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Banca de DEFESA: NATHALIE MARIA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIE MARIA DE MEDEIROS
DATA : 15/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Container 2 - sala de webconferência do IQ
TÍTULO:

APLICAÇÃO DO MÉTODO DO ENSINO HÍBRIDO “ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO” NO ESTUDO DE BIOMOLÉCULAS NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Híbrido. Biomoléculas. Método Rotação por Estação. Tecnologia de Informação e Comunicação


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Este trabalho consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência de aulas de química para o ensino médio sobre Biomoléculas (Proteínas, Lipídeos e Carboidratos) através do método Rotação por Estação. O mesmo consiste numa metodologia ativa situada na zona híbrida de ensino, onde se dispõe de diferentes atividades em estações de forma simultânea, sendo que cada uma aborda um tema distinto, porém relacionado com os demais, de forma que sejam interdependentes, não havendo assim uma sequência obrigatória à realização. Por meio deste, temos o intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades e limitações que o ensino híbrido e o Método Rotação por Estação propõem para o aprendizado das Biomoléculas: Carboidratos, Lipídeos e Proteínas aos alunos da disciplina de Química do Ensino Médio? A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, colocando o pesquisador como o próprio sujeito promotor da ação para resolver um problema. A metodologia consistiu na aplicação de uma sequência de 07 aulas e os dados foram obtidos através de 02 questionários e vídeos produzidos pelos estudantes. Baseados nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, a partir dos dados coletados foi possível inferir que houve evolução do aprendizado, quando comparados os questionários inicial e final. Isso implica que a intervenção didática, até certo ponto, contribuiu para que os estudantes ampliassem e se aproximassem das ideias cientificamente aceitas. Além disso, destacamos que a sequência didática desenvolveu motivação nos estudantes, visto que a cada etapa os participantes buscaram superar as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19. Adicionalmente, a pesquisa contribuiu com a elaboração de um produto educacional do tipo manual didático com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, ainda mais, em um período em que as novas tecnologias são costumeiras, tanto dentro como fora da escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
Interno - 3007778 - ANDERSON DIAS VIANA
Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Externa à Instituição - SIMONE MARIA DE ANDRADE MEDEIROS
Externa à Instituição - MAYARA SOARES DE MELO - UFOB
Notícia cadastrada em: 07/02/2023 15:22
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