PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE RAFAEL OLIVEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE RAFAEL OLIVEIRA ALVES
DATA : 13/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Container 2 - sala de webconferência do IQ
TÍTULO:

Utilizando o erro na aprendizagem de Química Orgânica no Ensino Médio por meio de um Quiz


PALAVRAS-CHAVES:

Química orgânica; aprendizagem pelo erro; ENEM; aprendizagem colaborativa


PÁGINAS: 51
RESUMO:

A Química desempenha um papel crucial no currículo do Ensino Médio, apresentando uma relevância significativa na sociedade atual. Entretanto, é comum encontrar alunos que enfrentam dificuldades para compreender os conteúdos ministrados em sala de aula, especialmente no que se refere a Química Orgânica. Nesse contexto, a teoria da aprendizagem pelo erro tem se destacado como uma alternativa viável para aprimorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina. Fundamentada nessa teoria, o presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem por erros no ensino da Química Orgânica, utilizando um quiz educacional com perguntas inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes da 2ª e 3ª séries do ensino médio em uma escola pública estadual. Espera-se contribuir, assim, para o aprimoramento das estratégias pedagógicas dos professores de Química. Fornecer os recursos que possibilitam direcionar o desenvolvimento de métodos de ensino mais centrados na metodologia da aprendizagem por erros e na teoria da aprendizagem com significado. A escolha desse tema é justificada pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos na compreensão da Química Orgânica, bem como pela importância do Enem como uma forma de avaliar o aprendizado dos estudantes. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: o uso de um quiz, baseado nas questões do ENEM, poderá desenvolver a aprendizagem pelo erro no estudo de Química Orgânica? Espera-se que, por meio desse questionário, os alunos possam identificar os fatores que levam ao surgimento de erros e utilizar esse processo como uma ferramenta para a aprendizagem. O produto educacional será constituído de um jogo no formado de quiz e um manual para auxiliar o professor na análise dos padrões de respostas e trabalhar os erros observados dos estudantes e suas justificativas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1979810 - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
Presidente - 3007778 - ANDERSON DIAS VIANA
Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 13:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao