PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER DE OLIVEIRA FEITOSA

DISCENTE : WAGNER DE OLIVEIRA FEITOSA
DATA : 14/02/2020
LOCAL: À definir

Uma oficina didática sobre o caráter Ácido ou Alcalino dos alimentos, com experimentação problematizada e contextualizada

Experimentação, Acidez, Alimentação

Na área de ensino, a experimentação problematizada e a contextualização tem sido objetos de estudo de muitas pesquisas. Variar as metodologias didáticas é importante em sala de aula e o professor se torna peça chave nesse papel de elaborar aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos. A partir deste olhar este trabalho propõe uma oficina didática discursiva e experimental com atividades contextualizadas mediadas por situações problemas, trabalhando os conceitos de ácidos e bases articulado ao contexto da alimentação. A pesquisa caracterizada como qualitativa foi desenvolvida com 23 alunos da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em cozinha da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no município de João Pessoa, Paraíba. Como instrumentos para coletar os dados foram utilizados um questionário de sondagem inicial e as anotações dos alunos nas atividades das práticas experimentais. Como analise parcial dos trabalhos observamos as respostas do questionário de sondagem onde pode-se perceber que 52,1% dos alunos demonstraram seu conhecimento sobre ácidos de forma conceitual (13% pelas definições de Bronsted-Lowry e 39,1% baseado nos conceitos de pH), estes porém apresentando algumas confusões que segundo FURIÓ-MÁS et al. (2005, p. 13) é comum que os alunos as façam, pois até os livros didáticos também apresentam as definições com poucos detalhes gerando essas confusões. Observou-se também que 21,7% dos alunos responderam com base nas análises sensoriais afirmando que ácido é tudo que tem sabor azedo e 26,2% disseram que não sabem definir ou suas respostas não foram compreendidas. Através das respostas dadas e da falta de uma homogeneidade identificamos que a aplicação da oficina como uma prática pedagógica pode alcançar o objetivo de homogeneizar a compreensão e a aplicação dos conceitos de ácidos e bases.

Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE