todos os óbitos maternos mundiais e cerca de 22% na América Latina. A importância da atenção nutricional no pré-natal de alto risco tem como objetivo a redução da prevalência dos distúrbios nutricionais gestacionais. Tecnologias educacionais, como as cartilhas impressas, são materiais didáticos de fácil acesso, considerados meio importante para a promoção da saúde. A elaboração da cartilha educativa sobre Hipertensão Arterial Gestacional é um material que visa auxiliar o atendimento no Pré-Natal de Alto Risco do Hospital do Seridó, Caicó-RN. Objetivos: Elaborar e validar tecnologia de apoio nutricional para gestantes com Hipertensão Arterial em um serviço de pré-natal de alto risco. Metodologia: Pesquisa metodológica, por enfocar o desenvolvimento, a avaliação e o aperfeiçoamento de um instrumento. A construção da cartilha educativa foi feita após a definição do título da cartilha e realização do levantamento de conteúdo a ser abordado, utilizando o Guia Alimentar Para a População Brasileira: Promovendo a Alimentação Saudável, Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, Diretriz de Hipertensão Arterial na Gestação, ambos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e a 6ª edição do Manual de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde. A validação deste estudo será realizada por 7 juízes que atenderem aos critérios de inclusão. Foram utilizadas a escala Likert de 4 pontos e o Índice de Validade de Conteúdo, sendo a cartilha considerada validada por atingir um ponto de corte superior a 0,80. Resultados: A cartilha esta apresentada em 11 páginas. Na validação da cartilha educativa, obteve-se a participação de 07 juízes. Os juízes classificaram-se em: 04 nutricionistas e 03 enfermeiros. Todos os critérios foram avaliados com IVC superior a 0,80, considerado o material educativo construído com boa qualidade para ser utilizado. Conclusão: Com a criação e validação da cartilha educativa, espera-se que a utilização por parte dos profissionais de saúde inseridos no pré-natal de alto risco proporcione mais segurança para trabalhar orientações relacionadas ao cuidado nutricional. Apesar da etapa da validação já ter ocorrido, a cartilha educativa ainda será apresentada à direção do Hospital do Seridó, sugerindo-se a implantação do uso no Pré-Natal de Alto Risco da referida instituição.
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Introduction: Gestational hypertension accounts for approximately 14% of all maternal deaths worldwide and about 22% in Latin America. The importance of nutritional attention in high-risk prenatal care aims to reduce the prevalence of gestational nutritional disorders. Educational technologies, such as printed pamphlets, are didactic materials easily accessible and considered an important means for health promotion. The development of an educational pamphlet on Gestational Hypertension aims to assist care in the High-Risk Prenatal Care at Seridó Hospital, Caicó-RN. Objectives: To develop and validate nutritional support technology for pregnant women with Gestational Hypertension in a high-risk prenatal service. Methodology: Methodological research, focusing on the development, evaluation, and improvement of an instrument. The construction of the educational pamphlet was carried out after defining the title and conducting a content survey, using the Food Guide for the Brazilian Population: Promoting Healthy Eating, Brazilian Guideline for Arterial Hypertension, Guideline for Arterial Hypertension in Pregnancy, both from the Brazilian Society of Cardiology, and the 6th edition of the High-Risk Pregnancy Manual from the Ministry of Health. The validation of this study will be conducted by 7 judges who meet the inclusion criteria. A 4-point Likert scale and the Content Validity Index were used, with the pamphlet considered validated for achieving a cutoff point above 0.80. Results: Results: The booklet is presented in 11 pages. In the validation of the educational pamphlet, the participation of 07 judges was obtained. The judges were categorized as: 04 nutritionists and 03 nurses. All criteria were evaluated with a Content Validity Index (CVI) above 0.80, indicating that the educational material was built with good quality for use. Conclusion: With the creation and validation of the educational pamphlet, it is expected that its use by healthcare professionals in high-risk prenatal care will provide greater confidence in delivering guidance related to nutritional care. Despite the validation stage already having occurred, the educational pamphlet will still be presented to the management of Seridó Hospital, suggesting its implementation in the High-Risk Prenatal Care of said institution.
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GABRIELLE MORAIS ARRUDA COSTA
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TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA TRANSMISSÃO DO CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE NO CONTEXTO DA PASSAGEM DE PLANTÃO HOSPITALAR.
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Orientador : ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
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LILIANE PEREIRA BRAGA
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GRASIELA PIUVEZAM
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JESSICA DANTAS DE SA TINOCO
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Data: 13/06/2024
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A passagem de plantão é uma ferramenta estratégica utilizada para organização do trabalho da equipe de enfermagem e possibilita assegurar a continuidade da assistência ao paciente durante a troca de turno entre as equipes. A ocorrência de falhas nesse processo podem ocasionar prejuízos na assistência e danos à saúde dos pacientes, que podem ser superadas através da técnica correta de comunicação, protocolos pré-estruturados e padronizados, promoção do respeito mútuo entre profissionais, educação permanente e atualização profissional contínua. Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma tecnologia educacional para o treinamento de equipes de enfermagem no contexto da passagem de plantão hospitalar para melhoria da segurança do paciente. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho metodológico, para construção de tecnologia educacional audiovisual, em duas etapas: Etapa 1: Revisão de Escopo; Etapa 2: Construção de vídeo educacional. Para a revisão de escopo, com base no método Joanna Briggs, seguiram-se as fases: identificação da questão de pesquisa; identificação dos estudos relevantes; seleção de estudo; mapeamento de dados; agrupamento, resumo e relato dos resultados. Para identificação das pesquisas elegíveis foram utilizados os descritores: Nursing Team, handover, shift handover e hospital, buscados nas bases eletrônicas: Pubmed, Science Direct, EMBASE, Web of Science e Scopus. Para a segunda etapa de construção do vídeo, desenvolveu-se as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do conteúdo do vídeo; e construção e edição do vídeo. Na primeira etapa da pesquisa, a revisão de escopo apresentou 8 estudos elegíveis que apontaram a utilização de vídeos e a simulação clínica como estratégias eficazes de treinamento, sendo a ferramenta ISBAR/SBAR a mais utilizada para sistematização do conteúdo. Dessa forma, para construção do vídeo, as informações sobre os itens importantes para a passagem de plantão identificados na revisão de escopo foram utilizadas para a contrução do roteiro do cenário, na qual o contexto da transição do plantão em enfermaria hospitalar ocorre com o um diálogo entre dois enfermeiros, com conteúdo baseado no ISBAR/SBAR. O vídeo foi construído através do site www.powtoon.com, um software de animação gratuito para construção de vídeos. Utilizou-se a modalidade gratuita disponibilizada pelo site, na categoria “explicador animado”. Conclui-se que a identificação dos principais métodos de treinamento para transformação e melhoria do processo da passagem de plantão bem como a comunicação efetiva na segurança do paciente e o seu conhecimento poderá guiar intervenções de melhoria dos processos de trabalho. E que o desenvolvimento de uma tecnologia educacional, como vídeos, podem facilmente ser acessados pelos profissionais de saúde, orientando-os na modificação de habilidades e atitudes que promovam a melhoria dos seus processos de trabalho, durante a passagem de plantão.
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Shift handover is a strategic tool used to organize the work of the nursing team and ensures the continuity of patient care during the change of shift between teams. Failures in this process can lead to deficiencies in care and harm to patients' health, which can be overcome through correct communication techniques, pre-structured and standardized protocols, promotion of mutual respect among professionals, continuous professional education, and ongoing professional development. Therefore, this study aims to develop an educational technology for training nursing teams in the context of hospital shift handover to improve patient safety. To achieve this, methodological research was conducted to construct audiovisual educational technology in two stages: Stage 1: Scoping Review; and Stage 2: Educational video construction. For the scoping review, based on the Joanna Briggs method, the following phases were followed: identification of the research question; identification of relevant studies; study selection; data mapping; grouping, summarizing, and reporting results. To identify eligible studies, the descriptors Nursing Team, handover, shift handover, and hospital were used and searched in electronic databases: Pubmed, Science Direct, EMBASE, Scielo, and Scopus. For the second stage of video construction, the following steps were developed: definition of the set of objectives; review of the scientific literature; planning and elaboration of video content; and video construction and editing. In the first stage of the research, the scoping review presented 9 eligible studies that indicated the use of videos and clinical simulation as effective training strategies, with the ISBAR/SBAR tool being the most used for content systematization. Therefore, for the construction of the video, information on the important items for shift handover identified in the scoping review was used to construct the scenario, in which the context of the transition of the shift in a hospital ward occurs with a dialogue between two nurses, with content based on ISBAR/SBAR. It is concluded that the identification of the main training methods for the transformation and improvement of the shift handover process as well as effective communication in patient safety and their knowledge can guide interventions to improve work processes. And that the development of educational technology, such as videos, can easily be accessed by healthcare professionals, guiding them in modifying skills and attitudes that promote improvement in their work processes during shift handover.
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GABRIELLA DAYANE DE SOUZA
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OFICINA DE CAPACITAÇÃO MÉDICA PARA USO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA CLÍNICA ESCOLA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RN
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Orientador : JANINE KARLA FRANCA DA SILVA BRAZ
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MEMBROS DA BANCA :
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JANINE KARLA FRANCA DA SILVA BRAZ
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MICHELLINE DO VALE MACIEL
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PATRICIA PIMENTEL DE BARROS
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RÔMULO DOS SANTOS CAVALCANTE
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NAILA ALBERTINA DE OLIVEIRA
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Data: 19/08/2024
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As oficinas de capacitações são estratégias para promoção da educação continuada de profissionais, em diversos temas como o uso do prontuário eletrônico do paciente. Por isso, esse trabalho objetivou criar uma oficina de capacitação para os profissionais médicos para uso do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Dentre os 16 docentes que atuam na clínica-escola da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Caicó/RN 10 participaram da oficina de capacitação. A oficina ocorreu em três momentos: Pré-oficina, com uso do Mentimenterâ sobre a percepção prévia do prontuário eletrônico do paciente; Oficina: hands-on com uso do sistema SigSaúde e em seguida o pós-oficina com a discussão e o uso do manual sobre o sistema SigSaúde. A oficina foi avaliada com uso instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde (IVCES) e de acordo com os docentes alcançou o seu objetivo, sendo uma ferramenta pedagógica efetiva validada que confere a compreensão do Prontuário Eletrônico do Paciente (IVC>80%). Conclui-se que os docentes médicos após a oficina de capacitação adquiriram habilidades tecnológicas e o PEP foi aderido e implantado na rotina de prática ambulatorial da clínica-escola, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem na formação médica.
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Training workshops are strategies for promoting continuing education for professionals, on various topics such as the use of electronic patient records. Therefore, this work aimed to create a training workshop for medical professionals to use the patient's electronic medical record (PEP). Among the 16 teachers who work at the teaching clinic of the Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN at the Federal University of Rio Grande do Norte in Caicó/RN, 10 participated in the training workshop. The workshop took place in three moments: Pre-workshop, using Mentimeterâ on the previous perception of the patient's electronic medical record; Workshop: hands-on using the SigSaúde system and then the post-workshop with discussion and use of the manual on the SigSaúde system. The workshop was evaluated using a health educational content validation instrument (IVCES) and, according to the teachers, it achieved its objective, being an effective validated pedagogical tool that provides an understanding of the Electronic Patient Record (IVC>80%). It is concluded that the medical teachers, after the training workshop, acquired technological skills and the PEP was adhered to and implemented in the outpatient practice routine of the teaching clinic, contributing to the teaching-learning process in medical training.
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RÔMULO HELTON DE ARAÚJO
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METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APLICADAS À CONSTRUÇÃO DE UM PLANO OPERATIVO PARA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA AO IDOSO
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Orientador : JANINE KARLA FRANCA DA SILVA BRAZ
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MEMBROS DA BANCA :
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JANINE KARLA FRANCA DA SILVA BRAZ
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ANA CARINE ARRUDA ROLIM
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PATRICIA PIMENTEL DE BARROS
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ANA HELENA SALES DE OLIVEIRA
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GUSTAVO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
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Data: 19/08/2024
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Os farmacêuticos e demais profissionais de saúde devem ser capacitados para auxiliar no uso de medicamentos em idosos submetidos a polifarmácia. Por isso a pesquisa objetivou construir oficinas para a obtenção do planejamento estratégico situacional da assistência farmacêutica ao paciente idoso. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Mãe Joaquina, localizada no município de São Fernando/RN, com uma equipe de 09 profissionais que compõe a unidade e que está diretamente ligada a atenção farmacêutica, no período de agosto a novembro de 2023. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico situacional (PES), foram realizadas oficinas, com o método fishbowl para o momento explicativo fase I, simulação realística para o momento explicativo fase II, a ferramenta Kahoot!â para os momentos normativo e estratégico e a discussão em grupos para o momento tático-operacional. Mediante a utilização de metodologias ativas durante as oficinas obteve-se um plano operativo com melhorias nos aspectos de comunicação multiprofissional, bem como as operações e ações para aprimorar o serviço de assistência farmacêutica prestado na atenção básica em saúde para pessoas idosas.
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Pharmacists and other health professionals must be trained to assist elderly people in the use of medicines in elderly people undergoing polypharmacy. Therefore, the research aimed to build workshops to obtain situational strategic planning for pharmaceutical care for elderly patients. The research was developed at the Mãe Joaquina Basic Health Unit, located in the municipality of São Fernando/RN, with a team of 9 professionals who make up the unit and who are directly linked to pharmaceutical care, from August to November 2023. For the development of situational strategic planning (PES), workshops were held, with the fishbowl method for the phase I explanatory moment, realistic simulation for the phase II explanatory moment, the Kahoot!â tool for the normative and strategic moments and discussion in groups for the tactical-operational moment. Through the use of active methodologies during the workshops, an operational plan was obtained with improvements in aspects of multidisciplinary communication, as well as operations and actions to improve the pharmaceutical assistance service provided in basic health care for elderly people.
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THUANY RODRIGUES DIAS
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FORTALECENDO O SUS E A EDUCACAO MEDICA: PERFIL E TRAJETORIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE UMA RESIDENCIA EM MEDICINA DE FAMLIA E COMUNIDADE
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Orientador : MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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JULIANE DE OLIVEIRA COSTA
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TIAGO BEZERRA DE SÁ DE SOUSA NOGUEIRA
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Data: 10/10/2024
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A formação de médicos especialistas em Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da Residência Médica é uma estratégia crucial para fortalecer a Educação Médica e o Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo investigou o perfil e a trajetória profissional dos egressos da Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) de Patos, na Paraíba. A pesquisa, de natureza quantitativa, descritiva e documental, analisou dados estatísticos e documentos públicos da plataforma da Comissão Nacional de Residência Médica. Dos 104 egressos, 97,1% (101) responderam ao instrumento de coleta. A média de idade foi 32,86 (DP=5,21) anos. A maioria era composta pelo sexo feminino (52,5%), originários da Paraíba (40,6%), formados em instituições privadas (61,4%), solteiros (57,4%), sem filhos (71,3%), residindo atualmente na Paraíba (54,5%). A maioria dos egressos trabalha exclusivamente na rede pública (53,5%), predominantemente em Unidades Básicas de Saúde (51,5%). A maioria atua profissionalmente na Paraíba (56,4%), sendo que 87,5% atuam na Terceira Macrorregião de Saúde, onde a RMFC está inserida. Quanto à atuação profissional, 6,9% são gestores em Instituição de Ensino Superior, 13,9% são docentes e 22,8% são preceptores, com a maioria atuando no programa de formação. Após a RMFC, 6,9% concluíram ou estão cursando mestrado e/ou doutorado, 45,5% especialização/curso em Preceptoria e 47,5% pretendem fazer outra Residência Médica, com 27,1% optando por Psiquiatria. Dos egressos, 23,8% mantiveram-se realizando alguma pesquisa. Quanto à realização de uma segunda Residência Médica, 38,6% concluíram ou estão concluindo, principalmente na área de Psiquiatria (15,4%). Em relação à satisfação com a formação na RMFC, 82,2% a classificaram como muito satisfatória ou satisfatória, enquanto 11,9% expressaram parcial satisfação devido ao cenário de prática. Profissionais que realizaram uma segunda RM (38,5%) estão predominantemente atuando na Paraíba (45,4% na Terceira Macrorregião de Saúde). Este estudo forneceu uma visão abrangente da Residência em Medicina de Família e Comunidade em Patos – Paraíba, destacando seu impacto na formação, na atuação profissional e no compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e acadêmico.
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The training of specialist physicians in Primary Health Care (PHC) through Medical Residency is a crucial strategy to strengthen Medical Education and the Unified Health System (SUS). This study investigated the profile and professional trajectory of graduates from the Family and Community Medicine Residency (FCMR) program in Patos, Paraiba. The research, of a quantitative, descriptive, and documentary nature, analyzed statistical data and public documents from the National Medical Residency Commission platform. Out of 104 graduates, 97.1% (101) responded to the data collection instrument. The average age was 32.86 (SD=5.21) years. The majority were female (52.5%), from Paraiba (40.6%), graduates of private institutions (61.4%), single (57.4%), without children (71.3%), currently residing in Paraiba (54.5%). Most graduates work exclusively in the public sector (53.5%), predominantly in Basic Health Units (51.5%). The majority work professionally in Paraiba (56.4%), with 87.5% working in the Third Health Macroregion, where the FCMR is located. Regarding professional activities, 6.9% are managers in Higher Education Institutions, 13.9% are teachers, and 22.8% are preceptors, with the majority working in the training program. After FCMR, 6.9% completed or are pursuing a master's and/or doctorate, 45.5% completed a specialization/course in Preceptorship, and 47.5% intend to pursue another Medical Residency, with 27.1% choosing Psychiatry. Of the graduates, 23.8% continued to conduct some research. Regarding the completion of a second Medical Residency, 38.6% completed or are completing it, mainly in the Psychiatry field (15.4%). Regarding satisfaction with FCMR training, 82.2% rated it as very satisfactory or satisfactory, while 11.9% expressed partial satisfaction due to the practice setting. Professionals who completed a second Medical Residency (38.5%) are predominantly working in Paraiba (45.4% in the Third Health Macroregion). This study provided a comprehensive view of the Family and Community Medicine Residency in Patos - Paraiba, highlighting its impact on training, professional practice, and ongoing commitment to professional and academic development.
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FRANCYELY DOS SANTOS MOURA
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EDUCACAO EM SAUDE BASEADA EM SIMULACAO PARA UMA EXPERIENCIA POSITIVA DE PARTURICAO
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Orientador : ANA CARINE ARRUDA ROLIM
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CARINE ARRUDA ROLIM
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ANA CRISTINA MARTINS UCHOA LOPES
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DIEGO BONFADA
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PRISCILLA BRANDÃO DE MEDEIROS
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RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 28/11/2024
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A assistência ao parto tem passado por diversas transformações, com vistas à adoção de boas práticas de humanização nas instituições de saúde. Nesse sentido, o uso de tecnologias no contexto do trabalho de parto, como a simulação enquanto metodologia ativa, constitui-se como um importante recurso que favorece a aproximação da prática obstétrica e pode fortalecer a autonomia e o protagonismo das parturientes no processo de trabalho de parto e parto, possibilitando a minimização dos efeitos negativos da parturição, bem como a diminuição das inseguranças e medos relacionados ao parto normal. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver uma proposta de atividade de educação em saúde sobre estratégias não farmacológicas para o alívio da dor no trabalho de parto, direcionada a gestantes, baseando-se na simulação como ferramenta de apoio. Trata-se de uma pesquisa participativa, do tipo pesquisa-ação, analisada qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), localizada no município de Caicó-RN. A atividade simulada foi desenvolvida no laboratório de simulação e habilidades da EMCM/UFRN, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A população de estudo foi composta por um grupo de sete pessoas, sendo cinco gestantes e duas acompanhantes que atenderam aos critérios estabelecidos no estudo. As gestantes que participaram da atividade mostraram-se colaborativas e engajadas, além de demonstrarem interesse em participar de outras experiências com o uso da simulação, sugerindo ainda temas a serem abordados em futuras atividades. Conclui-se que esta pesquisa proporcionou às gestantes a oportunidade de visitar a EMCM e conhecer, na prática, o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor que podem ser utilizados durante o trabalho de parto e que estarão disponíveis na maternidade de referência. Assim, espera-se que este estudo subsidie a realização de outras experiências baseadas em simulação para gestantes, incentivando o parto normal e promovendo uma maior integração entre ensino, serviço e comunidade.
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Childbirth care has undergone several transformations aimed at adopting good humanization practices in healthcare institutions. In this context, the use of technologies in the labor process, such as simulation as an active methodology, constitutes an important resource that bridges the gap between obstetric practice and strengthens the autonomy and protagonism of parturients during labor and delivery. This approach helps minimize the negative effects of childbirth and reduces insecurities and fears related to vaginal delivery. The main objective of this study was to develop a health education activity on non-pharmacological strategies for pain relief during labor, directed at pregnant women, using simulation as a support tool. This is a participatory research study, specifically action research, analyzed qualitatively through content analysis techniques. Data collection was carried out at the Multicampi School of Medical Sciences (EMCM/UFRN), located in Caico, RN, Brazil. The simulated activity was conducted in the EMCM/UFRN simulation and skills laboratory, after approval by the Research Ethics Committee. The study population consisted of a group of seven people: five pregnant women and two companions who met the established study criteria. The participating pregnant women were collaborative and engaged, showing interest in participating in further experiences involving simulation and suggesting topics for future activities. It is concluded that this research provided pregnant women the opportunity to visit EMCM and practically experience non-pharmacological pain relief methods available for use during labor at the reference maternity hospital. This study is expected to support other simulation-based experiences for pregnant women, encouraging vaginal delivery and promoting greater integration between education, healthcare services, and the community.
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IURY HELDER SANTOS DANTAS
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MANUAL PARA O CUIDADO DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUEMICO EM IDOSOS NA ATENCAO BASICA: UMA ABORDAGEM DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE
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Orientador : ERICO GURGEL AMORIM
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MEMBROS DA BANCA :
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ERICO GURGEL AMORIM
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FERNANDA MARTINS MAIA CARVALHO
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GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
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HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS
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RICARDO FRANKLIN DE FREITAS MUSSI
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Data: 19/12/2024
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O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) é uma questão de saúde pública no Brasil, dado o seu relevante impacto socioeconômico e a elevada taxa de mortalidade. Nessa perspectiva, analisar o contexto no qual a problemática se insere é fundamental para construção de políticas públicas eficientes. Essa análise de contexto parte do pressuposto de que toda ação humana é dependente do contexto e só pode ser entendida a partir da análise do cenário em que ocorre. Com base na organização em contextos, apresentamos neste trabalho a problemática do AVCi, que está inserida no panorama da saúde pública brasileira, na qual a Educação Permanente em Saúde é uma estratégia para superar os entraves existentes. Diante desse cenário, este trabalho busca, através da Educação Permanente em Saúde, fortalecer a linha de Cuidado do AVCi, explorando aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos, ao passo que discute a importância da Educação em Saúde como ferramenta aglutinadora dentro do SUS. Este estudo elaborou um manual voltado para orientar pacientes, familiares, cuidadores e as equipes da Atenção Primária no manejo do AVCi em idosos no município de Caicó/RN. Para levantamento dos dados, realizou-se a revisão nas bases de dados: Scielo, PubMed e periódicos CAPES. Posteriormente, compreendeu-se a organização dos equipamentos locais disponíveis para construção do manual propriamente dito. Como resultados almejados, espera-se fortalecer a rede local de saúde e articulá-la para enfrentamento das doenças cerebrovasculares. Portanto, através do trabalho colaborativo, da análise de contexto e da Educação Permanente em Saúde, busca-se construir uma assistência mais coesa do AVCi na Atenção Primária, evitando variações no cuidado, redução da morbimortalidade e dos custos associados.
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Ischemic stroke is a public health issue in Brazil, given its significant socioeconomic impact and high mortality rate. From this perspective, analyzing the context in which the problem is inserted is essential for the construction of efficient public policies. This context analysis is based on the assumption that all human action is context-dependent and can only be understood by analyzing the scenario in which it occurs. Based on the organization in contexts, we present in this paper the problem of Ischemic stroke, which is inserted in the panorama of Brazilian public health, in which Permanent Education in Health is a strategy to overcome existing obstacles. In view of this scenario, this study seeks to strengthen the line of care for ischemic stroke through continuing health education, exploring preventive, diagnostic and therapeutic aspects, while discussing the importance of health education as a unifying tool within the SUS. This study developed a manual aimed at guiding patients, family members, caregivers and primary care teams in the management of ischemic stroke in the elderly in the city of Caico/RN. To collect the data, a review was carried out in the following databases: Scielo, PubMed and CAPES journals. Subsequently, the organization of the local equipment available for the construction of the manual itself was understood. As desired results, it is expected to strengthen the local health network and articulate it to face cerebrovascular diseases. Therefore, through collaborative work, context analysis and Permanent Health Education, we seek to build more cohesive stroke care in Primary Care, avoiding variations in care, reducing morbidity and mortality and associated costs.
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MARIO HELIO ANTUNES PAMPLONA
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OFERTA EDUCACIONAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO PROCESSO PARTURITIVO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
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Orientador : MARCELO VIANA DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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JAQUELINE ALCÂNTARA MARCELINO DA SILVA
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MARCELO VIANA DA COSTA
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Data: 30/12/2024
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O processo parturitivo é dinâmico, complexo e necessita de uma atenção integral e segura. Apesar dessa necessidade a lógica do trabalho em saúde ainda é marcada pela fragmentação das práticas, típico do modelo profissional-centrado. Tomando por base essa problemática, a educação interprofissional pode ser adotada para qualificar o pessoal para o efetivo trabalho em equipe no enfrentamento das necessidades relacionadas a atenção à saúde da mulher no período parturitivo. O objetivo da pesquisa foi sistematizar um processo de qualificação em serviço para a atenção à saúde da mulher no processo parturitivo a partir das bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional. Estudo metodológico, de abordagem qualitativa realizado com profissionais e residentes que atuam no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, na cidade de Caicó-RN. O estudo contemplou o estabelecimento da estrutura conceitual; definição das competências e objetivos; construção dos itens da proposta; seleção e organização dos itens. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir da análise temática categorial. O processo de análise de dados permitiu a elaboração de categorias temáticas, que por sua vez orientaram a elaboração da estrutura teórica, conceitual e metodológica da oferta educacional orientada pelos pressupostos da educação interprofissional. As categorias temáticas encontradas foram: trabalho multiprofissional: pouca interação e questões identitárias da equipe; atenção centrada na usuária; Limitada compreensão dos papeis profissionais; Trabalho colaborativo X processo formativo. A oferta educacional abordou os aspectos identificados nas categorias temáticas. A estrutura da oferta educacional foi organizada em: competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologias de ensino, cenários de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação da oferta educacional. Toda a proposta foi orientada pela explícita intencionalidade pedagógica no desenvolvimento de competências interprofissionais para a oferta de atenção integral e segura à mulher no processo partitivo.
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The parturition process is dynamic, complex and requires comprehensive and safe care. Despite this need, the logic of health work is still marked by the fragmentation of practices, typical of the professional-centered model. Based on this problem, interprofessional education can be adopted to qualify staff for effective teamwork in meeting the needs related to women's health care in the parturition period. The aim of the research was to systematize an in-service qualification process for women's health care in the parturition process based on the theoretical-conceptual and methodological foundations of interprofessional education. A methodological study with a qualitative approach was carried out with professionals and residents working in the obstetrics department of the Seridó Hospital, in the city of Caicó-RN. The study included establishing the conceptual framework; defining the competencies and objectives; constructing the items in the proposal; selecting and organizing the items. Data was collected through semi-structured interviews. The data collected was analyzed using thematic categorical analysis. The data analysis process allowed for the development of thematic categories, which in turn guided the development of the theoretical, conceptual and methodological structure of the educational offer guided by the assumptions of interprofessional education. The thematic categories found were: multiprofessional work: little interaction and team identity issues; user-centered care; limited understanding of professional roles; collaborative work X training process. The educational offer addressed the aspects identified in the thematic categories. The structure of the educational offer was organized into: expected competences, learning objectives, teaching methodologies, teaching-learning scenarios, learning assessment and evaluation of the educational offer. The entire proposal was guided by an explicit pedagogical intention to develop interprofessional competencies to provide comprehensive and safe care for women in the childbirth process.
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