PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: WALLYSON RODRIGO DA SILVA BARRETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLYSON RODRIGO DA SILVA BARRETO
DATA : 11/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MOLECULAR MAGNÉTICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LIGAÇÃO QUÍMICA COVALENTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo Molecular Magnético; Impressora 3D; Protótipo; Uso de Modelos e Analogias


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo denominado “Modelo Molecular Magnético” produzido a partir de esferas plásticas em impressoras 3D com ímãs inseridos internamente dentro de cada esfera para simular as forças atrativas que há entre átomos na formação de uma ligação covalente. O material foi pensado no intuito de minimizar dificuldades de aprendizagem relativo ao entendimento de formação das ligações covalentes entre os átomos, as quais normalmente os estudantes não entendem que há forças atrativas e repulsivas na formação da ligação. Para pensar na produção foi realizado uma investigação em diferentes livros didáticos de Química, seja do nível superior ou do nível médio, que presentes no Plano Nacional do Livro Didático (2007), para identificar a maior frequência de exemplos de moléculas que formam ligações covalentes, tais como, ácido clorídrico, água e dióxido de carbono que aparecem nos livros com bastante frequência. Após essa etapa, o produto educacional foi aplicado a 13 professores de Química em formação inicial e continuada em forma de minicurso. Como primeiro resultado foi possível constatar a aceitação do uso do modelo pelos participantes que afirmaram que a partir do modelo é possível trabalhar conceitos relacionados às ligações químicas, tais como geometria molecular, eletronegatividade e as diferentes ligações que ocorrem entre os átomos. Ainda como principal resultado, os participantes levantaram que a percepção de forma sensorial sobre as forças atrativas e repulsivas existentes entre as espécies químicas ora não apresentados em outros modelos químicos presente no mercado comercial atual é um fator de destaque para o uso desse recurso na sala de aula da Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externa à Instituição - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN - UFBA
Interno - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 10:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao