Banca de DEFESA: LAIS VASCONCELOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS VASCONCELOS SANTOS
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Validação do diagnóstico baixa autoestima situacional em estudantes de enfermagem

Teoria de Enfermagem. Autoimagem. Estudantes de Enfermagem. Diagnóstico de enfermagem.

A baixa autoestima pode ocorrer com frequência nos estudantes de graduação de enfermagem, por serem uma população vulnerável a um desequilíbrio mental e/ou a uma crise advinda dos estressores relacionados à vida acadêmica. Quando presente, a baixa autoestima pode ocasionar comportamento autodestrutivo, menor autoeficácia e abandono do curso. Entretanto, existem poucos estudos sobre esse diagnóstico na referida população. Assim, o presente estudo objetiva validar o diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional em estudantes de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida em três momentos, a saber: 1) validação teórico-causal, a partir da construção de uma teoria de médio alcance; 2) análise de conteúdo; e, 3) validação clínica, por meio de um estudo de acurácia diagnóstica. No primeiro momento, o desenvolvimento da teoria de médio alcance foi operacionalizado por meio de uma revisão de escopo. Foram identificados os antecedentes, consequentes e suas respectivas definições conceituais e operacionais, bem como um pictograma, as proposições e relações causais. No segundo momento, os elementos da teoria foram analisados por 22 juízes, com níveis de expertise entre iniciante e experiente. Os dados foram analisados por meio do índice de validade de conteúdo, fundamentado na abordagem da sabedoria coletiva. Na terceira etapa, a pesquisa foi realizada com 55 estudantes de enfermagem de uma instituição pública federal, localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba. A pesquisa foi aprovada pelo Comite de Ética e pesquisa da UFRN, mediante parecer número 5.632.922 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética número 60617922.4.0000.5537. Os resultados mostraram que na primeira etapa, foram identificados 16 antecedentes e 21 consequentes correspondentes ao diagnóstico em estudo, sendo elaboradas suas respectivas definições conceituais e operacionais. A análise desses elementos permitiu o desenvolvimento de um pictograma, construção de 8 proposições e estabelecimento de relações causais. Na segunda etapa, a análise do conteúdo diagnóstico pelos juízes possibilitou o aprimoramento da definição e dos elementos desenvolvidos anteriormente, o que resultou em uma estrutura diagnóstica constituída por 13 características definidoras, 15 fatores relacionados, 5 condições associadas e 1 população em risco. Na terceira etapa, a prevalência do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional foi de 78,18% entre os estudantes entrevistados. As características definidoras: Rememora traumas e Sintomas ansiosos apresentaram os melhores valores de sensibilidade e especificidade. Os fatores relacionados: Experiências traumáticas e Indivíduos em sofrimento psíquico demonstraram possuir 13,65 vezes de chance de desenvolver o diagnóstico baixa autoestima situacional. Conclui-se que o diagnóstico Baixa autoestima situacional é verificável em estudantes de graduação em enfermagem e apresenta duas características definidoras com melhores valores de acurácia. Outrossim, espera-se contribuir para o aumento do nível de evidência desse diagnóstico na taxonomia da NANDA-I.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO SILVA COURA - UEPB
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES