Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL SOARES DIAS

DISCENTE : RAFAEL SOARES DIAS
DATA : 06/02/2020
LOCAL: Escola Multicampi de Ciências Médicas

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES E LIÇÕES APRENDIDAS A PARTIR DA ADOÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Educação Interprofissional; Relações Interprofissionais; Aprendizagem Ativa; Educação Superior

INTRODUÇÃO: A residência na área da saúde caracteriza-se como um curso de pós-graduação lato sensu. A área médica foi pioneira na oferta deste tipo de especialização, e seu bom funcionamento serviu de modelo para expandir-se em outras áreas da saúde. Neste sentido, observa-se uma tradição uniprofissional na estruturação curricular das residências multiprofissionais em saúde onde, mesmo com a regulamentação para o exercício de treze categorias, as iniciativas interprofissionais acontecem de forma parcial não explorando todo seu potencial e aplicabilidade. OBJETIVOS: Analisar o processo de adoção da educação interprofissional em saúde na residência multiprofissional em saúde na perspectiva dos residentes e docentes. Os objetivos específicos são: discutir os pontos fortes e fragilidades das metodologias de adoção da educação interprofissional na RMS na perspectiva dos residentes e docentes; identificar as principais lições aprendidas para o fortalecimento da educação interprofissional na RMS; discutir principais recomendações para o fortalecimento da EIP na RMS; e identificar necessidades e desafios relacionados ao desenvolvimento docente para a EIP no contexto da RMS.  METODOLOGIA: Partindo do problema e propósitos, trata-se um estudo de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. O estudo será desenvolvido com as turmas de residência multiprofissional em saúde na sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas localizado no município de Caicó/RN, unidade integrativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O estudo terá como participantes, residentes e docentes efetivos participantes de ambos programas de residência. Os dados da pesquisa serão coletados mediante entrevistas não estruturadas aplicadas aos docentes e grupos focais que serão realizados com os residentes de ambos os programas profissionais da residência multiprofissional. Os dados coletados serão analisados a partir do referencial teórico de Bardin, onde utilizaremos a análise de conteúdo, com posterior construção de categorias. A técnica de análise de conteúdo pressupõe algumas etapas, definidas por Bardin como: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. RESULTADOS: As principais aprendizagens mencionadas foram: fortalecimento do processo de formação na perspectiva interprofissional e colaborativa, desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, ampliaçao da compreensão do usuário, e suas necessidades, como centro do processo de produção dos serviços de saúde. As recomendações mais relevantes foram: desenvolvimento docente para o alinhamento aos marcos teórico-cocneituais e metodológicos da educação interprofissional na residência multiprofissional em saúde e realização de discussões em grupo entre os residentes para compartilhamento das aprendizagens e contrução coletiva do conhecimento.

Presidente - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Externa ao Programa - 2166798 - ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
Notícia cadastrada em: 04/02/2020 08:02