PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: RUBENIGUE DE SOUZA SILVA

DISCENTE : RUBENIGUE DE SOUZA SILVA
DATA : 23/09/2019
LOCAL: Auditório do NUPPRAR. Campus central da UFRN

CAMINHOS DA REAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAXA DE DESENVOLVIMENTO DA REAÇÃO

Sequência didática. Jogo didático. Caminhos da reação. Taxa de desenvolvimento da reação

O processo de ensino e aprendizagem em química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando uma vez que o conteúdo da mesma é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial a busca de recursos didáticos que busca a possibilidade de melhoria do entendimento dos conteúdos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de desenvolvimento da reação a partir de diferentes estratégias (livros didáticos, vídeos, notícias de jornais e revista, simulador Phet, experimentação e espaço para diálogo) que abordam questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além da proposta abarcar estratégias expositivas também foi elaborado um jogo educativo como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e a escolha desse tema foi devido às dificuldades de entendimento referentes ao conteúdo já existente na literatura sobre taxa de desenvolvimento da reação. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciou-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas cada bloco, perfazendo um total de oito aulas, ao final dos blocos foi aplicado o jogo didático. O jogo didático é uma forma do discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos, como salienta Soares. Os dados foram coletados através de gravações (áudio e vídeo) feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Com os resultados obtidos neste trabalho, foi possível identificar as ideias prévias dos alunos, com isso utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas utilizados na sequência didática. E assim, possibilitou motivação tanto no jogo quanto nas aulas ao discutir os quatro temas. Houve grande interação entre alunos-alunos e alunos-professor, proporcionado pelo jogo e também nas situações problemas criadas nas aulas. Destacamos também o ludismo, principalmente no jogo que apresentou muita diversão e prazer. Durante a aplicação do jogo foi possível observar a ótima relação que o jogo teve com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Esse trabalho possibilitou aos alunos durante a aplicação da sequência didática e do jogo, estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de desenvolvimento da reação através das problemáticas, questionamentos sobre os temas envolvidos. Também possibilitou a elaboração de um produto educacional, que é uma sequência didática para o conteúdo taxa de desenvolvimento da reação.

Presidente - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR