Banca de DEFESA: MARCOS LEIVA DA SILVA NERY

DISCENTE : MARCOS LEIVA DA SILVA NERY
DATA : 09/06/2020
LOCAL: Videoconferência - DEF/UFRN

FAZENDO HISTÓRIA E VENCENDO PRECONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA COM O FUTSAL PARA MENINAS

Futebol para Meninas. Escola Pública. Formação de Professor.

Motivados em tratar das questões de gênero na prática esportiva e debater acerca de temas que, há muito tempo, constituem-se como uma das problemáticas da Educação Física Escolar, voltamos nosso estudo para esses aspectos que permeiam nossa prática docente. Como objetivo geral nos centramos em revelar e discutir aspectos de gênero e preconceito sofridos pelas meninas que jogam futebol, em um projeto esportivo de uma escola pública, no município de Fortaleza/Ceará, visando apresentar características educacionais e estratégias de enfretamento que contribuíram para caracterizar um esporte democrático e inclusivo para essas meninas. Nossa metodologia contemplou a conjugação de dois tipos de pesquisa: a participante, envolvendo as 8 (oito) alunas selecionadas para o presente estudo, e a narrativa docente, considerando a trajetória formativa do professor-pesquisador. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista temática, aplicada às meninas, a observação participante e a narrativa docente. Realizamos a análise do corpus, constituído das entrevistas temáticas, com base na análise de conteúdo, na qual entrelaçamos as narrativas das alunas com as inferências, que partiram de nossas premissas, e a interpretação, apoiada no referencial teórico. Pesquisas envolvendo o preconceito contra a mulher no esporte, mais precisamente na escola, podem contribuir tanto para a promoção de uma consciência corporal crítica das alunas, sobre a condição histórico-cultural da mulher, como para subsidiar uma prática pedagógica ligada às questões de gênero, por parte dos professores de Educação Física. Como síntese dos resultados, constatamos: (i) a iniciação das meninas no futebol acontece com frequência, e com o apoio dos meninos, em jogos e brincadeiras de bola na rua; (ii) as influências dos familiares são muitas vezes preponderantes para a permanência ou desistência delas no futebol; (iii) o nível de habilidade técnica no futebol ainda é aspecto determinante para inclusão ou exclusão das meninas durante as aulas de Educação Física; (iv) o pertencimento ao mundo do futebol desperta, nas meninas, tanto sentimentos agradáveis como, também, sensações de dores, relacionadas com as agressões simbólicas do preconceito; (v) o avanço na configuração social do esporte, a partir de atitudes de resistência e de empoderamento, por meio da prática de esporte pelas alunas. Concluímos, portanto, ser cada vez mais urgente lançar olhares sobre a cultura do futebol, hegemonicamente masculina, a fim de reconstruí-la mais democrática e menos excludente, iniciando-se na chão da escola.

Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS