História oral: desafios e propostas para um novo tempo na pesquisa em Enfermagem - Comunicado n.1.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e o Grupo de Estudos Ações promocionais e de atenção a saúde a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva tem a honra de convidar vossa senhoria para participar  do Curso de Extensão, no formato de oficinas, denominado: História oral: desafios e propostas para um novo tempo na pesquisa em Enfermagem.

As oficinas de história oral visam instruir os interessados em trabalhos com história oral seguindo a prática do Núcleo de Estudos em História Oral da USP. Neste sentido, serão realizadas atividades; exercícios de recuperação de entrevistas feitas sob outras orientações e preparação de novos projetos serão contemplados. Juntamente com informações técnicas, noções históricas do trabalho em história oral serão ministradas, mas ênfase recairá no trato da produção de documentos atentos aos projetos dos participantes. Abordagens afeitas ao uso da história oral em diversas áreas do conhecimento e usos práticos também estarão em tela.

Ministrante: Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy - graduado em História pela Universidade de Taubaté (1969), doutorado (1975) e livre-docência (1981) em História Social pela Universidade de São Paulo. É professor titular aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo-USP. Atuou como professor-pesquisador visitante nas universidades de Stanford e Miami, (entre outras). Pioneiro nos estudos de história oral no Brasil, foi um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO), tendo sido diretor regional Sudeste nos biênios de 1994-1996 e 1996-1998. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, teoria e metodologia, cultura brasileira, guerra civil espanhola, literatura e movimentos migratórios.

Coordenação: Profa. Dra. Clélia Albino Simpson / Prof. Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

PÚBLICO ALVO: Enfermeiros, docentes e discentes de graduação e pós-graduação em Enfermagem e áreas afins.

Local: Auditório Profa. Raimunda Medeiros Germano

Período: 17 a 20 de outubro de 2011 – manhã e tarde

Inscrições: aguarde novo aviso de forma e data.

Coordenação do PGENF

Notícia cadastrada em: 04/10/2011 23:17