Banca de DEFESA: MAGNA MARIA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: MAGNA MARIA PEREIRA DA SILVA
DATA: 18/11/2011
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CONTROLE DA NEOPLASIA MALIGNA DO COLO DE ÚTERO: A RESOLUTIVIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA.

Enfermagem Ginecológica; Neoplasia Maligna do Colo de Útero; Saúde da Família; Seguimento; Resolutividade; Acesso a Serviços de Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Estudo quantitativo realizado por meio de pesquisa descritiva, transversal e retrospectiva, utilizando procedimentos técnicos de consulta documental a fontes secundárias e inquérito domiciliar com aplicação de formulário de entrevistas face a face, após parecer favorável nº 039/2011 do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo dessa pesquisa foi analisar ar a resolutividade do controle da neoplasia maligna do colo de útero na área 47 da Unidade de Saúde da Família Nova Natal II. A neoplasia maligna do colo de útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no mundo. No Brasil o rastreamento para detecção e tratamento precoces da doença tem sido efetuado precariamente e o seguimento, para reduzir a mortalidade, não tem sido executado. De um total de 1170 mulheres pertencentes à área 47, que se submeteu a rastreamento por meio do exame de Papanicolau, no período de 2005 a 2010, elegeu-se uma amostra de 38 mulheres com resultado positivo de alterações cervicais, maiores de 18 anos. A análise do cálculo da frequência de variáveis sociodemográficas e clínico-epidemiológicas selecionadas com os resultados das alterações cervicais, utilizando-se o teste de X2 e adotando como nível de significância p<0,05 não mostrou significância estatística. A faixa etária predominante foi de 25 a 64 anos (68,9%); a maioria parda (60,5%); com escolaridade predominante até o ensino fundamental (57,9%); a maioria casada ou em convivência marital (68,4%) e donas de casa (68,4%); com início precoce da atividade sexual (86,8%), a minoria fumante (13,2%), com um parceiro sexual (36,8%). No momento da entrevista, 42,1% das mulheres verbalizou queixa de corrimento, enquanto apenas 2,6% referiu sangramento. Em relação à ocorrência de DSTs (inclusive HPV), 10,5% das mulheres declarou ser portadora. Verbalizaram o uso de contraceptivos orais, 32,3% das mulheres, por 2 a 4 anos (44,4%). Quanto ao resultado do último exame preventivo realizado, prevaleceu a metaplasia escamosa imatura (55,3%), seguido de lesão intra-epitelial de baixo grau (compreendendo efeito citopatológico pelo HPV e neoplasia intra-epitelial cervical grau I) (31,6%); lesão intra-epitelial de alto grau (compreendendo neoplasias intra-epiteliais cervicais de grau II e III) (7,9%); células atípicas escamosas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas, (5,3%). Não foi observado carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma. A maioria das mulheres recebeu informações sobre o seguimento que deveria ser realizado após o resultado do último exame preventivo (55,3%), mas, quanto a realizar o seguimento, a maior parte das mulheres não referiu tê-lo feito (55,3%). O seguimento do grupo de mulheres analisadas, com diferentes graus de alterações cervicais, somente deveria ser finalizado com a alta por cura, estabelecido em citologias consecutivas negativas, meta que não está sendo atingida na área 47 da Unidade de Saúde da Família Nova Natal II.

Externo à Instituição - ANA FATIMA CARVALHO FERNANDES - UFC
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Presidente - 1756956 - MARIA TERESA CICERO LAGANA
Interno - 346795 - ROSINEIDE SANTANA DE BRITO