Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO

DISCENTE : RAFAELA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Teams

Fatores de risco associados às infecções relacionadas à assistência à saúde durante a internação hospitalar em unidades de terapia intensiva adulto.

“Unidade de Terapia Intensiva” “Controle de Infecção”, “ Fatores de Risco”, “Enfermagem”.

Introdução: Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde como um problema de ampla magnitude. O Brasil encontra-se com aproximadamente 6% de IRAs, sendo o triplo do percentual de tolerância estipulado pela OMS, agravando o cenário dos hospitais brasileiros. As IRAS consistem em infecções com ligação direta à assistência prestada pela equipe de saúde. Consistindo em um problema ético, epidemiológico, legal e de saúde pública, uma vez que os serviços de saúde devem oferecer assistência de qualidade e segurança aos pacientes, e não causar através das práticas profissionais e do ambiente de saúde um adoecimento que poderia ser evitado, representando um grande impasse para a segurança do paciente. Florence Nightingale, definiu as infecções como um indicador crítico sobre a qualidade da
assistência, evidenciando que as mudanças no ambiente e organização no processo de trabalho culminavam na redução da mortalidade dos pacientes, tendo poder vital para conservar a saúde dos indivíduos, evitando as doenças. Objetivo: Identificar e mapear os fatores de risco associados às infecções relacionadas à assistência à saúde em pessoas em internação em unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de uma scoping review desenvolvida dentro das recomendações do Joanna Briggs Institute e PRISMA Extension for Scoping Review, desenvolvida em cinco etapas: 1) identificação da questão de pesquisa; 2) identificação de estudos relevantes; 3) seleção dos estudos; 4) extração de dados, separação, sumarização e relatório de resultados; 5) comunicação dos resultados. Realizou-se busca em oito fontes de dados e um buscador acadêmico sem limite temporal (CINAHL, PubMed, Web of Science, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências de Saúde (IBECS), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, WorldCat), utilizando os seguintes descritores: Unidade de Terapia Intensiva OR (UTI) AND Controle de Infecção OR (Infecção Nosocomial) AND Fatores de Risco OR (Populações em Risco OR População em Risco OR Pontuações dos Fatores de Risco), por meio remoto no período de dezembro de 2022 a junho de 2023 na plataforma Comunidade Acadêmica Federada (Café). O presente estudo é desenvolvido na Universidade Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, Rio Grande do Norte. Resultados: Encontrou-se 25.932 estudos, tendo-se incluído 68 deles. Foram extraídos dados quanto aos fatores de riscos internos (genética, idade, sexo, doenças de base), e externos (dias de internação, dispositivos, procedimentos invasivos, adesão aos protocolos de segurança do paciente, relacionamento interpessoal entre a equipe e o paciente, infraestrutura da organização). O público- alvo destaque foi: adultos, e o serviço de saúde foi a Unidade de Terapia Intensiva. Considerações finais: O mapeamento dos fatores de riscos associados às Infecções Relacionadas à Saúde são importantes para o desenvolvimento de softwares de saúde visando somar esforços com os programas nacionais existentes prezando pela prevenção de IRAs.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interno - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Externa à Instituição - VANESSA PINHEIRO BARRETO
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 09:05