Banca de DEFESA: JULIANE RANGEL DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANE RANGEL DANTAS
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Validação do diagnóstico de enfermagem Comportamento de saúde propenso a risco em universitários.

Estudo de validação; Diagnóstico de enfermagem; Teoria de Enfermagem; Saúde do Estudante; Comportamentos Relacionados com a Saúde.

O diagnóstico de enfermagem Comportamento de saúde propenso a risco está presente em diferentes populações, entretanto pesquisas são escassas em universitários. Esses comportamentos estão associados a ocorrência de diversas consequências negativas, a curto e longo prazo, que podem afetar a qualidade de vida dos indivíduos, principalmente os jovens. Diante dessa realidade, torna-se necessária a validação do referido diagnóstico de enfermagem para o público universitário. Portanto, o objetivo do presente estudo é validar o diagnóstico de enfermagem Comportamento de saúde propenso a risco em universitários. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas, a saber: validação teórico-causal, a partir da construção de uma teoria de médio alcance; análise de conteúdo; e, validação clínica, por meio de um estudo de acurácia diagnóstica. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer no 4.953.282 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no 48202221.6.0000.5537. Na primeira etapa, foi desenvolvida uma teoria de médio alcance para o diagnóstico em estudo, sendo essa operacionalizada por meio de uma revisão integrativa em quatro bases de dados. Buscou-se verificar na literatura, os atributos essenciais, antecedentes clínicos, consequentes clínicos, definições conceituais e operacionais, proposições e as relações causais entre os conceitos identificados. A amostra final foi composta por 87 artigos. Foram identificados: uma definição, um atributo essencial, 14 antecedentes clínicos, 11 consequentes clínicos, 12 proposições e 14 relações causais. Um pictograma também foi produzido para ilustrar a “Teoria ComPoRis”. Na segunda etapa do estudo, foi realizada a análise de conteúdo por 48 juízes, via formulário online do Google Forms, a fim de julgar a adequação da definição, do atributo, antecedentes e consequentes clínicos. Foram analisadas as sugestões enviadas pelos profissionais, culminando na readequação da definição do diagnóstico e atributo essencial, bem como, dos 13 antecedentes clínicos e 12 consequentes clínicos e suas respectivas definições conceituais e operacionais. Na terceira etapa, foi realizado um estudo de acurácia do diagnóstico Comportamento de saúde propenso a risco, com 108 universitários de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2023 no Departamento de Enfermagem da referida universidade. Foi utilizado o software SPSS para a realização da análise estatística descritiva e do software R para a análise de classe latente dos indicadores clínicos do diagnóstico em estudo. O diagnóstico apresentou uma prevalência de 78,88% na clientela investigada. Os indicadores sensíveis foram: Comportamentos alimentares inadequados, Uso compensatório da internet e Excesso de gordura corporal. Já os indicadores específicos, foram: Abuso de substâncias lícitas e ilícitas, Comportamento sexual inseguro e Saúde emocional prejudicada. Assim, conclui-se que o diagnóstico Comportamento de saúde propenso a risco é verificável em universitários de enfermagem e apresenta três indicadores sensíveis e três específicos. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para o aumento do nível de evidência, referente a validade de construto clínico do referido diagnóstico, fortalecendo a sua relevância e permanência na taxonomia da NANDA-I. Outrossim, espera-se contribuir com o avanço do processo de trabalho dos enfermeiros, por meio da identificação mais fidedigna do diagnóstico neste público e no fortalecimento do desenvolvimento de bons hábitos e prevenção de agravos futuros em saúde.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externa à Instituição - JESSICA DANTAS DE SA TINOCO - UERN
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
Externa ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS - nullExterna à Instituição - TAHISSA FROTA CAVALCANTE - UFC