Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
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  • CYBELE CÂMARA DA SILVA
  • PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NOS ANOS INICIAIS: A ORGANIZAÇÃO E A SISTEMATIZAÇÃO CURRICULAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

     


  • Orientador : ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • GIULIANO GOMES DE ASSIS PIMENTEL
  • MARTA GENU SOARES
  • Data: 02/03/2020

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    Atualmente temos as Práticas Corporais de Aventura (PCA) como uma das unidades temáticas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Diante desse panorama foi proposto para o currículo da rede municipal de ensino do Natal (RN) novos arranjos na distribuição das unidades temáticas ao longo do ensino fundamental, incluindo as PCA também para as turmas de 4º e 5º anos dos anos iniciais. Partindo deste cenário, apresentamos como objetivo da nossa pesquisa, identificar e analisar quais os limites e as potencialidades das Práticas Corporais de Aventura nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do desenvolvimento de uma proposta pedagógica sistematizada e contextualizada para as turmas dos 4º e 5º anos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com uma população formada pelos alunos da Escola Municipal João Paulo II (Natal/RN) e para a amostra contamos com duas turmas, uma de 4º ano com 32 alunos e outra de 5º ano, com 32 alunos cada, do turno matutino. A coleta de dados aconteceu durante as aulas de Educação Física do terceiro e quarto bimestre de 2019. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o diário de campo, para acompanhamento das aulas, bem como registros de fotos e vídeos utilizados na descrição e análise da intervenção, além das produções didáticas construídas para e durante as aulas, foram realizados 10 encontros de aulas. Diante do vivido, experimentado e refletido em nossa narrativa pedagógica, reconhecemos a proposta das PCA presente nos referenciais municipais do Natal, como plenamente possível de execução para turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Porém, por meio da análise e do reconhecimento do seu espaço de atuação, acreditamos que os professores sejam capazes de expandir os horizontes das PCA, para além daquelas sugeridas no documento, não se limitando as opções que lá estão presentes, acessando os conhecimentos que os alunos trazem consigo e se permitindo uma mudança de olhar para o seu espaço de aulas. Identificamos a presença de alguns limitantes, como: a necessidade de apoio em alguns momentos de aulas para gerenciamento dos riscos, bem como o entrave, frente a falta de alguns equipamentos específicos, situações possíveis de serem administradas e superadas com criatividade pelos docentes, tendo em vista as possibilidades que as PCA trazem para diversificar as práticas corporais da cultura de movimento dos alunos, apresentando um mundo novo de aprendizados, que tem em sua energia, o poder de cativar, transformar e envolver a todos da escola.


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    Currently we have the Corporal Adventure Practices (PCA) as one of the thematic in the National Common Curricular Base (BNCC, 2018). In view of this panorama, new arrangements for the distribution of thematic units throughout elementary school were proposed for the curriculum of the municipal school system in Natal (RN), including the PCA also for the 4th and 5th grade classes of the initial years. Starting from this scenario, we present as objective of our research, to identify and to analyze which are the limits and the potentialities of the corporal Practices of Adventure in the initial years of the elementary school from the development of a systematized and contextualized pedagogical proposal for the classes of the 4th and 5th years . The research had a qualitative approach of the type research-action, with a population formed by the students of the João Paulo II Municipal School (Natal / RN) and for the sample we have two classes, one of 4th year with 32 students and another of 5th year , with 32 students each, from the morning shift. Data collection took place during Physical Education classes in the third and fourth months of 2019. As research instruments, we used the field diary to monitor the classes, as well as photo and video records used in the description and analysis of the intervention, in addition to of the didactic productions built for and during classes, 10 class meetings were held. In view of what was lived, experienced and reflected in our pedagogical narrative, we recognize the proposal of the PCA present in the municipal references of Natal, as fully possible for execution of classes of 4th and 5th year of elementary school. However, through the analysis and recognition of their area of expertise, we believe that teachers are able to expand the horizons of the PCA, beyond those suggested in the document, not limiting the options that are present there, accessing the knowledge that students bring with them and allowing for a change in looking at their classroom space. We identified the presence of some limitations, such as: the need for support in some moments of classes for risk management, as well as the obstacle, given the lack of some specific equipment, situations that can be managed and overcome with creativity by the teachers, taking into account considering the possibilities that the PCA bring to diversify the body practices of the students' culture of movement, presenting a new world of learning, which has in its energy, the power to captivate, transform and involve everyone in the school.

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  • JORGE ALEXANDRE MAIA DE OLIVEIRA
  • Desenvolvimento da Unidade Temática Jogo em Duas Realidades Escolares Diferentes

  • Orientador : AGUINALDO CESAR SURDI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • ELENOR KUNZ
  • Data: 05/03/2020

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  • O esporte, o jogo, a ginástica, a dança, a luta, dentre outras, são manifestações corporais presentes na sociedade, e que a Educação Física se apropria como conteúdo na sua prática pedagógica na escola. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que tem grande relevância de serem discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas às escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. Como fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, algumas problemáticas identificadas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e tem em sua discussão grande relevância para a área.


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  • The sport, the game, the gymnastics, the dance, the fight, among others, are corporal manifestations present in the society, and that the Physical Education appropriates as content in its pedagogical practice in the school. In this sense, we bring the game as content and pedagogical strategy, but our main focus is to discuss the different nuances (spaces, materials, participatory planning, student protagonism, development of the thematic unit, among others) of two different school units, which, By themselves, they demand a number of different factors that are of great relevance to be discussed, namely: geographical, social, economic, municipalities, internal organizations, cultures, as well as factors to be known from this research. These factors are present in the lives of many teachers who divide their teaching career in more than one school.

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  • BRYAN KENNETH MARQUES PEREIRA
  • EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL:

    Relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física

  • Orientador : AGUINALDO CESAR SURDI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • ELENOR KUNZ
  • Data: 06/03/2020

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  • Visto o distanciamento da Educação Física (EF) das questões relacionadas ao uso e discussão sobre o trato pedagógico das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs), que o presente estudo elencou como objetivo geral o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma proposta de aulas de EF (unidade temática) utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem e das TDICs para o ensino dos Esportes de Precisão (EPs) no Ensino Fundamental no município de São Mamede-PB. Foi realizado um estudo tipo relato de experiencia de caráter descritivo, no segundo semestre de 2019, numa Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia, localizada no município de São Mamede – interior do sertão paraibano, com duas turmas de 7º Ano, constituídas por 67 alunos, 35 eram do gênero masculino e 32 do gênero feminino. Os instrumentos para coleta de dados foram: Diário de Campo, Portifólio (físico e digital) e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.574.541, a pesquisa teve os resultados subdivididos em: protagonismo juvenil escolar e o uso das metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Educação Física e conectividades pedagógicas – construindo novas redes nas aulas de Educação Física –, ambas discutindo suas possibilidades e limites na implementação da proposta. Enquanto considerações finais, espera-se que esse estudo ajude a refletir sobre uso das TDICs nas aulas de EF enquanto eixo estruturante de uma aprendizagem ativa.


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  • In view of the distancing of Physical Education (PE) from issues related to the use and discussion of the pedagogical treatment of Digital Technologies of Communication and Information (TDICs), the present study listed as a general objective the development, implementation and evaluation of a proposal for classes EF (thematic unit) using active learning methodologies and TDICs for teaching Precision Sports (EPs) in Elementary Education in the municipality of São Mamede-PB. A descriptive experience report study was carried out in the second semester of 2019, at a Municipal School of Elementary and High School Professor Fildani Souto Gouveia, located in the municipality of São Mamede - interior of the Paraiba hinterland, with two 7th grade classes, made up of 67 students, 35 were male and 32 were female. The instruments for data collection were: Field Diary, Portfolio (physical and digital) and Research Questionnaire. Approved with the opinion of the platform Brazil No. 3,574,541, the research had the results subdivided into: youth protagonism at school and the use of active learning methodologies in Physical Education classes and pedagogical connectivity - building new networks in Physical Education classes -, both discussing their possibilities and limits in implementing the proposal. As final considerations, it is hoped that this study will help to reflect on the use of TDICs in PE classes as a structuring axis for active learning.

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  • JOANILSON KÉLIS DO NASCIMENTO
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: planejamento participativo como ferramenta para superação do afastamento nas aulas de Educação Física

  • Orientador : MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
  • Data: 25/05/2020

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  • A participação dos estudantes nas práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física é reduzida de forma significativa ao longo da Educação Básica, especialmente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Esse afastamento se torna mais evidente à medida que eles avançam em seus estudos e são diversos os fatores responsáveis para que os estudantes se recusem a participar das práticas corporais previstas para as aulas. O objetivo deste estudo foi identificar o impacto do planejamento participativo como ferramenta para incentivo dos estudantes nas práticas corporais experienciadas para as aulas de educação física. O estudo foi realizado com a utilização da metodologia qualitativa, através de pesquisa exploratória e pesquisa-ação, em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, tendo como população 25 estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, no 9º ano A, turno matutino da Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos. Os instrumentos utilizados para coleta das experiências foram: questionário, entrevista, diário de campo e observação, sendo as experiências relatadas analisadas através da análise descritiva. A pesquisa, cadastrada na Plataforma Brasil sob o nº 15865919.0.0000.5537, foi aprovada pelo Comitê de Ética com parecer de aprovação nº 3.474.756 datado de 29 de julho de 2019. Os resultados indicam que o planejamento participativo é uma ferramenta muito eficiente para superação do afastamento das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física, especialmente na divisão da responsabilidade entre professor e estudantes para o sucesso das aulas, na motivação e interesse dos estudantes para a participação nas aulas e na motivação do professor com as aulas em função da mudança de comportamento dos estudantes.


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  • The participation of students in body practices experienced in Physical Education classes is significantly reduced 
    throughout Basic Education, especially in the final years of elementary school and in high school. 
    This withdrawal becomes more evident as they progress in their studies and there are several factors responsible 
    for the students' refusal to participate in the corporal practices provided for the classes. The aim of this study 
    was to identify the impact of participatory planning as a tool to encourage students in the corporal practices 
    experienced for physical education classes. The study was carried out using qualitative methodology, 
    through exploratory research and action research, in a school in the State Education Network of Rio Grande do Norte, 
    with a population of 25 students regularly enrolled in Elementary School, in the 9th year A, morning shift at 
    Dr. Sílvio Bezerra de Melo State School, in Currais Novos. The instruments used to collect the experiences were: 
    questionnaire, interview, field diary and observation, and the reported experiences were analyzed through descriptive 
    analysis. The research, registered at Plataforma Brasil under number 15865919.0.0000.5537, was approved by 
    the Ethics Committee with approval number 3,474,756 dated July 29, 2019. The results indicate that participatory 
    planning is a very efficient tool to overcome the departure from body practices experienced in Physical Education 
    classes, especially in the division of responsibility between teacher and students for the success of classes, in the 
    motivation and interest of students for participation in the classes and in the motivation of the teacher with the 
    classes due to the change in student behavior.
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  • BRUNO HONÓRIO CAVALCANTI
  • A NÃO ADESÃO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: QUAIS SÃO OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM ESSA SITUAÇÃO?

  • Orientador : MARIA APARECIDA DIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • MARIA APARECIDA DIAS
  • MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA
  • Data: 27/05/2020

