Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DANIEL FERREIRA TAVARES DE LAVOR

DISCENTE : FRANCISCO DANIEL FERREIRA TAVARES DE LAVOR
DATA : 23/12/2022
LOCAL: Natal

Avaliação da acuidade visual em escolares do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental na escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Currais Novos- RN

Serviços de Saúde Escolar

Atenção Primária à Saúde

Programas de Triagem Diagnóstica

Acuidade Visual

Este trabalho avaliou a acuidade visual em escolares do 1.º aos 5.º anos do ensino fundamental na escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Currais Novos - RN, conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e utilizando a escala de Snellen. No estudo, foram avaliadas 231 crianças na faixa etária de 06 a 16 anos e regulamente matriculadas no ensino fundamental, dos quais 64,5% eram do sexo feminino e 35,5% do sexo masculino; ao todo foram identificadas 34 crianças com problemas de déficit visual, sendo que 29 possuíam erros de refração, 04 estrabismos e 1 ambliopia. Dos 34 alunos com baixa acuidade, 05 foram encaminhados com observação para prioridade no atendimento especializado, pois apresentavam elevado grau de comprometimento visual; 16 escolares foram classificados com comprometimento moderado e 13 crianças com comprometimento leve. Dos 34 escolares encaminhados para o oftalmologista, 19 tiveram acesso através do sistema de regulação municipal para consulta no próprio município, outros 08 passaram por consulta no ambulatório de Oftalmologia da Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó e outras 07 crianças buscaram atendimento em serviço privado; dos 34 escolares nenhum recebeu indicação para procedimento cirúrgico. Ficou claro a importância do trabalho da equipe de saúde da família na operacionalização da Saúde do Escolar identificando precocemente os problemas de visão neste público e contribuindo para um melhor desempenho visual e intelectual dos estudantes. O presente trabalho aponta ainda para a necessidade de fortalecimento da rede de atenção em saúde, com especial atenção para a ampliação do acesso a consultas especializadas em oftalmologia, a fim de garantir que a Atenção Básica cumpra o seu papel de coordenadora do cuidado e que a população tenha seu direito de assistência à saúde garantidos em todos os níveis de atenção.

Presidente - 1576805 - THIAGO GOMES DA TRINDADE
Interna - 2075537 - LILIANE PEREIRA BRAGA