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Dissertações |
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FRANKLY EUDES SOUSA MARTINS
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FORMAÇÃO MÉDICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: DESAFIOS PARA O ENSINO BASEADO NA COMUNIDADE NA PANDEMIA PELA COVID-19
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Orientador : ANA CARINE ARRUDA ROLIM
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE POLICARPO DA SILVA
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ANA CARINE ARRUDA ROLIM
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RAQUEL LITTERIO DE BASTOS
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Data: 24/01/2022
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O presente estudo objetivou identificar e analisar os desafios da oferta de componentes curriculares de EBC em formato remoto nos anos iniciais do curso de medicina da EMCM com vistas ao cumprimento da responsabilidade social da escola médica no Seridó Potiguar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo e complementada pela análise documental de dados, documentos e informações relativos aos componentes curriculares de EBC ofertados. Foram realizados nos meses de agosto e setembro de 2021, um grupo focal com 8 estudantes e um com 6 docentes, pertencentes a um dos 4 primeiros períodos do curso de medicina da EMCM/UFRN, sendo as discussões gravadas, transcritas, reunidas e depois analisadas com auxílio do software Atlas.ti.9® e seguindo a proposta de análise de conteúdo temática de Minayo, Deslandes e Gomes (2007). A partir da análise dos dados coletados emergiram as seguintes categorias: EBC e Formação Médica; Desafios do EBC em formato remoto; Estratégias, propostas e iniciativas para superação dos desafios; Envolvimento institucional no EBC em formato remoto; Envolvimento dos docentes e estudantes; e EBC em formato remoto e cumprimento da responsabilidade social da escola médica.Foi possível compreender que os estudantes e docentes reconhecem as potencialidades do EBC para garantir a responsabilidade social da escola médica, porém os resultados apontam que diversos desafios surgiram na sua oferta em formato remoto, demandando diferentes estratégias sem planejamento adequado e sem apoio institucional suficiente. Pela análise das informações obtidas, as propostas foram consideradas pontuais e sem eficácia provocaram desgastes e adoecimentos no corpo docente e não impediram que, no geral, fossem percebidos nos estudantes sentimentos de desestímulo, incerteza, sobrecarga e ansiedade para serem (re)inseridos na comunidade. A partir das constatações proporcionadas pelas percepções dos estudantes e docentes investigados, infere-se a oferta de componentes curriculares de EBC em formato remoto não contribuiu suficientemente para o cumprimento da responsabilidade social da escola médica no Seridó potiguar, assumindo, ao invés disso, uma configuração de redução de danos sem sentido, desconexa da realidade local e distante dos princípios do EBC. A pesquisa aponta que sem apoio, capacitação, estrutura e disposição da escola, os docentes não conseguem sozinhos, e inclusive adoecem tentando, estruturar os componentes curriculares de EBC dentro da realidade do ensino remoto.
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This study aimed to identify and analyze the challenges of offering EBC curricular components in remote format in the early years of the medicine course at EMCM, with a view to fulfilling the social responsibility of the medical school in Seridó Potiguar. It is qualitative research of explanatory character and complemented by documental analysis of data, documents and information related to the curricular components of EBC offered. In August and September 2021, a focus group was held with 8 students and one with 6 professors, belonging to one of the first 4 periods of the medicine course at EMCM/UFRN, with the discussions being recorded, transcribed, gathered and then analyzed with the help of Atlas.ti.9® software and following the proposal of thematic content analysis by Minayo, Deslandes and Gomes (2007). From the analysis of the collected data, the following categories emerged: EBC and Medical Education; EBC challenges in remote format; Strategies, proposals and initiatives to overcome challenges; Institutional involvement in the EBC in remote format; Involvement of faculty and students; and EBC in remote format and compliance with the medical school's social responsibility. It was possible to understand that students and professors recognize the potential of the EBC to ensure the social responsibility of the medical school, but the results show that several challenges arose in its provision in a remote format, demanding different strategies without adequate planning and without sufficient institutional support. Based on the analysis of the information obtained, the proposals were considered punctual and ineffective, causing weariness and illness in the faculty and did not prevent, in general, feelings of discouragement, uncertainty, overload and anxiety to be (re)inserted in the community were perceived in the students. From the findings provided by the perceptions of the investigated students and teachers, it is inferred that the offer of EBC curricular components in remote format did not sufficiently contribute to the fulfillment of the social responsibility of the medical school in Seridó Potiguar, assuming, instead, a configuration of meaningless harm reduction, disconnected from the local reality and distant from the EBC principles. The research points out that without the support, training, structure and disposition of the school, teachers cannot alone, and even get sick, trying to structure the curricular components of EBC within the reality of remote education.
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KAIO DAKSON DA SILVA
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O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como cenário de prática da Residência Multiprofissional em Atenção Básica
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Orientador : ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE
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TIAGO ROCHA PINTO
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Data: 28/01/2022
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INTRODUÇÃO: A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) é uma modalidade de pós-graduação que promove aprendizagem a partir da inserção dos pós-graduandos em cenários de prática reais do mundo do trabalho. No município de Caicó um dos cenários de aprendizagem é o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Neste espaço que compõe o Sistema Único de Saúde na IV Região de Saúde do Rio Grande do Norte, é oferecido aos residentes rodízios de atividades sob supervisão/preceptoria de maneira interprofissional dos trabalhadores deste equipamento de saúde. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar em que medida a presença dos residentes do PRMAB influenciou o processo de trabalho dos profissionais de saúde do CEREST. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva e exploratória desenvolvido por meio da técnica de análise de conteúdo, com a participação de 03 trabalhadores do CEREST e atuam diretamente com os residentes. RESULTADOS: Assim, foi possível a construção de três categorias, a saber: Conhecimento e Preparo para atuar em Saúde do Trabalhador; Residência x Preceptoria: percepções, fragilidades e potencialidades e as condições de Trabalho dos profissionais do CEREST/Caicó. Percebemos que as entrevistadas detém o conhecimento sobre a saúde do trabalhador, enfatizando a deficiência do quadro de recursos humanos. Ainda, quanto a residência enfatiza a importância dos residência e da preceptoria e que as condições de trabalho do cerest causa impacto diretamente nas ações de saúde do trabalhador na IV Região de saúde/RN e no processo formativo dos residentes. CONCLUSÃO: Conclui-se que o CEREST vem passando ao longo do tempo por um processo de desmonte institucional, influenciando nas condições do trabalho dos profissionais e, consequentemente, causando impacto no processo formativo dos residentes.
