Banca de DEFESA: FERNANDO HIAGO DA SILVA DUARTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO HIAGO DA SILVA DUARTE
DATA : 20/02/2024
LOCAL: Departamento de Enfermagem

USO DE RECURSO AUDIOVISUAL NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E REDUÇÃO DO NÍVEL DE ANSIEDADE DE PACIENTES HOSPITALIZADOS RECÉM DIAGNOSTICADOS COM HIV/AIDS: ensaio clínico randomizado.

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. HIV. Ansiedade. Educação em Saúde. Recursos Audiovisuais.

O vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), é capaz de desenvolver a Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS), com manifestações clínicas graves, afetando a integridade física e mental. Faz-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas em educação, pois o desconhecimento pode causar ansiedade em pacientes recém diagnosticados. O objetivo é avaliar a eficácia de um recurso audiovisual na aquisição de conhecimento e redução de ansiedade em pacientes recém diagnosticados com HIV em um hospital de infectologia da capital do Rio Grande do Norte. Desenvolvido em duas fases: estudo metodológico e experimental, no período de agosto a dezembro de 2023. A primeira fase foi dividida em três etapas:  etapa 01 - revisão de escopo, identificou-se e validou-se os elementos relevantes para composição do recurso, utilizou-se os critérios de Fehring, com obtenção de 22 juízes. Etapa 02 -  construção e validação de conteúdo do roteiro. E na etapa 03 - construção e validação da interface do recurso, nas respectivas etapas fez-se uso da técnica Delphi, com seis juízes em ambas. Na fase experimental, realizou-se ensaio clínico randomizado controlado e unicego, de abordagem  quantitativa, conforme recomendações do Consolidated Standards of Reporting Trials, com tamanho e efeito de Cohen 0,50, poder do teste de 0,88 e nível de 5%, gerando amostra de 40 pacientes entre Grupo controle (GC) 20 pacientes, estes receberam as orientações padrões e o 20 pacientes do Grupo Experimental (GE), receberam as orientações padrões e o recurso audiovisual, com informações sobre o adoecimento, características do vírus, formas de transmissão e prevenção, eficácia do tratamento e cuidados diários. Para avaliar a eficácia do recurso manejou-se dois instrumentos para coleta de dados: 1) Inventário de Ansiedade Traço Estado (IDATE); e 2) Instrumento de Avaliação do Conhecimento (IAC). Estes foram processados em banco de dados dos softwares Microsoft Office Excel 2010 e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0, através de estatística descritiva e inferencial. Utilizou-se o Teste Qui-quadrado (χ²) ou Teste de Fisher ou Teste T de Student e demais testes estatísticos necessários, com p<0,05 para a relação entre as variáveis. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com parecer: 4.619.717. Quanto aos resultados, 30 (76,0%) sexo masculino e 10 (24,0%) sexo feminino, estado civil 30 (76,0%) solteiros e 10 (24,0%) casados, residentes no interior do Estado 21 (53,0%) e na capital do Rio Grande do Norte 19 (47,0%), e residentes em zona urbana 38 (93,0%). Sobre a aquisição de conhecimento averiguado pelo IAC, obteve-se resultados positivos com uma média de 29,0% após aplicação do recurso, quanto à ansiedade abordado no IDATE, dos oito subitens diretamente relacionados à ansiedade obteve-se média de 28,5% de redução da ansiedade após intervenção. Com isto, os dados evidenciaram eficácia do recurso audiovisual para aquisição de conhecimento e redução de ansiedade, pois promover conhecimento possibilita melhor experiência dos usuários frente ao diagnóstico.

Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa ao Programa - 3149773 - DANDARA NAYARA AZEVEDO DANTAS - nullPresidente - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Externa à Instituição - JULIANA RAQUEL SILVA SOUZA - UFPB
Externa à Instituição - RENATA SILVA SANTOS