Banca de DEFESA: ANA LÍGIA MAIA FERNANDES

DISCENTE : ANA LÍGIA MAIA FERNANDES
DATA : 30/05/2019
LOCAL: Hospital Universitario Onofre Lopes

AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: identificando oportunidades de melhorias

Segurança do Paciente, Atenção Primária a Saúde, Educação Permanente, Cultura Organizacional.

A segurança do paciente é um tema amplamente estudado no contexto atual. Apesar do crescente interesse no assunto, ainda é generalizada a falta de sensibilização para o problema, por isto grande é a importância de trabalhar essa temática, a fim de diminuir os danos e eventos adversos, causados pela assistência à saúde. Esta pesquisa busca avaliar a cultura de segurança do paciente na rede de Atenção Primária do Município de CurraisNovos-RN, através da aplicação de formulários aos profissionais efetivos e coordenadores das Equipes de Saúde da Família, da zona Urbana do Município. Estudo transversal com abordagem quantitativa, em que os dados analisados irão destacar fragilidades e potencialidades para embasar sugestões à gestão local, para melhoria da cultura de segurança do paciente na atenção primária em questão. Esse trabalho, pioneiro na região do Seridó, poderá tornar-se uma referência para a melhoria de um sistema de saúde além de impactar diretamente a formação dos profissionais da Residência Multiprofissional, estudantes de medicina e de enfermagem vinculados a Escola Multicampi de Ciências Médicas e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que desenvolvem seus estágios e atividades nas Unidades Básicas de Saúde emquestão.

Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interna - 1195933 - ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA