Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA SILVA PEREIRA SÁTIRO

DISCENTE : LUANA SILVA PEREIRA SÁTIRO
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Desenvolvimento de conteúdo do protótipo de um Serious game para educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas.

Educação em Saúde; Enfermagem; Estudos de Validação; Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Tecnologia Educacional.

O Serious game pode ser compreendido como uma abordagem inovadora na área da educação em saúde e se destaca quando comparado a outras mídias. É considerado um tipo de Tecnologia Educacional, a qual são compreendidas como ferramentas planejadas e desenvolvidas sob o fundamento de conhecimentos científicos, utilizada enquanto material educativo facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, estes jogos são utilizados para abordar diversas condições de saúde. A importância desses jogos na área da saúde é ainda mais destacada ao considerar as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que representam um grupo significativo de doenças tanto no cenário nacional quanto global, sendo responsáveis pela maior carga de morbimortalidade no mundo. Dentro desse grupo, os cânceres, especialmente os hematológicos, despontam como uma categoria de destaque. Nesse sentido, destacam-se os pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas. Esta terapêutica é recente e apresenta um elevado potencial de morbimortalidade em decorrência de suas complicações. Nesse ínterim, este estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor o protótipo de um Serious game para educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas? Desse modo, objetiva-se desenvolver o conteúdo do protótipo de um Serious game para educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas. O estudo será do tipo metodológico de abordagem quantitativa. Para tal, será baseado no referencial proposto por Pasquali et al (2010), que abrange um conjunto de três procedimentos: teóricos, empíricos e analíticos. Para execução dos procedimentos teóricos, serão elaboradas duas revisões de escopo para elucidar os Serious games que foram desenvolvidos para educação em saúde de pacientes e para mapear as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que irão compor o recurso educacional. Nos procedimentos empíricos, por sua vez, os resultados provenientes do mapeamento de conteúdos servirão para compor o Game Design Document do Serious game e seleção da temática abordada. Além disso, ocorrerá o processo de seleção dos juízes para a validação de conteúdo por meio da plataforma Lattes. Ainda nesta etapa, ocorrerá a técnica Delphi através de um formulário eletrônico na plataforma Google Forms. Por fim, nos procedimentos analíticos, será executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo será submetido à análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e apenas será iniciado após parecer favorável. Espera-se que o estudo contribua para a educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas, proporcionando o envolvimento dos pacientes de forma interativa e significativa.

Presidente - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR - UFMS
Externa ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR - nullInterna - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 08:59