Banca de DEFESA: SILVIA KALYMA PAIVA LUCENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIA KALYMA PAIVA LUCENA
DATA : 21/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Serious Game como ferramenta educativa em estomaterapia na atenção hospitalar.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Estomia; Serious Game; Educação em Saúde.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Objetivo: Construir e validar um serious game como ferramenta educativa em estomaterapia na atenção hospitalar. Método: Estudo metodológico, com abordagem quantitativa, realizado em quatro etapas: revisão de escopo, com objetivo de identificar as orientações fornecidas aos pacientes no pré- operatório e pós –operatório; pesquisa com enfermeiros da atenção hospitalar, a fim de identificar o conhecimento e dificuldades desses profissionais sobre os cuidados com a pessoa com estomia intestinal, informações que subsidiaram a terceira etapa; construção do serious game; validação de conteúdo (narrativa, aspectos clínicos, contextuais e se o caso é apropriado). Para avaliação será utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC), com valor maior ou igual a 0,8, para ser considerado válido. Aplicou-se também um instrumento Egameflow adaptada, com 24 perguntas, das quais duas são voltadas para aspectos de contato com tecnologias e jogos, 21 perguntas relacionadas ao jogo como estratégia educativa, em que suas alternativas de respostas era através de um escore onde de 1 era fraco a 7 forte e uma pergunta aberta em relação aprendizagem do jogo. Os dados primeiro foram passados para o excel e em seguida realizado análise descritiva pelo programa Statistical Package for Social Science for Windows, obtendo-se as frequências relativas e absolutas das variáveis categóricas. O estudo foi submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade federal do Rio Grande do Norte e teve o parecer favorável sob número 5.736.475, CAAE: 61762122.9.0000.5537. Resultados: Diante dos achados da revisão de escopo e da pesquisa com os enfermeiros da atenção hospitalar, foi possível construir o serious game com dois cenários, sendo um para o período pré-operatório de uma cirurgia para confecção de uma estomia intestinal e o segundo, para o período pós-operatório. Quanto a validação do conteúdo, os 10 juízes especialistas na área de estomaterapia, na sentença “A narrativa do caso/dúvida apresentado é adequado e está próxima de representar a realidade” obteve-se IVC de 0,9 ; “Os aspectos clínicos apresentados no caso são adequados e estão próximos de representar a realidade” IVC de 0,8; “Os aspectos contextuais apresentados no caso clínico são adequados e estão próximos de representar a realidade” IVC de 0,9; “Você considera esse caso apropriado para o ensino sobre cuidados com estomias intestinais” IVC de 0,8, obtendo assim, um IVC total de 0,85. Em relação ao jogo como estratégia educativa, as perguntas que obtiveram melhores escores foram “Tento aplicar meu conhecimento no jogo?” média de 6,8; “quero saber mais sobre o conteúdo apresentado” média de 6,8; “o jogo melhora meu conhecimento?” média de 6,7; “Sou motivado pela melhora das minhas habilidades?”, média de 6,6; “Recebo informações sobre o meu status como nível de pontuação?”, média de 6,6. Conclusão: Frente a esses resultados, observa-se que o serious game representa uma situação real que pode ser encontrada em ambientes hospitalares. Além disso, o jogo demostrou ser uma boa estratégia educativa. Ademais, pretende-se que com esse estudo, o nível de conhecimento dos profissionais da saúde, em especial enfermeiros aumente frente a essa temática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA CATARINA DE SOUZA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1042373 - ALCIDES VIANA DE LIMA NETO - nullExterna ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO DE ARAUJO - nullPresidente - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externa à Instituição - JESSICA DANTAS DE SA TINOCO - UERN
Interno - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Notícia cadastrada em: 25/01/2024 09:56
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