Banca de QUALIFICAÇÃO: IAKE FIGUEIRÊDO BEZERRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IAKE FIGUEIRÊDO BEZERRA DE OLIVEIRA
DATA : 18/09/2023
HORA: 11:00
LOCAL: https://meet.google.com/not-rvpm-qnz
TÍTULO:

APOIO MATRICIAL SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E DESEMPENHO MOTOR DOS IDOSOS CADASTRADOS NA UBS IRMÃ ANA DIAS NO MUNICÍPIO DE CAICÓ (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Capacidade Funcional; Idosos; Qualidade de Vida; Desempenho Motor


PÁGINAS: 37
RESUMO:

INTRODUÇÃO: O envelhecer é um processo natural, universal, que reduz as atividades funcionais e atinge todos os indivíduos durante o decorrer da vida. Se manifesta em todas as dimensões, sendo mais complexo nas fisiológicas, emocionais, econômicas, sociológicas e nas relações interpessoais, influenciando assim no bem-estar social. As reais consequências do processo de envelhecimento estão ligadas diretamente a um conjunto de fatores que fazem com que o adulto experimente diversas mudanças fisiológicas. JUSTIFICATIVA: Diante do aumento crescente do número de idosos no mundo a cada ano, e das variadas mudanças no processo de envelhecimento, percebeu-se a relevância de construir estratégias que atendam todas as demandas sociais e de saúde que envolvem a população idosa. OBJETIVOS: Construir uma estratégia eficiente de educação e saúde para melhorar a capacidade funcional e desempenho motor dos idosos da Unidade Básica de Saúde Irmã Ana Dias do município de Caicó-RN. METODOLOGIA: O presente estudo é do tipo transversal, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa. A pesquisa está sendo desenvolvida nos perímetros da Unidade Básica do João XXIII no município de Caicó-RN, envolvendo idosos de 60 anos ou mais, cadastrados na atenção primária à saúde. Está sendo utilizado o Índice de Barthel, para avaliar a capacidade funcional do indivíduo em realizar as Atividades Básicas de Vida Diária, e a avaliação da Short Physical Performance Battery, que avalia o desempenho físico por meio de três testes: equilíbrio estático em pé em três posições; força e potência dos membros inferiores através do movimento de levantar-se e sentar-se da cadeira; e velocidade de marcha, em passo habitual. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os resultados desta pesquisa possibilitem desenvolvimento estratégicos eficientes para que a população idosa residente na zona urbana de Caicó-RN possa atingir os níveis adequados para melhoria da sua capacidade funcional e desempenho motor, trazendo assim benefícios para sua saúde, amenizando os efeitos deletérios do processo do envelhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3578506 - SEBASTIAO PACHECO DUQUE NETO
Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Externo à Instituição - ADALBERTO VERONESE DA COSTA
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao