Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELENA DE ARAUJO SANTOS

DISCENTE : MARIA HELENA DE ARAUJO SANTOS
DATA : 20/04/2023
LOCAL: Plataforma virtual: meet.google.com/fti-srsm-bgp

CONEXÕES PEDAGÓGICAS ENTRE ATENÇÃO TERCIÁRIA E ATENÇÃO BÁSICA: PROPOSTA DE ITINERÁRIO FORMATIVO PARA TRABALHADORES (AS) - RESIDENTES NO SERIDÓ POTIGUAR

Residência Multiprofissional. Ensino-Serviço. Atenção Hospitalar.

O  Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN,  visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanitárias e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde. As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática dos (as) residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos cenários de ensino-aprendizagem em serviço é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os (as) residentes do segundo ano de residência. Este trabalho tem como objetivo propor uma cartilha sistematicamente organizada de modo a produzir um itinerário formativo para os (as) residentes do PRMAB no HETFF como estratégia de fortalecimento da Atenção Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa ação como referencial teórico metodológico. Para tanto, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022.  A cartilha dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio, propondo os objetivos de aprendizagem, as competências esperadas, as possíveis atividades a serem desenvolvidas, o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir com a qualificação do processo de ensino-aprendizado de residentes multiprofissionais em Atenção Básica que atuam no HETFF como espaço capaz de se constituir como segmento da Atenção Básica no município de Caicó/RN.

Presidente - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Externa à Instituição - MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 05/04/2023 09:54