Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PEDRO SANTOS TAVARES

DISCENTE : JOAO PEDRO SANTOS TAVARES
DATA : 22/01/2021
LOCAL: Plataforma virtual

PROPOSTA DE MANUAL COMO FORMA DE ORGANIZAR PROCESSOS DE TRABALHO DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

residência multiprofissional; manual; manuais de procedimentos; organização administrativa; administração burocrática

Historicamente, a administração pública brasileira enfrenta dificuldades para organizar seus processos de trabalho levando em consideração as inúmeras variáveis que a envolvem. Na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), uma Unidade Acadêmica Especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), existente desde 2014, essa realidade não é diferente. Entre os setores que necessitam de melhorias em seus processos de trabalho e sua organização administrativa está aquele dedicado à gestão dos Programas de Residência Multiprofissionais em Saúde (PRMS). Sendo assim, através de implicação deste pesquisador e de outros atores envolvidos no referido setor, foi detectada a necessidade de melhoria dos procedimentos administrativos criados e executados há pouco mais de 4 anos, quando os PRMS foram iniciados. Em virtude disso, esse estudo tem como objetivo construir um manual de procedimentos que possa auxiliar a Secretaria dos programas a gerir melhor seus processos de trabalho e gestão administrativa. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter investigativo, feita com base na análise documental, buscou-se descobrir os fatores que historicamente causam as dificuldades encontradas e técnicas que pudessem ajudar a melhorá-los, tanto em sua execução, quanto na relação com os residentes, docentes e preceptores envolvidos nos Programas. Dessa forma, foi possível criar um manual de procedimentos administrativos, que contém, dentre outros conteúdos, informações sobre os programas, seus principais procedimentos administrativos, direitos e deveres dos residentes e respostas as suas potenciais dúvidas. Concluímos, dessa forma, que um documento norteador, como um manual, tem grande potencial para sanar vários problemas existentes no setor público, gerando, por exemplo: facilidade no acesso à informação; melhoramento no norteamento de práticas organizacionais; favorecimento à atualização e melhoria de processos; melhor definição de autores e seus papéis dentro de procedimentos, entre outros.

Presidente - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Interna - 3055811 - ANA CARINE ARRUDA ROLIM