Banca de QUALIFICAÇÃO: KAUANNY VITÓRIA GURGEL DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAUANNY VITÓRIA GURGEL DOS SANTOS
DATA : 28/05/2024
LOCAL: Google Meet

Música no alívio da dor durante retirada de introdutor arterial por via femoral após procedimentos endovasculares: ensaio clínico randomizado.

Musicoterapia; Manejo da Dor; Cateterismo Cardíaco; Procedimentos Endovasculares; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem.

Objetivo: avaliar a eficácia da música no alívio da dor durante a retirada de introdutor arterial por via femoral após procedimentos endovasculares. Método: trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado e uni-cego a ser realizado conforme orientações do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Será desenvolvido na hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes, com uma amostra probabilística, aleatória e simples de 68 participantes divididos igualmente nos seguintes grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE). A randomização destes será garantida pela utilização do site “Research Randomizer”. O grupo controle será composto por pacientes que tiveram a necessidade de realização do cateterismo cardíaco ou arteriografia de membros inferiores, receberão os cuidados padrões do setor e aplicação do headphone sem transmissão de nenhuma música para a retirada do introdutor arterial por via femoral no momento oportuno. Já o grupo experimental, receberá a intervenção através do headphone com a preferência musical do paciente, com a finalidade de verificar sua eficácia no alívio da dor durante retirada de introdutor arterial por via femoral. Será utilizado um formulário para coletar os dados sociodemográficos e a preferência musical do paciente, um outro formulário para coletar os dados clínicos como a presença de comorbidades e os sinais vitais do paciente antes, durante e após a intervenção. Também será aplicada uma escala para a avaliação da intensidade da dor, a citar: Escala Visual Analógica. Esse estudo foi submetido à Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes e recebeu um parecer favorável. Posteriormente, foi encaminhado à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN. Este estudo pode contribuir com uma maior humanização da assistência, oferta de maior conforto durante a realização de um procedimento doloroso, com a possibilidade de melhorar a experiência individual, auxiliar no processo de recuperação do paciente e promover a satisfação do usuário com o serviço e assistência prestadas.

Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo à Instituição - FERNANDO HIAGO DA SILVA DUARTE
Externa ao Programa - 2553720 - KATIA REGINA BARROS RIBEIRO - nullPresidente - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Notícia cadastrada em: 03/05/2024 11:56