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  • A educação física escolar hoje é reconhecida como um componente curricular obrigatório, e sendo assim, ela também é atrelada ao projeto político pedagógico da escola. Reconhecida como componente curricular, determina um número de presenças mínimas e nota, para que o aluno consiga sua aprovação. O que observamos, é a não adesão as aulas de educação física, sobretudo, as aulas chamadas “práticas”, principalmente observando essa situação em toda jornada escolar dos alunos, agravando-se nos anos finais do ensino fundamental II e ensino médio. Como as aulas de educação física escolar (AEFE) possuem esse componente “extraclasse”, é fácil perceber aquele aluno que fica a margem da aula. Os motivos são variados para que essa situação ocorra, podemos citar: falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas (TENÓRIO; SILVA, 2013). Rangel Betti, 2009 aponta o quarteto fantástico (voleibol, handebol, futebol e basquetebol) como o conteúdo predominante da (AEFE) que poderia contribuir para essa problemática. Darido (2004) e Chicati (2000), apontam que a falta de diversificação de conteúdo e o esporte como sendo um dos principais conteúdos das (AEFE), tem contribuído para o afastamento dos alunos nesse componente curricular. Apesar do exposto acima, outros fatores podem levar a essa não adesão as (AEFE), que não necessariamente estejam presentes na proposta didática e metodológica do professor. Pois, as relações e experiências pregressas com as (AEFE) nos anos anteriores, condições estruturais das escolas, condições sociais, práticas esportivas e comportamentos advindos da estrutura familiar, podem influenciar nessa não adesão as aulas desse componente curricular. Por isso o objetivo geral é analisar os motivos que levam ao desinteresse nas (AEFE) dos alunos do 9º ano Ensino Fundamental II, da escola pública municipal em que atuo como docente. Além disso, temos por objetivos específicos: Identificar se os motivos do desinteresse dos alunos  pelas aulas de educação física escolar, têm relação com os aspectos pedagógicos das mesmas ou com outros fatores relacionados a escola, e compreender se há diferença entre o interesse e o desinteresse pelas aulas de educação física escolar  quando as mesmas trabalham com o conteúdo esporte. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo descritivo, que analisará por meio de um diário de campo e questionário criado pelo autor, as categorias encontradas de forma predominante segundo as falas dos alunos das duas turmas investigadas, dos professores de outros componentes curriculares, da gestão escolar e da coordenação pedagógica. Tendo como referência as questões voltadas para a não participação dos alunos, o desinteresse dos alunos e a desmotivação dos alunos. Segundo nossos resultados a não participação dos alunos é causada por três principais motivos: a infraestrutura da escola, o tipo de conteúdo nas aulas e a preguiça. Por fim, de acordo com os resultados algumas ações serão tomadas para atenuar essa situação: a mudança no horário das aulas, realização de festivais ao final de cada bimestre e a conscientização e desmistificação do conteúdo esporte.  


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  • Nowadays school physical education is recognized as a bounden curriculum component, so, it is also linked to the school's pedagogical political project. Recognized as a component of the curriculum, it determines a minimum number of attendance and grade, so that the student can get their approval. What it was observed is the non-participation to the physical education classes, especially the so-called “practical” classes, especially observing this situation throughout the students' school journey, becoming worse in the final years of middle school and high school. Since school physical education classes (SPEC) have this “extra-class” component, it’s easy to realize that student who doesn’t join the class. For this situation to occur, the reasons are several, and we can mention: lack of diversified content, lack of interest on the part of students and lack of pedagogical intervention in the developed activities (TENÓRIO; SILVA, 2013). Rangel Betti, 2009, indicates the fantastic four (volleyball, handball, soccer and basketball) as the predominant content of (SPEC) that could contribute to this problem. Darido (2004) and Chicati (2000), point out lack of content diversification and sport as one of the main contents of the (SPEC), has contributed to the distance of students in this curriculum component. Despite of the showed above, other elements may lead to this non-adherence to (SPEC), which are not necessarily present in the teacher’s didactic and methodological proposal. Because, the relationships and previous experiences with the (SPEC) in previous years, structural conditions of schools, social conditions, sports practices and behaviors acquired from family structure, can influence this non-adherence to classes of this curricular component. Therefore, the general aim is to analyze the reasons that lead to the disinterest in (SPEC) of the 9th grade students of the municipal public school where I work as a teacher. In general, we also have as specific aims: to identify if the reasons for the disinterest of students in school physical education classes are related to their pedagogical aspects or to other factors related to school, and to understand if there is a difference between the interest and disinterest in school physical education classes when they work with sports content. This is a descriptive qualitative study, which will analyze through a field diary and questionnaire created by the author, the categories found predominantly according to the statements of students in the two classes investigated, teachers of other curricular components, school management and pedagogical coordination. Having as reference the questions directed to the non-participation of the students, the disinterest of the students and the demotivation of the students. According to our results, the non-participation of students is caused by three main reasons: the infrastructure of the school, the type of content in classes and laziness. Finally, according to the results, some actions will be taken to mitigate this situation: the change in class schedule, the holding of festivals at the end of each two months and the awareness and demystification of sports content. 

     

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  • ALEX DE FREITAS PINTO
  • JOGOS COOPERATIVOS ENQUANTO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: relato de experiência a partir da unidade temática jogos e brincadeiras.

  • Orientador : MARIA APARECIDA DIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA APARECIDA DIAS
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA
  • Data: 27/05/2020

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  • A Educação Física teve significativos avanços a partir da redemocratização do Brasil, na década de 1980, desenvolvendo diversas abordagens e teorias como a Desenvolvimentista, Interacionista-Construtivista, Crítico Superadora, Psicomotricidade, Humanista e Jogos Cooperativos. O presente estudo tem como objetivo analisar e descrever as aulas de Educação Física planejadas, tendo como foco os jogos cooperativos, enquanto intervenção pedagógica na unidade temática jogos e brincadeiras. A pesquisa tem um caráter qualitativo descritivo como metodologia com característica de um relato de experiência a partir da aplicação de 6 aulas, com o foco nos jogos cooperativos, realizadas em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, pertencente a uma escola da Rede Pública do Município de Fortaleza. Os participantes da pesquisa são 35 alunos regularmente matriculados na referida série. O instrumento utilizado na pesquisa foi o diário de campo preenchido a cada aula de Educação Física em um período de intervenção de 6 aulas. O diálogo a partir do relato de experiência possibilitou refletir a nossa ação docente e a participação dos alunos em uma proposta pedagógica voltada para educação como direito, capaz de levar os discentes à cooperação, inclusão e fraternidade, mesmo diante de toda a complexidade de questões educacionais presentes no nosso cotidiano escolar. A pesquisa foi cadastrada na Plataforma Brasil com CAAE N°21333519.0.0000.5537, cujo parecer de aprovação é de N°3.726.930 datada de 26/11/2019.


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    Physical Education has made significant advances since the redemocratization of Brazil in the 1980s, developing several approaches and theories such as Developmentalist, Interactionist-Constructivist, Critical Overcoming, Psychomotricity, Humanist and Cooperative Games. This study aims to analyze and describe the planned Physical Education classes, focusing on cooperative games, as a pedagogical intervention in the thematic unit games. The research has a descriptive qualitative character as a methodology with the characteristic of an experience report based on the application of 6 classes, with a focus on cooperative games, carried out in a class of the 6th year of Elementary School II, belonging to a school of the Municipality of Fortaleza. The research participants are 35 students regularly enrolled in that series. The instrument used in the research was the field diary filled out for each Physical Education class in an intervention period of 6 classes. The dialogue based on the experience report made it possible to reflect our teaching action and the participation of students in a pedagogical proposal aimed at education as a right, capable of leading students to cooperation, inclusion and fraternity, even in the face of all the complexity of educational issues present in our school routine. The survey was registered on Plataforma Brasil with CAAE N ° 21333519.0.0000.5537, whose approval opinion is N ° 3,726,930 dated 11/26/2019.

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  • RENATA NISHIMURA GUERRA CAVALCANTI
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: EXPERIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA UMA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ASSERTIVA

  • Orientador : ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
  • LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI
  • MARIA APARECIDA DIAS
  • Data: 28/05/2020

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  • Os conflitos são comuns em todos os relacionamentos. Em relações na escola, sua presença é marcante. Esses eventos têm afetado a rotina escolar, na medida em que muitas vezes, os métodos empregados em sua resolução podem ser considerados agressivos, causando desconforto ou até sofrimento dos envolvidos. As competências socioemocionais recentemente têm sido incluídas nos currículos em função da tendência de oportunizar uma formação integral, que atenda às demandas do mercado de trabalho e permita o desenvolvimento do educando em todas as esferas: cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar uma proposta de trabalho efetivada nas aulas de educação física escolar que, com base nas competências socioemocionais, tem o tema dos conflitos como foco de debate em séries finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa do tipo participante, e foi desenvolvida em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Natal/RN. Participaram do estudo 16 alunos, sendo 10 do gênero feminino e 6 do gênero masculino, com idade média de 14 anos. Foi realizada uma intervenção didática com 10 encontros de 50 minutos cada, que visava desenvolver as competências socioemocionais dos alunos nas aulas de educação física. Antes e depois da intervenção os adolescentes responderam às questões da Escala Children’s Action Tendency Scale (CATS), visando identificar os estilos mais utilizados de resolução de conflitos (assertivo, agressivo, submisso ou misto) e uma possível alteração após a intervenção. Antes da intervenção os resultados encontrados foram a tendência assertiva em primeiro lugar, seguida da submissa e da agressiva. Após a intervenção a tendência submissa surgiu em primeiro lugar, seguida da assertiva e da agressiva. Consideramos importante a realização de programas educacionais que trabalhem a cognição e as emoções para uma resolução de conflitos mais assertiva e sugerimos novos estudos e relatos de experiências pedagógicas para que estes possam servir como referencial para outros professores.

     

     


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  • Conflicts are usual in all kind of relationships. In school relationships, it’s presence is remarkable. These events have affected the school routine, to the extent that many times, the methods used to resolve the act can be considered aggressive, causing discomfort or even suffering for those involved. Socio-emotional skills have recently been included in curricula due to the tendency to provide comprehensive training, which meets the demands of the labor market and allow the development of the student in all spheres: cognitive, motor, social and emotional. Thus, this research aims to analyze a work proposal carried out in school physical education classes that, based on socioemotional skills, has the theme of conflicts as the focus of debate in final grades of elementary school. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach of the participant type, and it was developed in a elementary 8th grade class from a public school in the city of Natal/RN. Sixteen students joined in the study, 10 being female and 6 being male, with an average age of 14 years old. A didactic intervention was carried out with 10 meetings of 50 minutes each, which aimed to develop students' socio-emotional skills in physical education classes. Before and after the intervention, the teenagers answered questions of the Children’s Action Tendency Scale (CATS), aiming to identify the most used conflict resolution styles (assertive, aggressive, submissive or mixed) and a possible change after the intervention. Before the intervention, the results found were the assertive tendency in the first place, followed by submissive and aggressive. After the intervention, the submissive tendency came first, followed by assertive and aggressive. We consider important to carry out educational programs that work on cognition and emotions for a more assertive conflict resolution and we suggest new studies and reports of pedagogical experiences so that they can serve as a reference for other teachers.

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  • EDILSON MEDEIROS DE OLIVEIRA
  • Metodologia de ensino do futsal na educação física escolar: uma proposta baseada nos jogos táticos por compreensão

  • Orientador : MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • EDUARDO VINICIUS MOTA E SILVA
  • Data: 29/05/2020

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  • O futsal se caracteriza por ser um dos esportes mais praticados e ensinados nas escolas. Essa grande adesão se deve a grande popularidade que possui na sociedade brasileira. Muitas são as metodologias utilizadas pelos docentes para o ensino deste esporte. Os jogos táticos por compreensão são um destes possíveis métodos de ensino deste conteúdo. O presente trabalho possui como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino do futsal baseada na metodologia dos jogos táticos por compreensão com estudantes do segundo ano do ensino médio. Este estudo é caracterizado como um relato reflexivo de caráter quali-quantitativo e de natureza descritiva. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: a) proposta de avaliação do nível de conhecimento tático no futsal: uma referência para os esportes coletivos de autoria de Souza (1999) e b) diário de campo do professor. Foram ministradas doze aulas de futsal sob o método dos jogos táticos por compreensão em duas turmas de segundo ano do ensino médio, de uma escola pertencente a Rede Estadual de ensino do Ceará. A amostra foi composta por 26 alunos regularmente matriculados no referido ano. Com relação a aplicação da proposta de ensino, constatou-se que esta requer do docente um elevado nível de organização, conhecimento e adaptação para desenvolver o conhecimento tático declarativo e de tomada de decisão dos alunos, pois a intervenção do professor foi extremamente necessária. No que se refere ao nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões, verificou-se que os estudantes apresentaram um baixo nível de conhecimento inicial que foi elevado de maneira significativa após a intervenção proposta, pois a Turma A elevou 23% do conhecimento e a Turma B 22%. Em referência a participação dos alunos, estes demonstraram satisfação, entusiasmo e grande comprometimento na resolução dos jogos táticos, demonstrando insatisfação quando as aulas acabaram. Conclui-se que a proposta de ensino foi muito bem aceita pelos estudantes e elevou de maneira significativa o nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões no futsal dos alunos investigados.



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  • Futsal is characterized by being one of the most practiced and taught sports in schools. This great adhesion is due to the great popularity it has in Brazilian society. There are many methodologies used by teachers to teach this sport. Tactical games by understanding are one of these possible methods of teaching this content. The present work aims to analyze the application of a proposal for teaching futsal based on the methodology of tactical games by understanding with students of the second year of high school. This study is characterized as a reflective report of quali-quantitative character and descriptive nature. The instruments used in the research were: a) proposal to evaluate the level of tactical knowledge in futsal: a reference for collective sports authored by Souza (1999) and b) teacher's field diary. Twelve futsal classes were taught under the method of tactical games by understanding in two second-year high school classes, from a school belonging to the State School Network of Ceará. The sample consisted of 26 students regularly enrolled in that year. Regarding the application of the teaching proposal, it was found that it requires a high level of organization, knowledge and adaptation from the teacher to develop the students' declarative and decision-making tactical knowledge, because the teacher's intervention was extremely necessary. With regard to the level of declarative tactical knowledge and decision-making, it was found that the students presented a low level of initial knowledge that was significantly elevated after the proposed intervention, as Class A increased 23% of the knowledge and Class B 22%.In reference to the participation of the students, they demonstrated satisfaction, enthusiasm and great commitment in the resolution of tactical games, showing dissatisfaction when the classes ended. It is concluded that the teaching proposal was very well accepted by the students and significantly increased the level of declarative tactical knowledge and decision-making in the futsal of the investigated students.

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  • EUGÊNIA MARIA GREGÓRIO PEREIRA
  • NOS PASSOS DA DANÇA:

    uma experiência pedagógica com dança

    no ensino médio em uma escola militar

  • Orientador : ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • JOSE PEREIRA DE MELO
  • MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
  • MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
  • Data: 03/06/2020

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  • Seja por questões pessoais como preferências e habilidades ou por questões de formação inicial, na atualidade o que vemos e lemos sobre a realidade da Educação Física Escolar é ainda o uso massivo, e às vezes quase exclusivo, dos esportes, sejam no formato de pequenos ou grandes jogos, ou até mesmo no modelo tradicional competitivo. Este projeto desenvolveu uma proposta metodológica do trabalho com o conteúdo dança e foi realizada com turmas do ensino médio em uma escola militar do ensino básico do estado do Ceará, com o objetivo de identificar possibilidades metodológicas e pedagógicas na utilização do conteúdo dança nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e construir coletivamente com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática Dança. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física em uma escola da rede estadual de ensino do Ceará, localizada no município de Fortaleza, com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, cujas aulas acontecem à tarde, no turno o qual os alunos estão matriculados e tem duração de 45 minutos. Os instrumentos foram: a) plano de ação: composto pelo planejamento de 10 encontros para construção e realização da proposta; b) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; c) questionário sobre a vivência/experiência dos alunos com a dança, dentro e fora do ambiente escolar; d) diário de campo dos alunos, a ser preenchido após cada ação desta pesquisa; e) questionário sobre as vivências/experiências dos alunos com a dança na ação desenvolvida. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrada na Plataforma Brasil, cujo parecer é de nº 3.479.896, datada de 01 de agosto de 2019. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram descritos a analisados como um estudo de caso, a partir da observação da professora-pesquisadora e acrescido dos relatos dos diários de campo dos discentes. A intervenção atingiu seu objetivo de construir coletivamente com os discentes uma proposta de desenvolvimento do conteúdo dança, com aulas teórico-práticas, com a participação efetiva dos discentes e com a culminância em um dia de apresentações coletivas onde todas as turmas da mesma série puderam interagir. Com o universo de possibilidades para o desenvolvimento do conteúdo dança, este relato serve principalmente para compreensão da necessidade, potencialidade e riqueza desse conteúdo para integrar as diversas manifestações da cultura corporal presentes nas aulas de Educação Física Escolar e assim, incentivar os primeiros passos de muitos outros docentes no ritmo da dança.


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  • Whether for personal reasons such as preferences and skills or for initial training issues, today what we see and read about the reality of School Physical Education is still the massive, and sometimes almost exclusive, use of sports, whether in the form of small or big games, or even in the traditional competitive model. This project developed a methodological proposal of the work with the dance content and was carried out with high school classes in a military elementary school in the state of Ceará, with the objective of identifying methodological and pedagogical possibilities in the use of dance content in Education classes Physics in High School and collectively build with students a work proposal for the thematic unit Dance. The research was carried out during Physical Education classes at a school in the state of Ceará, located in the city of Fortaleza, with four classes of the 2nd Year of High School, whose classes take place in the afternoon, during the shift in which students are enrolled and lasts 45 minutes. The instruments were: a) action plan: consisting of planning 10 meetings to build and carry out the proposal; b) participant observation of Physical Education classes, using the field diary; c) questionnaire about the students' experience with dance, inside and outside the school environment; d) students' field diary, to be completed after each action of this research; e) questionnaire about the students' experiences with dance in the action developed. The research was submitted and approved by the Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte and registered on Plataforma Brasil, whose opinion is number 3,479,896, dated August 1, 2019.
    It is in accordance with CNS 466/12 Human Research Resolution, considering respect for human dignity and the special protection due to participants in scientific research involving human beings. The results were described and analyzed as a case study, from the observation of the teacher-researcher and added to the reports of the students' field diaries. The intervention reached its goal of collectively building with the students a proposal for the development of dance content, with theoretical-practical classes, with the effective participation of students and culminating in a day of collective presentations where all classes in the same series could interact . With the universe of possibilities for the development of dance content, this report serves mainly to understand the need, potential and richness of this content to integrate the various manifestations of body culture present in School Physical Education classes and thus encourage the first steps of many other teachers in the dance rhythm.
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  • LUCIANO HEBERT DE LIMA SILVA
  • A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DA NARRATIVA DE FORMAÇÃO DE UM CAPOEIRISTA PROFESSOR

  • Orientador : ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
  • HERALDO SIMÕES FERREIRA
  • JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO
  • Data: 05/06/2020

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  • Neste estudo, trazemos da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das nossas experiências vividas na capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da capoeira com crianças, na Educação Física escolar. Como objetivo geral, definimos revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializarmos nosso estudo sobre capoeira, estamos contribuindo com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” expusemos os dados coletados do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, apresentamos uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a capoeira nas aulas de Educação Física escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das nossas experiências dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreendemos que conseguimos revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a capoeira como conteúdo da Educação Física escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitamos, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a capoeira.


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  • In this study we bring from the memory, in the perspective of the autobiographical method, the revisiting of our experiences lived in capoeira, recorded in the formation narrative of this capoeirista teacher. And when associated to the new knowledge built in Academy, it bases the pedagogical practice in the teaching of capoeira with children, in the school Physical Education. As a general objective, we have defined to reveal through the thematic life history of a capoeirista teacher, from his training and teaching practice, pedagogical elements for a proposal of inclusion of this content of school Physical Education, in the initial years of elementary school. Thus, by socializing our study of capoeira, we are contributing to the training of teachers in the area, presenting a systematized knowledge that can contribute with a content of popular culture that is not always part of academic and school curricula. With this title, "Revisiting my entry into the roda: experiences and confluences of knowledge of practice with academic knowledge" we exposed the data collected from the researched capoeirista professor, in a synthesis between the experiences lived in capoeira and the search for new academic knowledge. These enabled a new look at the teaching of this beautiful but complex art, which needs pedagogical elements both simplified and suitable to the profile of children at school. Therefore, we present a methodological possibility to work with capoeira in school Physical Education classes, specifically in the early years of elementary school, the result of our experiences within the universe of capoeira and the Academy. Finally, we understand that we were able to reveal which pedagogical, empirical and academic elements were part of the formation of the researched teacher, contributing to the development of a methodological possibility, easy to apply, to work with capoeira as a content of school Physical Education, which is characterized by the use of games and jokes contextualized with their historical aspects. Finally, from the concept of "round the world" in capoeiragem, we are able to bring a content of popular culture and national heritage to the school ground, rescuing the history of the black slave in the construction of one of its manifestations: capoeira.

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  • PATRÍCIA MOZART MOURA
  • A aderência nas aulas de educação física no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Justiniano de Serpa

     


  • Orientador : JOSE PEREIRA DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE PEREIRA DE MELO
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
  • MARTA GENU SOARES
  • Data: 05/06/2020

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  • A disciplina de Educação Física escolar, vem gradativamente crescendo e ganhando espaço dentro do ambiente escolar, em todas as suas etapas e modalidades. No entanto, muitos desafios ainda estão presentes nesta profissão, sendo um deles, trazido a luz do debate neste trabalho, que é a falta de aderência das meninas nas aulas práticas de Educação Física no Ensino Médio. Esta temática é pouco explorada dentro dos meios acadêmicos, situação que ficou evidente na produção do estado da arte deste trabalho, que pesquisou pouco menos de dois mil e quinhentos artigos, onde deste universo apenas nove tratavam sobre está problemática. Realizou-se então uma pesquisa de campo com as alunas regularmente matriculadas no Colégio Estadual Justiniano de Serpa. Localizado na cidade de Fortaleza, Ceará, para inicialmente aferir quais os motivos as distanciavam dos momentos práticos da disciplina. Logo em seguida, munida dos dados, confeccionou-se um plano de intervenção prático, visando aumentar a aderência deste púbico, trazendo para as aulas as atividades que as próprias haviam elencadas como prazerosas e interessantes. Conseguiu-se com este primeiro momento um aumento pouco significativo da aderência do público alvo da pesquisa. Mas com os dados obtidos neste primeiro projeto de intervenção, foi possível traçar um segundo momento que ocorreu de maneira experimental após as aulas, o que eliminou algumas dificuldades que eram apontadas pelas discentes como limitadoras de sua participação, como o pouco tempo para higienização pós aula e para retornar para as outras aulas e as intemperes do clima dos quais as alunas eram expostas. O projeto funcionou de maneira experimental por pouco mais de um mês, onde foi ofertado para as alunas atividades de ginástica, aulas de ritmos e funcional três vezes por semana. Ao fim deste segundo projeto de intervenção, o aumento percebido na aderência por parte das meninas foi considerável, contando com uma média geral de quase cem meninas. Estes resultados comprovam que mesmo a disciplina de Educação Física escolar enfrentando grandes desafios dentro do ambiente escolar é possível aos professores traçarem estratégias para transformar os desafios e dificuldades em oportunidades, para que nenhum aluno ou aluna tenha o seu direito de vivenciar sua corporeidade tolhido, ajudando assim em sua formação integral. 


     

     


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  • The discipline of Physical Education at school has been gradually growing and gaining space within the school environment, in all its stages and modalities. However, many challenges are still present in this profession, one of them, brought to light by the debate in this work, which is the lack of adherence of girls in practical classes of Physical Education in High School. This theme is little explored within academic circles, a situation that was evident in the production of the state of the art in this work, which researched just under two and a half thousand articles, of which only nine out of this universe dealt with this problem. A field research was then carried out with the students regularly enrolled at the Colégio Estadual Justiniano de Serpa. Located in the city of Fortaleza, Ceará, to initially assess the reasons that distanced them from the practical moments of the discipline. Soon afterwards, armed with the data, a practical intervention plan was created, aiming to increase the adherence of this audience, bringing to the classes the activities that they themselves had listed as pleasant and interesting. With this first moment, a small increase in the adherence of the research target audience was achieved. But with the data obtained in this first intervention project, it was possible to trace a second moment that occurred in an experimental way after classes, which eliminated some difficulties that were pointed out by the students as limiting their participation, such as the short time for post-class hygiene and to return to the other times and the weather of the climate to which the students were exposed. The project worked on an experimental basis for just over a month, where it was offered to the students gymnastic activities, rhythm classes and functional three times a week. At the end of this second intervention project, the perceived increase in adherence by girls was considerable, with an overall average of almost 100 girls. These results prove that even the discipline of Physical Education at school facing great challenges within the school environment it is possible for teachers to outline strategies to transform challenges and difficulties into opportunities, so that no student or student has the right to experience their stagnant corporeality, helping thus in their integral formation.

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  • MARCELO PAIVA DO NASCIMENTO
  • A educação física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola


  • Orientador : JOSE PEREIRA DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE PEREIRA DE MELO
  • AGUINALDO CESAR SURDI
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
  • MARTA GENU SOARES
  • Data: 05/06/2020

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  • A Educação Física, enquanto componente curricular sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Acreditamos que a prática pedagógica inovadora é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo é relatar a experiência de uma prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio com o conteúdo Jogos de Lutas, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribui para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários e registros de um diário de campo. A metodologia da pesquisa qualitativa foi escolhida por esta proporcionar a oportunidade de investigar a própria prática, incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Além disso, o relato de experiência oportunizou colher a opinião dos alunos de forma categorizada, abrangendo aspectos objetivos e subjetivos. Analisamos que 45% dos alunos relataram chegar ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso ao conteúdo Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação as outras, servindo apenas como um momento de distração para o aluno do Ensino Médio. Após as intervenções percebemos uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento através de uma prática pedagógica inovadora pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram o conteúdo satisfatoriamente de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar a Educação Física enquanto componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade , tivemos uma adesão muito forte às aulas, e que o aspecto da prática pela prática foi superado quando os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do conteúdo, levando-nos a aferir também que a suposta supressão da disciplina no currículo balizada pelo novo ordenamento legal do Ensino Médio não se justifica se essa for bem planejada e alinhada ao plano político-pedagógico da escola, propiciando ao alunos dessa etapa uma participação mais efetiva nas aulas, através de debates e de outros recursos pedagógicos diversificados, contrariando o histórico de seletividade e acriticidade de sua prática tradicional.


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  • The Physical Education, as a curricular component, suffers from numerous problems at school, especially in high school. We believe that innovative pedagogical practice is one of the possibilities that can contribute to the legitimacy of the discipline, to the detriment of a view of lower status in relation to others that ends up configuring rash speeches and attitudes. The general objective of the study is to report the experience of a pedagogical practice of Physical Education in High School with the content of Fight Games, seeking a dialogue with the students and finding out what this playful experience contributes to valuing the curricular component at school as a guiding question of work. The research carried out in a high school on the outskirts of Fortaleza involved the participation of 40 students who underwent a pedagogical intervention, and also with the help of two questionnaires and records from a field diary.The qualitative research methodology was chosen because it provides the opportunity to investigate the practice itself, encouraging the researcher's pedagogical autonomy, in addition to being a challenge on the school floor. In addition, the experience report provided an opportunity to collect the students' opinions in a categorized way, covering objective and subjective aspects. We analyzed that 45% of the students reported reaching high school without ever having access to the content Fight, which contradicts this corporal practice as an inheritance of the culture of movement and the legal documents that provide for it in the formal curriculum. Furthermore, they reported that the discipline and its contents were of very little importance in relation to the others, serving only as a moment of distraction for the high school student. After the interventions we noticed a change in the perception of the discipline through the Fight Games, as they saw that the culture of movement through an innovative pedagogical practice can provide a reading of the world, as well as the other curricular components, because more than 90% of them assimilated the content satisfactorily according to the methodological proposal adopted. We concluded then that the pedagogical practice is a fundamental tool to value Physical Education as a curricular component, because through playfulness and creativity, we had a very strong adherence to classes, and that the aspect of practice by practice was overcome when students were able to make a critical reading of the didactic transposition of the content, leading us to also verify that the supposed suppression of the discipline in the curriculum marked by the new legal order of High School is not justified if it is well planned and aligned with the political-pedagogical plan of the school, providing the student of this stage a more effective participation in classes, through debates and other diversified pedagogical resources, contradicting the history of selectivity and uncriticality of his traditional practice.

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  • JOSÉ CELSO BARROS FERREIRA
  • A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES DE CONHECIMENTO APRESENTADAS NA BNCC

     

  • Orientador : MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
  • MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
  • Data: 08/06/2020

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  • A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de “Como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC, para uma turma do quarto ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino?” Para tanto, traçamos como objetivo de pesquisa, problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo sobre a avaliação da aprendizagem na perspectiva das oito dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC, para uma turma do 4º ciclo do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, apresentada como um relato de experiência, por tanto, de cunho descritivo. Foram utilizados como instrumentos de produção dos dados de pesquisa, a observação participante com auxílio do diário de campo. Ao todo, foram seis momentos formais de avaliação da aprendizagem, cada um com seu instrumento didático-metodológico específico de verificação das habilidades e uma forma de registro equivalente. Por meio da análise documental e seguindo as descrições dos roteiros de observação participante, encontramos significativas correspondências semânticas entre os conceitos defendidos no referencial teórico com as experiências realizadas em campo. Tais correspondências estão sintetizadas em princípios norteadores para a construção de instrumentos avaliativos, que apresentamos como nossos resultados, juntamente com cada instrumento em si e suas possibilidades. Esses resultados nos permitem considerar que foi possível desenvolver uma dentre muitas possibilidades de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões de conhecimento presentes na base. O presente estudo mostrou também que esse tema necessita ser apreciado por outras pesquisas que ampliem as possibilidades alcançadas aqui, sobretudo, ao que se refere as limitações e dificuldade de se estabelecer rupturas formativas ao processo de ensino e avaliação por meio de metodologias ativas, frente a manutenção organizativa da escola pública tradicional.



  • Mostrar Abstract
  • The assessment of learning in Physical Education at School finds challenges that go beyond those present in the other curricular components. The way in which the area organizes and evaluates the relationship of the subjects' bodies with the objects of knowledge, generates possibilities that still seem to be poorly understood in the school routine. In addition to the content dimensions (attitudinal, procedural and conceptual), presented in the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), the area finds in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) other organizational demands. The proposal is to think about how students relate to the objects of knowledge, privileging now eight dimensions, which led us to the problem of “How is it possible to structure a proposal for the evaluation of learning in Physical Education at School, considering the eight dimensions of knowledge presented? at BNCC, for a class of the fourth cycle of elementary school in a public school? ” For this purpose, we set out as a research objective, to problematize a pedagogical experience in Physical Education at School, reflecting on the evaluation of learning from the perspective of the eight dimensions of knowledge presented at BNCC, for a class of the 4th cycle of fundamental education. It is an exploratory qualitative research, presented as an experience report, therefore, of a descriptive nature. Participating observation with the help of the field diary was used as instruments of production of the research data. Altogether, there were six formal moments of learning assessment, each with its specific didactic-methodological instrument for verifying skills and an equivalent record form. Through documentary analysis and following the descriptions of the participant observation rotators, semantic correspondences were identified between the concepts defended in the theoretical framework with the experiences carried out in the field. Such correspondences are synthesized in guiding principles for the construction of evaluated instruments, which present as our results, associated with each instrument itself and its possibilities. These results allow us to consider that it was possible to develop one among many possibilities to evaluate the learning in Physical Education at School, considering the eight dimensions of knowledge present in the base. The present study also showed that this theme needs to be appreciated by other researches that expand the possibilities achieved here, above all, with regard to the limitations and difficulty of establishing formative breaks in the teaching and evaluation process through active methodologies, in face of organizational maintenance of the traditional public school.

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  • MARCOS LEIVA DA SILVA NERY
  • FAZENDO HISTÓRIA E VENCENDO PRECONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA COM O FUTSAL PARA MENINAS

  • Orientador : ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • PAULA NUNES CHAVES
  • Data: 09/06/2020

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  • Motivados em tratar das questões de gênero na prática esportiva e debater acerca de temas que, há muito tempo, constituem-se como uma das problemáticas da Educação Física Escolar, voltamos nosso estudo para esses aspectos que permeiam nossa prática docente. Como objetivo geral nos centramos em revelar e discutir aspectos de gênero e preconceito sofridos pelas meninas que jogam futebol, em um projeto esportivo de uma escola pública, no município de Fortaleza/Ceará, visando apresentar características educacionais e estratégias de enfretamento que contribuíram para caracterizar um esporte democrático e inclusivo para essas meninas. Nossa metodologia contemplou a conjugação de dois tipos de pesquisa: a participante, envolvendo as 8 (oito) alunas selecionadas para o presente estudo, e a narrativa docente, considerando a trajetória formativa do professor-pesquisador. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista temática, aplicada às meninas, a observação participante e a narrativa docente. Realizamos a análise do corpus, constituído das entrevistas temáticas, com base na análise de conteúdo, na qual entrelaçamos as narrativas das alunas com as inferências, que partiram de nossas premissas, e a interpretação, apoiada no referencial teórico. Pesquisas envolvendo o preconceito contra a mulher no esporte, mais precisamente na escola, podem contribuir tanto para a promoção de uma consciência corporal crítica das alunas, sobre a condição histórico-cultural da mulher, como para subsidiar uma prática pedagógica ligada às questões de gênero, por parte dos professores de Educação Física. Como síntese dos resultados, constatamos: (i) a iniciação das meninas no futebol acontece com frequência, e com o apoio dos meninos, em jogos e brincadeiras de bola na rua; (ii) as influências dos familiares são muitas vezes preponderantes para a permanência ou desistência delas no futebol; (iii) o nível de habilidade técnica no futebol ainda é aspecto determinante para inclusão ou exclusão das meninas durante as aulas de Educação Física; (iv) o pertencimento ao mundo do futebol desperta, nas meninas, tanto sentimentos agradáveis como, também, sensações de dores, relacionadas com as agressões simbólicas do preconceito; (v) o avanço na configuração social do esporte, a partir de atitudes de resistência e de empoderamento, por meio da prática de esporte pelas alunas. Concluímos, portanto, ser cada vez mais urgente lançar olhares sobre a cultura do futebol, hegemonicamente masculina, a fim de reconstruí-la mais democrática e menos excludente, iniciando-se na chão da escola.


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  • Being motivated to deal with gender issues in sports practice and debate about topics that, for a long time, have been one of the problems of Physical Education at School, we focus our study to these aspects that permeate our teaching practice. For the general objective, we focus on revealing and discussing aspects of gender and prejudice suffered by girls who play football in a sports project of a public school in the city of Fortaleza / Ceará, aiming to present educational characteristics and coping strategies that contributed to characterize a democratic and inclusive sport for those girls. Our methodology included the combination of two types of research: the participant one, involving the 8 (eight) students selected for the present study, and the teaching narrative one, considering the formative trajectory of the teacher-researcher. As a data collection instrument, we used the thematic interview applied to girls, participant observation and the teaching narrative. We conducted the analysis of the corpus, consisting of thematic interviews, based on content analysis, in which we intertwined the students' narratives with the inferences, which started from our premises, and the interpretation, supported by the theoretical framework. Researches involving prejudice against women in sport, more precisely at school, may contribute both to promoting a critical body awareness of the students about the woman's historical-cultural condition and to subsidizing a pedagogical practice related to gender issues by Physical Education teachers. As a synthesis of the results, we found: (i) the initiation of girls in football happens frequently and with the support of boys, in matches and ball games in the street; (ii) the influences of family members are often preponderant for their permanence or abandonment in football; (iii) the level of technical skill in football is still a determining factor for the inclusion or exclusion of girls during Physical Education classes; (iv) feeling a part of the world of football awakens in the girls both feelings of pleasant as well as pain, related to the symbolic aggressions of prejudice; (v) the advancement in the social configuration of sport, based on attitudes of resistance and empowerment, through the practice of sport by the students. We conclude, therefore, that it is increasingly urgent to take a look at the culture of football, which is hegemonically masculine, in order to reconstruct it, which is more democratic and less exclusive.

2019
Dissertações
1
  • ANTÔNIO JANSEN FERNANDES DA SILVA
  • CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES E O USO DAS MÍDIAS: Desenvolvendo uma Unidade Didática nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Noturno

  • Orientador : ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
  • JOSE PEREIRA DE MELO
  • MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
  • MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
  • MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
  • Data: 13/12/2019

  • Mostrar Resumo
  • A Educação Física vem sofrendo várias mudanças no decorrer de sua história, sendo influenciada pelos aspectos políticos, econômicos, tecnológicos, culturais, religiosos e sociais. O objetivo deste estudo é desenvolver uma proposta de uma unidade temática de Educação Física dialogando com as mídias no Ensino Médio. Será realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo em uma escola da rede estadual de ensino do Ceará, localizada no município de Fortaleza, com 34 alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio no curso noturno. Os instrumentos serão: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) questionário sobre o uso das mídias; c) entrevista semiestruturada com os alunos do Ensino Médio do curso noturno; d) vídeos produzidos pelos alunos sobre a classificação dos esportes; e) fotos e imagens das aulas durante a intervenção; f) gravações das aulas no período da intervenção; g) discussões no grupo fechado do Facebook. Para a análise dos dados será utilizado o método de categorização da temática. A pesquisa foi cadastrada na plataforma Brasil nº 09905619.1.0000.5537, cujo parecer de aprovação é de nº 3.305.816 datada de 06/05/2019.


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  • Physical Education has been undergoing several changes throughout its history, being influenced by political, economic, technological, cultural, religious and social aspects. The aim of this study is to develop a Physical Education class proposal dialoguing with the media in high school. An action research field study will be conducted using the qualitative method in a school in the state school system of Ceará, located in the city of Fortaleza, with 34 students from a 3rd year high school class at night. The instruments will be: a) participant observation of Physical Education classes, through the use of the field diary; b) questionnaire about the use of the media; c) semi-structured interview with high school students of the evening course; d) videos produced by students about the classification of sports; e) photos and images of the classes during the intervention; f) recordings of the classes during the intervention period; g) discussions in the closed Facebook group. For data analysis will be used the method of categorization of the theme. The research was registered in the Brazil platform nº 09905619.1.0000.5537, whose approval opinion is nº 3.305.816 dated 05/06/2019.

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