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INTRODUCTION: The Multiprofessional Residency in Health (RMS) is a postgraduate modality that promotes learning based on the insertion of postgraduate students into real practice scenarios in the world of work. In the municipality of Caicó, one of the learning scenarios is the Occupational Health Reference Center (CEREST). In this space that makes up the Unified Health System in the IV Health Region of Rio Grande do Norte, it is offered to residents rotations of activities under supervision/preceptorship in an interprofessional way of the workers of this health equipment. OBJECTIVE: This study aims to analyze to what extent the presence of PRMAB residents influenced the work process of CEREST health professionals. METHODOLOGY: This is qualitative research of descriptive and exploratory character developed through the technique of content analysis, with the participation of 03 workers from CEREST and working directly with the residents. RESULTS: Thus, it was possible to construct three categories, namely: Knowledge and Preparation to work in Occupational Health; Residence x Preceptorship: perceptions, weaknesses and strengths and the working conditions of CEREST/Caicó professionals. We noticed that the interviewees have knowledge about workers' health, emphasizing the deficiency of the human resources framework. Still, regarding residency, it emphasizes the importance of residency and preceptorship and that the working conditions of cerest have a direct impact on workers' health actions in the IV Health Region/RN and on the training process of residents. CONCLUSION: It is concluded that CEREST has been going through a process of institutional dismantling over time, influencing the working conditions of professionals and, consequently, impacting the training process of residents.
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MONALIZA RAQUEL DO NASCIMENTO
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Distribuição espacial e temporal dos agravos de saúde do trabalhador: uma análise regional da situação de saúde.
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Orientador : EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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MEMBROS DA BANCA :
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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JOAO FIRMINO RODRIGUES NETO
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MICHELLINE DO VALE MACIEL
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PABLO DE CASTRO SANTOS
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Data: 01/04/2022
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Os acidentes relacionados ao trabalho, as doenças ocupacionais e do trabalho se manifestam a partir do nexo causal com as atividades executadas pelos trabalhadores, ou através das condições de trabalho aos quais estão submetidos constantemente. Desta forma, este trabalho busca fazer uma análise espacial e temporal dos agravos de Saúde do Trabalhador na 4ª Região de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal de análise espacial e temporal dos agravos de Saúde do Trabalhador na 4ª Região de Saúde, com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da Secretaria Estadual de Saúde Pública - SESAP/RN, no período de 2007 à 2019. Os dados são secundários, sendo coletados apartir do banco de dados do SINAN da IV Unidade Regional de Saúde Pública – IV URSAP, da Secretaria do Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP/RN. Esse estudo poderá contribuir com as atividades relacionadas à saúde do trabalhador a serem desenvolvidas pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e Núcleo Regional de Saúde do Trabalhador - NURSAT da IV Unidade Regional de Saúde Pública, voltadas às ações de promoção, prevenção de riscos e proteção à saúde do trabalhador, assim como, à implantação e ou implementação de projetos e ou ações que contemplem a Vigilância à Saúde do Trabalhador da 4ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte.
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Work-related accidents, occupational and work diseases manifest themselves from the causal link with the activities performed by workers, or through the working conditions to which they are constantly submitted. Thus, this work seeks to make a spatial and temporal analysis of Occupational Health problems in the 4th Health Region. It is a descriptive study of the cross-sectional type of spatial and temporal analysis of Occupational Health problems in the 4th Health Region , with data from the Notifiable Diseases Information System (SINAN) of the State Department of Public Health - SESAP/RN, from 2007 to 2019. The data will be secondary, collected from the SINAN database of the IV Regional Unit of Public Health – IV URSAP, from the State Secretariat of Public Health of Rio Grande do Norte – SESAP/RN. This study allows us to contribute to the services related to workers' health (Regional Reference Center for Occupational Health - CEREST and Regional Center for Workers' Health - NURSAT of the IV Regional Public Health Unit) in terms of promotion and prevention actions. and health protection of these workers. As well as in the implementation of health promotion and damage prevention programs, thus contributing to the Occupational Health Surveillance of the 4th Health Region.
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MADONA NATALY GURGEL DE OLIVEIRA
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PROPOSTA DE UM MANUAL PARA OS RESIDENTES DA RESIDÊNCIA DE CLÍNICA MÉDICA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIENCIAS MÉDICAS.
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Orientador : EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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MEMBROS DA BANCA :
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DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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LAIO DA COSTA DUTRA
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Data: 08/04/2022
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Introdução: O desenvolvimento de manuais vem ocorrendo com frequência aprimorando e facilitando o trabalho de profissionais e equipes multiprofissionais, orientando-os no processo saúde-doença e ensino-aprendizagem. Além disso, as universidades através dos programas de residência vêm dispondo de manuais que orientam e instruem os residentes facilitando, padronizando as orientações e as atividades a serem desenvolvidas pelos mesmos Objetivos: Elaborar um Manual de Residência Médica para ser utilizado como documento institucional pelos residentes. Método: Optou-se por uma a revisão integrativa de literatura e análise documental com o objetivo de ordenar, sintetizar e reunir os resultados que estão publicados sobre Manual de Residência Médica como produto educacional. Resultados: Os resultados dessa revisão apontaram para os desafios dos Programas de Residência Médica, enfrentados pelos programas de Pós Graduação, e no que diz respeito aos documentos pesquisados observou-se um certo consenso entre as instituições na construção de um Manual de Residência Médica no sentido está em conformidade com as disposições contidas nas leis vigentes da Comissão Nacional de Residência Médica, possibilitando o cumprimento das regras descritas possibilitará uma convivência ética, harmônica e equilibrada para todos os ingressos nos serviços aos quais estão vinculados de nortear os alunos que ingressam para que os mesmos fiquem cientes do funcionamento e obrigações. Conclusão: Portanto, espera-se que os conteúdos propostos no manual possam fornecer orientações e ajuda aos alunos do Curso de residência em clínica médica, sendo referência para os estudantes.
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Introduction: The development of manuals has been occurring frequently, improving and facilitating the work of professionals and multidisciplinary teams, guiding them in the health-disease and teaching-learning process. In addition, universities, through residency programs, have manuals that guide and instruct residents, facilitating, standardizing the guidelines and activities to be developed for the same Objectives: To develop a Medical Residency Manual to be used as an institutional document by residents. Method: We opted for an integrative literature review and document analysis with the aim of ordering, synthesizing and gathering the results that are published on the Medical Residency Manual as an educational product. Results: The results of this review pointed to the challenges of Medical Residency Programs, faced by Graduate programs, and with regard to the researched documents, there was a certain consensus among institutions in the construction of a Medical Residency Manual in the sense complies with the provisions contained in the current laws of the National Medical Residency Commission, enabling compliance with the rules described will enable an ethical, harmonious and balanced coexistence for all entrances to the services to which they are bound to guide students who enter so that themselves are aware of the functioning and obligations. Conclusion: Therefore, it is expected that the contents proposed in the manual can provide guidance and help to students of the residency course in clinical medicine, being a reference for students.
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POLYANA LORENA SANTOS DA SILVA
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PROTOCOLO PARA IMPLANTAÇÃO DE SALA PARA CUIDADOS EMERGENCIAIS NO SETOR DA OBSTETRÍCIA
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Orientador : LILIANE PEREIRA BRAGA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
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CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA DA NÓBREGA
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LILIANE PEREIRA BRAGA
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Data: 28/06/2022
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O presente estudo foi pensado a partir da necessidade de encontrar soluções para os problemas diários observados durante a assistência obstétrica frente as urgências e emergências materna, de modo a elaborar uma proposta de protocolo apresentando e identificando se existem ações essenciais e/ou relevantes que possibilitem sanar as dificuldades observadas no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, município de Caicó/RN. O fator preponderante para escolha do tema se deu em virtude do alto índice de cesarianas, ausência de protocolos assistenciais no serviço e falta de ambiência para os atendimentos emergenciais. Tem como objetivo geral construir ferramenta normativa de ensino para implantação de sala para cuidados emergenciais no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, município de Caicó, estado do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura, integrativa, descritiva, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, baseando-se em estudos, protocolos e documentos que normatizem a assistência obstétrica. A busca na literatura foi realizada entre os meses de abril e julho de 2021, por intermédio da BVS, utilizando-se as seguintes bases de dados: LILACS, SCIELO, MEDLINE, utilizando os descritores: Protocolo, Obstetrícia e Emergência, e através de busca dirigida, por intermédio do google acadêmico, utilizando as palavras chave: Sala de Estabilização, Protocolo e Obstetrícia. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, elencados para delimitar o estudo, foi possível identificar um total de 85 estudos. A seleção dos estudos ocorreu conforme os títulos, resumos e conteúdo integral, sendo selecionados 4 estudos para compor o trabalho. Os resultados foram apresentados através de fluxograma do material obtido, analisados, confrontados e discutidos mediante a construção de quadros-resumo e categorias de análise. A partir do estudo, foi possível considerar que verificou-se uma dificuldade de encontrar material acerca da temática em questão, evidenciou-se a importância da assistência padronizada, baseada em evidências e pautada em aporte teórico, de modo a reduzir os riscos, as complicações, os índices de mortalidade materna, e relevância em proporcionar uma assistência obstétrica qualificada, efetiva e segura. Considerando que a inexistência de ferramentas normativas do ensino são fatores de risco para o agravamento das intercorrências e lesões frente as urgências e emergências obstétricas.
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Multidisciplinary work is essential for the assistance to emergency situations to be successfully remedied, especially in the context related to obstetric urgency and emergency, which needs specific scientific, practical and technical knowledge, so that quick and concrete decisions can be taken, transmitting security to the entire team and especially reducing the risks that threaten the patient's life. With this in mind, the study aims to develop a protocol for setting up a room for emergency care in the obstetrics sector, based on an integrative literature review. Methodologically, this study is an integrative literature review, based on protocols and documents that regulate obstetric care. The search took place in the Virtual Health Library (VHL), using the following databases: Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic Library On Line (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and through “grey” literature, through academic Google. To select the studies, the following descriptors were crossed: Protocol, Obstetrics and Emergency. Inclusion criteria were: reports on the creation of protocols, protocols aimed at hospitals at usual risk, full article, free access and permeating the topic discussed, in addition to monographs, theses and dissertations. During the search for academic works and crossing of those described, it was possible to identify a total of 85 studies, through databases and directed search. After careful reading, 4 studies were selected, named E1, E2, E3 and E4, (1 in the databases and 3 through directed search) to compose this integrative review. The results indicated 1 scientific article, 1 dissertation, 1 Ministry of Health Guide and 1 Protocol. Among the years in which the surveys were carried out, it is noted that 3 were published in the last 5 years and 1 more than 10 years ago. The collected data were presented, analyzed and discussed through the construction of summary tables and the following analysis categories: Maternal Mortality due to obstetric complications and Permanent and continuing education as a strategy to reduce maternal morbidity and mortality. From the study, it was possible to evidence a difficulty and scarcity of material on the subject in question, as well as the importance of standardized care, based on evidence and based on theoretical support, in order to reduce risks, complications, and rates of maternal mortality and consequently provide more qualified, effective and safe obstetric care. Thus, it is concluded that the understanding of multidisciplinary protocols is simple and at the same time complex, as it requires responsibility, attention, care, commitment and a lot of seriousness. Since, the different areas of knowledge are interrelated and vary according to personal goals and expectations, arising from individual, collective and professional perceptions, and if there is no seriousness, professionalism and dexterity can cause serious health risks.
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BRUNO INGLESSON ROQUE FÉLIX DA SILVA
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Simulação in situ para o treinamento de Suporte Básico de Vida no contexto da Atenção Básica: estudo piloto
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Orientador : RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALESSANDRA MAZZO
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 05/07/2022
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O presente estudo teve por objetivo geral capacitar profissionais de saúde em Suporte Básico de Vida (SBV) e analisar o método da simulação in situ enquanto estratégia de educação em saúde em tópicos de urgência e emergência no contexto da Atenção Básica (AB). Trata-se de uma pesquisa-ação. Seguiu-se as seguintes etapas: diagnóstico situacional, planejamento, intervenção, análise dos dados, e divulgação dos resultados. No diagnóstico situacional, foi realizado o mapeamento e caracterização dos recursos estruturais, materiais e humanos da Unidade Básica de Saúde local do estudo. Para tanto, utilizou-se como documentos oficiais a Avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) e o manual de estrutura física das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para a caracterização sociodemográfica, os participantes preencheram uma ficha de identificação. Foram planejadas e executadas aula expositiva, treino de habilidades, sessão de simulação in situ. E, de forma complementar, sessões de simulação clínica. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 5.163.206; CAAE: 54027521.7.0000.5568. A análise qualitativa deu-se por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Após traçar o diagnóstico situacional da UBS local do estudo, foi possível identificar que sua estrutura difere, parcialmente, do que é preconizado nos documentos oficiais do Ministério da Saúde. Quanto aos materiais, equipamentos e insumos para o atendimento de urgências e emergências na AB foi possível identificar que itens, decisivos para um atendimento dessa natureza, não estavam disponíveis até o momento da coleta de dados, não atendendo ao que é preconizado pela Política Nacional de Urgência e Emergência. A maioria dos participantes são do sexo feminino (75,0%), com idade média de 41 anos, agentes comunitários de saúde (25,0%), com tempo de formação profissional médio de 7,3 anos, e tempo de atuação profissional de 8 anos. A maioria não possuía formação em SBV (66,7%) e em urgência e emergência (66,7%). Em relação a autoconfiança para atuação em emergências, foi possível identificar que os participantes, no pós-teste, melhoraram o padrão de resposta, atribuindo maiores scores de autoconfiança para atuação em emergência. Foi identificado também as contribuições do método simulação in situ para a formação em SBV, as fragilidades e as potencialidades. Espera-se que o trabalho contribua para melhoria da qualidade assistência da população local.
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The general objective of this study was to provide training for health professionals in Basic Life Support [Suporte Básico de Vida- SBV] and to analyze the method of in situ simulation as a strategy for health education on urgency and emergency topics in the context of Primary Care [Atenção Básica-AB]. This is a research-action. The following steps were followed: situational diagnosis, planning, intervention, data analysis, and results dissemination. In the situational diagnosis, the mapping and characterization of the structural, material, and human resources of the Primary Health Care Unit were carried out. For this, we used as official documents the Evaluation for the Improvement of Access and Quality of Primary Health Care (AMAQ) and the manual of the physical structure of the Healthcare Units (UBS). For the sociodemographic characterization, the participants filled out an identification form. Lectures, skills training, and in situ simulation sessions were planned and performed. Moreover, complementarily, clinical simulation sessions. The study was approved by the Research Ethics Committee under number 5,163,206; CAAE: 54027521.7.0000.5568. The qualitative analysis was carried out using the Collective Subject Discourse [Discurso do Sujeito Coletivo-DSC]. After establishing the situational diagnosis of the local Healthcare Units of the study, it was possible to identify that its structure differs, partially, from what is recommended in the official documents of the Ministry of Health. As for the materials, equipment, and supplies for urgency and emergency care in the Primary Care, it was possible to identify that decisive items for this kind of care were not available at the time of data collection, not meeting what is recommended by the National Policy of Urgency and Emergency. Most participants are female (75.0%), with an average age of 41 years, community health agents (25.0%), with an average time of professional training of 7.3 years, and time of professional experience of 8 years. Most had no training in Basic Life Support (66.7%) and urgency and emergency (66.7%). Regarding self-confidence to deal with emergencies, it was possible to identify that participant improved their response pattern in the post-test, assigning higher levels of self-confidence to work in emergencies. It also identified the contributions of the in situ simulation method for Basic Life Support training, its limitations and potentialities. It is expected that this work will contribute to improving the quality of care for the local population.
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FÁBIO HENRIQUE PEREIRA SALDANHA
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PODCASTS SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO EMBRIONÁRIO E FETAL E MODIFICAÇÕES FISIOLÓGICAS E ANATÔMICAS NO ORGANISMO MATERNO: VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO
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Orientador : RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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R0DRIGO GUIMARÃES DOS SANTOS ALMEIDA
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LILIANE PEREIRA BRAGA
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RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA
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RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 25/07/2022
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O processo gestacional é complexo, dinâmico e multidimensional para a mulher e sua família, devido às características clínicas, sociais, culturais, caracterizando um processo de transformações, percepções, medos e inseguranças perante o que será vivenciado, incluindo a aquisição de novas responsabilidades. Assim, com o propósito de assegurar a qualidade no atendimento à gestante é importante que os profissionais de saúde façam uso de diferentes tecnologias, materiais e métodos. Entre essas tecnologias, cita-se o Podcast. O uso do Podcast como tecnologia digital pode auxiliar nas orientações para as gestantes e profissionais de saúde. Nessa perspectiva, o estudo teve por objetivo geral desenvolver e validar o conteúdo de podcasts sobre as mudanças fisiológicas da gravidez e as fases do desenvolvimento humano embrionário e fetal. Trata-se de um estudo metodológico. Seguiu-se as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos para o podcast; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do podcast; construção do podcast; validação do conteúdo do podcast. foi planejado como um podcast educativo-informativo. O podcast é no formato de áudio, com duração de cinco a dez minutos por episódio. Após essa etapa, foi realizada uma revisão narrativa da literatura. Não houve recorte temporal nem limitação de idiomas para a busca do referencial teórico. Após este processo, os conteúdos foram organizados em sequencias lógicas e montado o instrumento com o conteúdo a ser validado. O conteúdo foi organizado em duas partes. A parte um, sobre humano embrionário e fetal. Já a parte dois versa sobre mudanças fisiológicas da gravidez. Participaram do processo de validação onze juízes. A idade média dos juízes foi de 36 anos. Em relação ao tempo de exercício profissional, a média foi de 8,6 anos. A maioria é do sexo feminino (81,8%), da Enfermagem e Ciências Biológicas (27,3%), com doutorado (72,7%), com mais de uma ocupação profissional (63,6%). Na parte um, na primeira rodada de avaliação, 28 itens foram validados com o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) maior que 0,80. Na parte dois, 9 itens foram validados com IVC > 0,80. Dois itens não atingiram a concordância esperada. Portanto, foi iniciada uma segunda rodada de avaliação. Após a segunda rodada de avaliação, todos os itens, das duas partes, foram validados com IVC > 0,80. Posteriormente, os podcast serão gravados e distribuídos para as unidades de saúde local.
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Mostrar Abstract
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The gestational process is complex, dynamic and multidimensional for the woman and her family, due to the clinical, social and cultural characteristics, characterizing a process of transformations, perceptions, fears and insecurities regarding what will be experienced, including the acquisition of new responsibilities. Thus, in order to ensure the quality of care for pregnant women, it is important that health professionals make use of different technologies, materials and methods. Among these technologies, the Podcast is mentioned. The use of the Podcast as a digital technology can help guide pregnant women and health professionals. From this perspective, the general objective of the study was to develop and validate the content of podcasts on the physiological changes of pregnancy and the stages of human embryonic and fetal development. This is a methodological study. The following steps followed: definition of the set of objectives for the podcast; review of scientific literature; planning and elaboration of the podcast; construction of the podcast; validation of podcast content. was planned as an educational-informational podcast. The podcast is in audio format, lasting five to ten minutes per episode. After this step, a narrative review of the literature was carried out. There was no time frame or language limitation for the search for the theoretical framework. After this process, the contents were organized in logical sequences and the instrument was assembled with the content to be validated. The content was organized into two parts. Part one, about embryonic and fetal human. Part two is about the physiological changes of pregnancy. Eleven judges participated in the validation process. The average age of the judges was 36 years. Regarding the time of professional practice, the average was 8.6 years. Most are female (81.8%), from Nursing and Biological Sciences (27.3%), with a doctorate (72.7%), with more than one professional occupation (63.6%). In part one, in the first evaluation round, 28 items were validated with a Content Validity Index (CVI) greater than 0.80. In part two, 9 items were validated with CVI > 0.80. Two items did not reach the expected agreement. Therefore, a second round of evaluation was initiated. After the second evaluation round, all items, from both parts, were validated with CVI > 0.80. Subsequently, the podcasts will be recorded and distributed to local health facilities.
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ISAAC DANTAS DE MEDEIROS
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ANÁLISE DO USO DE PSICOTRÓPICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAICÓ
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Orientador : SERGIO RICARDO FERNANDES DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELO VIANA DA COSTA
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MERCIO GABRIEL DE ARAUJO
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RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA
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RODRIGO DOS SANTOS DINIZ
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SERGIO RICARDO FERNANDES DE ARAUJO
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Data: 24/08/2022
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A Atenção Primária constitui a principal porta de entrada para as demandas em saúde do indivíduo, e a causa mais frequente de procura por atendimento neste nível de atenção, apontada por alguns estudos, são as queixas psíquicas. Alguns outros fatores agravam esse cenário de consumo exacerbado: desejo do paciente em utilizar o medicamento para a resolução de problemas pessoais, familiares e/ou econômicos, a relação de vinculação médico-paciente e a postura do profissional de não se sentir confortável em negar a prescrição do medicamento; dificuldades ao acesso rápido ao médico especialista e a contra referência; demanda excessiva de consultas, que reverbera em tempo insuficiente para adoção de condutas como aconselhamento, orientações, atendimentos compartilhados com outros membros da equipe e/ou introdução do desmame do medicamento já em uso. Tais fatores implicam em um aumento significativo e preocupante de prescrições de medicamentos psicotrópicos na Atenção Primária a Saúde, tendo em vista, que na maioria dos casos, estas drogas são prescritas sem uma definição de esquema terapêutico que leve em consideração e/ou reavalie a condição do paciente ser temporária ou definitiva para o uso daquele fármaco.
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Mostrar Abstract
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Primary Care is the main gateway to the individual's health demands, and the most frequent cause of demand for care at this level of care, pointed out by some studies, are psychic complaints. Some other factors aggravate this scenario of exacerbated consumption: the patient's desire to use the medication to solve personal, family and/or economic problems, the doctor-patient relationship and the professional's attitude of not feeling comfortable in denying the drug prescription; difficulties in quick access to the specialist doctor and the counter-reference; excessive demand for consultations, which reverberates in insufficient time for the adoption of conducts such as counseling, guidance, care shared with other team members and/or introduction of weaning from the medication already in use. Such factors imply a significant and worrying increase in prescriptions of psychotropic drugs in Primary Health Care, given that in most cases, these drugs are prescribed without a definition of a therapeutic regimen that takes into account and/or reassess the condition. of the patient being temporary or permanent for the use of that drug.
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REYES DAVID ACSAMA AMURRIO
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Uso de estimulantes cognitivos por estudantes de medicina
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Orientador : EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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MEMBROS DA BANCA :
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EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
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HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS
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ÁLVARO MARCOS PEREIRA LIMA
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Data: 31/08/2022
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Introdução: Os cursos de medicina exigem níveis altos de dedicação e trabalho e cada estudante lida de forma diferente com a carga de estresse imposta no cotidiano acadêmico. Nos últimos anos, vários estudos veem sendo realizados, embora de forma incipiente e poucos conclusivos, sobre o uso de psicoestimulantes entre estudantes de Medicina no Brasil. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do uso de estimulantes cognitivos por estudantes de medicina e dentre os objetivos específicos: Caracterizar os estudantes de medicina segundo as variáveis sociodemográficas, identificar os principais estimulantes cerebrais utilizados pelos estudantes, relacionar o consumo de psicoestimulantes com a saúde em geral dos acadêmicos. Método: A amostra foi do tipo não probabilístico, por conveniência, composta estudantes do Curso de Medicina da EMCM. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário padronizado, de autopreenchimento e com questões objetivas. Resultados: A amostra constitui-se de (n=51) alunos participantes da pesquisa uso de estimulantes cognitivos por estudantes de medicina. Constatou-se que houve baixa prevalência do uso dos ansiolíticos e anfetamínicos. Conclusão: Portanto, são necessárias políticas institucionais de cunho educacional, orientações e uma rede de apoio com a finalidade de conscientizar sobre a influência e efeitos dessa do uso descontrolado e desordenado dessas substâncias psicoativas.
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Introduction: Medicine courses require high levels of dedication and work and each student deals differently with the stress imposed on academic daily life. In recent years, several studies have been carried out, albeit in an incipient and inconclusive way, on the use of psychostimulants among medical students in Brazil. Objectives: The objective of this study was to evaluate the effects of the use of cognitive stimulants by medical students and, among the specific objectives: To characterize medical students according to sociodemographic variables, identify the main brain stimulants used by students, relate the consumption of psychostimulants with the general health of academics. Method: The sample was non-probabilistic, for convenience, composed of students from the EMCM Medical Course. For data collection, a standardized, self-completed questionnaire with objective questions was used. Results: The sample consists of (n=51) students participating in the research on the use of cognitive stimulants by medical students. It was found that there was a low prevalence of the use of anxiolytics and amphetamines. Conclusion: Therefore, institutional policies of an educational nature, guidelines and a support network are necessary in order to raise awareness of the influence and effects of the uncontrolled and disordered use of these psychoactive substances.
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PAMERA MEDEIROS DA COSTA
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RODÍZIO HOSPITALAR NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN: AVALIAÇÃO DE EGRESSOS
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Orientador : DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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MARCELO VIANA DA COSTA
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MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA
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Data: 18/10/2022
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Residências Multiprofissionais em Saúde (RMP’s) constituem programas de integração ensino-serviço-comunidade, com articulação intersetorial e interprofissional com o intuito de inserir no mercado de trabalho profissionais de saúde qualificados para áreas prioritárias do SUS, visando atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Objetivou-se avaliar o rodízio hospitalar da RMP em atenção básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM), na perspectiva dos egressos, considerando o trabalho multiprofissional/interprofissional e intersetorial, para a integralidade do cuidado e integração da rede de atenção à saúde e, a partir disso, construir, como produto, um relatório técnico para socialização e discussão com a coordenação da RMP em AB e Direção Executiva do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF). Estudo transversal, avaliativo, com abordagem quantitativa realizado com 46 egressos da referida residência, dos anos de 2020, 2021 e 2022, através de questionário, auto aplicável, dividido em duas partes: parte A, com quatro perguntas que objetivam caracterizar o egresso/residente; e parte B, com dez afirmações sobre o rodízio hospitalar, utilizando a Escala Likert, e quatro questões abertas. A análise de dados foi realizada por estatística descritiva simples. A maioria era do sexo feminino. Observa-se que a faixa etária predominante foi compreendida entre 25 e 29 anos. A maioria foi de enfermagem e Odontologia. Quanto aos estados de conclusão, percebe-se a inserção do curso para egressos de instituições da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na parte B, foram criados três domínios para melhor apresentá-los e discuti-los: a residência multiprofissional em atenção básica e a rede de atenção à saúde; trabalho multiprofissional/interprofissional, intersetorial e integração com a AB; qualificação profissional, matriciamento e articulação interinstitucional. Pode-se constatar que o rodízio em Atenção à Saúde da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no HETFF é avaliado de forma satisfatória pela maioria dos egressos participantes da pesquisa, sendo esses resultados relatados em relatório técnico a ser socializado e discutido com coordenação da RMP e Direção Executiva do HETFF.
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Multiprofessional Residencies in Health (RMP's) are programs of teaching-service-community integration, with intersectoral and interprofessional articulation with the aim of inserting qualified health professionals into the SUS priority areas, aiming to meet the needs of users of health services. health. The objective was to evaluate the hospital rotation of the RMP in primary care at the Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM), from the perspective of graduates, considering the multiprofessional/interprofessional and intersectoral work, for comprehensive care and network integration. of health care and, from that, to build, as a product, a technical report for socialization and discussion with the coordination of the RMP in AB and the Executive Direction of the Telecila Freitas Fontes State Hospital (HETFF). Cross-sectional, evaluative study, with a quantitative approach, carried out with 46 graduates of the aforementioned residence, from the years 2020, 2021 and 2022, through a self-applicable questionnaire, divided into two parts: part A, with four questions that aim to characterize the graduate/resident ; and part B, with ten statements about hospital rotation, using the Likert Scale, and four open questions. Data analysis was performed using simple descriptive statistics. Most were female. It is observed that the predominant age group was between 25 and 29 years old. Most were nursing and dentistry. As for the completion states, the insertion of the course for graduates of institutions in Paraíba and Rio Grande do Norte can be seen. In part B, three domains were created to better present and discuss them: the multiprofessional residency in primary care and the health care network; multiprofessional/interprofessional, intersectoral work and integration with AB; professional qualification, matrix support and inter-institutional articulation. It can be seen that the rotation in Health Care of the Multiprofessional Residency in Primary Care at HETFF is satisfactorily evaluated by most of the graduates participating in the research, and these results are reported in a technical report to be socialized and discussed with the coordination of the RMP and Direction HETFF Executive.
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TAYNAH NERI CORREIA CAMPOS
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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO EDUCATIVO PARA MELHORIA DO SONO EM PUÉRPERAS
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Orientador : FABIANA BARBOSA GONCALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIA LÍRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO
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FABIANA BARBOSA GONCALVES
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RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 02/12/2022
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O autoaprendizado de puérperas, por meio do acesso a conteúdos baseados em evidências científicas sobre formas de melhorar o sono no período pós-parto, pode constituir-se em uma das estratégias de prevenção da privação do sono e agravos associados. Na atualidade, destaca-se a utilização de tecnologias móveis (smartphones, tablets, notebooks, E-readers, dentre outros) para acesso a conteúdos que facilitem a autoaprendizagem. Desse modo, o objetivo deste estudo foi construir e validar um aplicativo educativo denominado “Sono pós-parto” para dispositivos móveis. O estudo foi realizado em três etapas: 1) revisão bibliográfica; 2) construção do aplicativo; e 3) validação do conteúdo, aparência e usabilidade do aplicativo. O conteúdo educacional disponibilizado no aplicativo foi oriundo de artigos dos últimos dez anos obtidos por meio de uma pesquisa bibliográfica integrativa, usando as bases de dados eletrônicas do PubMed e outras referências importantes. Os termos de pesquisa incluíram os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS: sono, pós- parto, privação do sono e perturbação do sono. Para construção do aplicativo foram utilizados programas de desenvolvimento de software (SDK) para dispositivos Android. O aplicativo foi elaborado com linguagem Javascript para uso off-line em smartphones e tablets. Essa etapa de elaboração seguiu a metodologia de co-design adaptado de Millard. A validação de conteúdo e aparência foi realizada por cinco juízes com experiência em Cronobiologia Humana e titulação mínima de mestre, por meio do cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) obtido. Ainda nesta etapa, a avaliação de usabilidade foi realizada pelo questionário System Usability Scale (SUS) preenchido pelo público-alvo formado por 36 puérperas do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), após uma semana de uso do aplicativo. O aplicativo culminou em 19 telas, sendo a tela inicial de “Menu” constituída por quatro domínios intitulados (1) Importância do sono de boa qualidade; (2) Sono no pós-parto; (3) Sono adequado no pós-parto; e (4) Puérpera: estratégias para melhorar o sono. A maioria dos juízes que participaram da validação de conteúdo e aparência eram biólogos com experiência docente em Cronobiologia e Sono, com idade entre 35 e 45 anos. O índice de avaliação do conteúdo (IVC) apresentou 100% de concordância em todos os itens, enquanto que a avaliação de aparência variou entre 80% e 100%, denotando a realização de ajustes. O perfil das puérperas que participaram da etapa de validação de usabilidade do aplicativo apontou prevalência de parto normal, escolaridade de segundo grau completo e multíparas. O questionário System Usability Scale (SUS) obteve escore superior a 75 pontos, sendo considerado bom e aceitável. Desse modo, o aplicativo “Sono pós-parto” pode ser considerado uma ferramenta de grande potencial para uso no ensino-aprendizagem em assuntos relacionados a aspectos do sono destinado às puérperas, assegurando aos desenvolvedores a sua aplicabilidade e a disponibilização nas plataformas digitais de forma segura e confiável.
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The self-learning of puerperal women, through access to content based on scientific evidence on ways to improve sleep in the postpartum period, can be one of the strategies for preventing sleep deprivation and associated problems. Currently, the use of mobile technologies stands out (smartphones, tablets, notebooks, E-readers, among others) to access content that facilitates self-learning. Thus, the objective of this study was to build and validate an educational mobile app called "Postpartum Sleep" for mobile devices. The study was carried out in three stages: 1) bibliographic review; 2) construction the application; and 3) validation of the content, appearance and usability of the app. The educational content available in the application comes from articles from the last ten years obtained through an integrative bibliographic search, using PubMed electronic databases and other important references.The search terms included the Descriptors in Health Sciences - DeCS: sleep, postpartum, sleep deprivation and sleep disturbance. Software development programs (SDK) for Android devices were used to build the mobile app. The mobile app was developed with Javascript language for offline use on smartphones and tablets. This elaboration stage followed adapted co-design methodology of Millard. Content and appearance validation was performed by five judges with bexperience in Human Chronobiology and at least a master's degree, by calculating the Content Validation Index (CVI) obtained. Also at this stage, the usability assessment was carried out using the System Usability Scale (SUS) questionnaire, completed by the target audience of 36 postpartum women from the Ana Bezerra University Hospital (HUAB), after a week of using the mobile app. The mobile app culminated in 19 screens, with the initial “Menu” screen consisting of four domains entitled (1) Importance of good quality sleep; (2) Postpartum sleep; (3) Adequate postpartum sleep; and (4) Postpartum women: strategies to improve sleep. Most judges who participated in content and appearance validation were biologists with teaching experience in Chronobiology and Sleep, aged between 35 and 45 years. The content evaluation index (CVI) showed 100% agreement on all items, while the appearance evaluation ranged between 80% and 100%, denoting the performance of adjustments. The profile of the puerperal women who participated in the usability validation stage of the application pointed to a prevalence of normal delivery, high school education and multiparous. The System Usability Scale (SUS) questionnaire obtained a score greater than 75 points, being considered good and acceptable. Thus, the mobile app "Sono postapartum" can be considered a tool of great potential for use in teaching-learning on subjects related to aspects of sleep for puerperal women, assuring developers of its applicability and availability on digital platforms in a way safe and reliable.
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MARIANA DE ARAUJO GALVAO
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VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E SAÚDE MENTAL: (RE) PENSANDO O CUIDADO ÀS USUÁRIAS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO SERTÃO POTIGUAR
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Orientador : ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
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CRISTIANE SPADACIO
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SABRINA HELENA FERIGATO
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TIAGO ROCHA PINTO
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Data: 16/12/2022
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A relação entre o Acolhimento em serviços de saúde e o debate de gênero é uma crescente discussão no campo da Saúde Coletiva. A violência contra a mulher constitui-se em fenômeno social persistente, multiforme e articulado por facetas psicológica, moral e física. Este reconhecimento por trabalhadores (as) de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) deve ser considerado como condição fundamental para a qualidade da assistência prestada. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as práticas de Acolhimento dos profissionais do CAPS de um município do interior do Rio Grande do Norte, no cuidado em saúde mental às mulheres em situação de violência. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em dois momentos distintos, a saber: i) questionário aberto; ii) roda de conversa. Na primeira etapa da coleta de dados um questionário impresso foi entregue para todos os trabalhadores do CAPS abordando temáticas acerca da prática do Acolhimento à mulheres vítimas de violência. Estes dados foram trabalhados para a construção de uma narrativa comum a ser apresentada como dispardora da Roda de Conversa como segundo momento da coleta de dados. Os resultados foram organizados a partir da análise das implicações aliados à análise de conteúdo temática. Foram criados três núcleos de sentido - Identificação das mulheres vítimas de violência, Acolhimento reduzido à técnica alienada, Educação permanente e os nós críticos para atendimento às mulheres vítimas de violência. Os resultados revelam uma mirada negativa acerca do cuidado oferecido pelo CAPS a mulheres vítimas de violência. O Acolhimento enquanto estratégia praxiológica no cuidado humano não é realizado de maneira qualificada se resumindo a um check-list de perguntas que não permite identificar o sofrimento de mulheres vítimas de violência. Os trabalhadores deste equipamento de saúde se colocam de maneira técnica em relação ao cuidado que se encerra na identificação verbal da violência para encaminhamentos para outros equipamentos. É notória a necessidade de Educação Permanente e a construção de uma Linha de Cuidado para qualificar a atençãoà mulheres vítimas de violência no CAPS que têm suas queixas não verbais invisibilizadas, o que demonstra uma estrutura funcional no trabalho da equipe, frágil em relação a questões de gênero.
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The relationship between Reception in health services and the gender debate is a growing discussion in the field of Public Health. Violence against women constitutes a persistent and multiformsocial phenomenonarticulated by psychological, moral and physical facets. This recognition by workers of a Psychosocial Care Center (CAPS) should be considered as a fundamental condition for the quality of care provided. This dissertationaims to analyze the reception practices of CAPS professionals in mental health care for women in situations of violencein a city of Rio Grande do Norte.This is an action-researchwith a descriptive exploratory nature and a qualitative approach. Data were collected at two different times, namely: i) open questionnaire; ii) conversation wheel. In the first stage of data collection a printed questionnaire was given to all CAPS workers, addressing issues related to the practice of Reception for women victims of violence. These data were used to build a common narrative to set the Conversation Circle, the second moment of data collection. The results were organized from the analysis of the implications allied to the thematic content analysis. Three core meanings were created - Identification of women victims of violence, Reception reduced to the alienated technique, Permanent education and the critical knots for assisting women victims of violence. The results reveal a negative view of the care offered by the CAPS to women victims of violence. Welcoming as a praxiological strategy in human care is not carried out in a qualified manner and boils down to a checklist of questions that does not allow identifying the suffering of women victims of violence. The workers of this health facility are technically involved in relation to the care that ends in the verbal identification of violence for referrals to other facilities. The need for Permanent Education and the construction of a Line of Care to qualify the attention to women victims of violence in the CAPS who have their non-verbal complaints made invisible is notorious, which demonstrates a functional structure in the work of the team, fragile in relation to questions of gender.
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SUELIA ALVES DA COSTA
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TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO NA REGIÃO SERIDÓ POTIGUAR
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Orientador : DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
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LILIANE PEREIRA BRAGA
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ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE
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Data: 20/12/2022
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É crescente o número de casos de crianças diagnosticadas com TEA e com esse aumento cresce também a preocupação nos atendimentos desses pacientes, visto que, é necessário que os profissionais possam oferecer um tratamento e acompanhamento de forma eficaz e com estratégias adequadas para que eles tenham um bom desempenho no dia a dia de suas atividades. É também indispensável que esses profissionais possam entender o mundo dessas crianças e junto com a família possam desenvolver uma forma melhor de como tratá-los. O presente estudo objetivou identificar as dificuldades e necessidades de melhorias percebidas pelos profissionais de saúde de um Centro de Reabilitação da região do Seridó/RN que atendem pessoas com TEA, como também elaborar um material informativo (Relatório Técnico Científico), a ser entregue a secretaria municipal de saúde de Caicó/RN no sentido de comunicar as fragilidades encontradas no serviço, contribuindo assim, no processo de trabalho destes profissionais de saúde. Tratou-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, realizada entre os meses de janeiro a maio de 2022, a partir da entrevista com 16 profissionais de saúde, sendo gravadas, transcritas e depois analisadas seguindo a proposta de análise de conteúdo temática. A pesquisa aponta que a maioria dos profissionais que atuam no CER são do sexo feminino (68,75%), com idade média de 36 a 45 anos (56,25%) e com tempo de serviço de 2 a 4 anos (81,25%). Emergiram as seguintes categorias: Processo de atendimento das crianças com TEA no CER; Relação profissionais/família; Dificuldades no atendimento de crianças com TEA; Melhorias do atendimento; Atendimento integral a criança com TEA. Alguns dos fatores que dificulta o atendimento são a falta de capacitações, infraestrutura, entrosamento com a equipe, recursos matérias, limitações de profissionais, entre outros. Os resultados obtidos são de grande relevância para futuras pesquisas, considerando as interfaces vivenciadas por estes no contexto assistencial.
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The number of cases of children diagnosed with ASD is increasing and with this increase the concern in the care of these patients also grows, since it is necessary that professionals can offer treatment and monitoring effectively and with appropriate strategies so that they have a good performance in their day-to-day activities. It is also essential that these professionals can understand the world of these children and, together with the family, can develop a better way of treating them. The present study aimed to identify the difficulties and needs for improvements perceived by health professionals from a Rehabilitation Center in the region of Seridó/RN that serve people with ASD, as well as to prepare an informative material (Technical Scientific Report), to be delivered to the secretariat. municipal health service in Caicó/RN in order to communicate the weaknesses found in the service, thus contributing to the work process of these health professionals. This was an exploratory research with a qualitative approach, carried out between January and May 2022, based on interviews with 16 health professionals, which were recorded, transcribed and then analyzed following the proposal of thematic content analysis. The survey shows that most professionals working in the CER are female (68.75%), with an average age of 36 to 45 years (56.25%) and with a length of service of 2 to 4 years (81, 25%). The following categories emerged: Process of care for children with ASD at CER; Professional/family relationship; Difficulties in caring for children with ASD; Service improvements; Comprehensive care for children with ASD. Some of the factors that make service difficult are the lack of training, infrastructure, integration with the team, material resources, limitations of professionals, among others. The results obtained are of great relevance for future research, considering the interfaces experienced by them in the care context.
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