EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SEMIÁRIDO NORDESTINO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Educação Permanente; Integração Ensino serviço; Gestão em Saúde
Os Núcleos de Educação Permanente (NEPS) se caracterizam enquanto estratégia organizacional para efetivação das ações de educativas para qualificação dos processos de trabalho no SUS. A partir dos NEPS, é possível institucionalizar a articulação com as instituições de ensino, identificar e elaborar as atividades de qualificação profissional, empoderar profissionais para identificar que o trabalho é, por si, formativo e fomentar discussões acerca de políticas públicas em saúde e sua gestão. O presente estudo objetiva analisar o processo de constituição do Núcleo de Educação Permanente e Integração ensino serviço comunidade (NEP-IESC). A investigação traz uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, estruturada a partir da pesquisa-ação. Durante o processo de viver-agir-refletir, foram observadas elementos categoriozados em três núcleos de sentido: i) Fragilidades e Tensão; ii) Potencialidades e Necessidades; iii) Planos e Apontamentos. Além da análise processual dos fenômenos emergentes destes núcleos, identificamos a necessidade de criação de um Guia Operacional para a implementação do NEP-IESC. Esperamos que este instrumento norteador seja incorporado pela Secretaria municipal de saúde de Caicó na intenção fundamental de fortalecer da integração Ensino-Serviço-Comunidade e qualificação profissional.