Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIO HELIO ANTUNES PAMPLONA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIO HELIO ANTUNES PAMPLONA
DATA : 01/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/xfg-bcou-tme
TÍTULO:

OFERTA EDUCACIONAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO PROCESSO PARTURITIVO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação interprofissional; Práticas colaborativas; Parto; Saúde da mulher


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O processo parturitivo é dinâmico, complexo e necessita de uma atenção integral e segura. Apesar dessa necessidade a lógica do trabalho em saúde ainda é marcada pela fragmentação das práticas, típico do modelo profissional-centrado. Tomando por base essa problemática, A educação interprofissional pode ser adotada para qualificar a equipe para o efetivo trabalho em equipe no enfrentamento das necessidades relacionadas a atenção à saúde da mulher no período parturitivo. O objetivo da pesquisa foi sistematizar um processo de qualificação em serviço para a atenção à saúde da mulher no processo parturitivo a partir das bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional. Estudo metodológico, de abordagem qualitativa  realizado com profissionais e residentes que atuam no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, na cidade de Caicó-RN. O estudo contemplou o estabelecimento da estrutura conceitual; definição das competências e objetivos; construção dos itens da proposta; seleção e organização dos itens. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisado a partir da análise temática categorial. O processo de análise de dados permitiu a elaboração de categorias temática, que por sua vez orientaram a elaboração da estrutura teórica, conceitual e metodológica da oferta educacional orientada pelos pressupostos da educação interprofissional. As categorias temática encontradas foram: trabalho multiprofissional e pouca interação da equipe; atenção centrada na usuária; comunicação fragilizada, fragilidade no clima de equipe, limitada compreensão dos papeis profissionais; Identidade de equipe; liderança colaborativa X gestão do setor; fragilidade na colaboração entre os setores, participação na tomada de decisões, e trabalho colaborativo x processo formativo. O oferta educacional abordou os aspectos identificados nas categorias temáticas. A estrutura da oferta educacional foi organizada em: competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologias de ensino, cenários de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação da oferta educacional. Toda a proposta foi orientada pela explícita intencionalidade pedagógica no desenvolvimento de competências interprofissionais para a oferta de atenção integra e segura à mulher no processo parturitivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREZZA KARINE ARAÚJO DE MEDEIROS PEREIRA - UERN
Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 15:40
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