Banca de DEFESA: ANA CAROLINA COSTA CARINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINA COSTA CARINO
DATA : 01/03/2024
LOCAL: Departamento de Enfermagem / Google Meet

Validação do diagnóstico de enfermagem Sobrepeso em estudantes universitários

Diagnóstico de Enfermagem; Estudos de Validação; Sobrepeso; Universidades.

O intenso ganho de peso após ingresso na universidade é frequente nos estudantes da graduação. Neste contexto, enfatiza-se a importância do empoderamento do profissional enfermeiro no desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, baseado na inferência de diagnósticos acurados e precisos. Assim, o objetivo do presente estudo é validar o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso em adolescentes e adultos jovens universitários. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo; e, validação clínica, por meio de um estudo de acurácia diagnóstica. O estudo foi desenvolvido segundo o referencial de Lopes e Silva. Salienta- se que a etapa da validação teórico-causal, a partir da construção de uma teoria de médio alcance foi realizada em estudo anterior. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer número 4.953.282 e CAAE 48202221.6.0000.5537. Quanto a análise dos dados da etapa de análise de conteúdo, seguiu-se o modelo da sabedoria coletiva, com a participação de 48 juízes. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, por meio da aplicação do teste estatístico Wilcoxon, com p-valor > 0,05, para determinar a proporção de juízes que concordam com os itens apresentados. Para a validação clínica, foram entrevistados 108 graduandos em Enfermagem. Seguiu-se o modelo de análise de classe latente para estabelecimento das medidas de acurácia, a saber: sensibilidade e especificidade. A análise da associação das variáveis sociodemográficas, clínicas e comportamentais com o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso ocorreu mediante análise do Teste de Qui-quadrado de Pearson e Teste de Exato de Fisher. Considerou-se estatisticamente significativo p-valor ≤ 0,05. Quanto aos resultados, na primeira etapa do estudo, todos os itens foram considerados válidos estatisticamente, sendo proposta uma nova estrutura do diagnóstico de enfermagem “Sobrepeso”, contendo 06 características definidoras, 06 fatores relacionados, 06 população de risco; 03 condições associadas. Na segunda etapa do presente estudo, a prevalência do diagnóstico de enfermagem na clientela foi de 38,12%. Foram identificadas como características definidoras sensíveis: “Consumo excessivo de calorias” e “Insatisfação com a imagem corporal”. Por outro lado, as características definidoras específicas foram: “Autopercepção de saúde negativa”, “Comportamento alimentar inadequado” e “Saúde emocional prejudicada”. Destacou-se o “Histórico pessoal de excesso de peso” como fator de maior impacto para a ocorrência do diagnóstico na clientela estudada. Conclui-se que o diagnóstico Sobrepeso é verificável em adolescentes e adultos jovens universitários e apresenta duas características sensíveis e três específicas. Assim, espera-se contribuir para o aumento do nível de evidência do referido diagnóstico na taxonomia da NANDA-I, bem como para o maior conhecimento acerca da acurácia das características definidoras do diagnóstico Sobrepeso em adolescentes e adultos jovens universitários.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK - nullExterna à Instituição - KADYJINA DAIANE BATISTA LÚCIO
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES