Banca de DEFESA: BRUNA RODRIGUES MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA RODRIGUES MONTEIRO
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem - DENF

Prevalência da sífilis congênita em recém-nascido no contexto mundial: Revisão sistemática.

Sífilis Congênita; Transmissão Vertical; Gestação; Sífilis.

Objetivo: Detectar a prevalência da sífilis congênita em recém-nascidos no contexto mundial. Método: Trata-se de uma revisão sistemática. Para a construção da pergunta norteadora utilizo o mnemônico PECOT (Population, Exposure, Comparator, Outcomes, Study Type). Após a formulação do mnemônico, a revisão apresentou a seguinte questão de pesquisa: “Qual a prevalência da sífilis congênita em recém-nascido no contexto mundial? ”. A busca ocorreu nas seguintes bases de dados: Embase, PubMed, Scopus, Ebsco, Web of Science, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS). Como estratégia de busca, adotou-se a combinação dos descritores indexados no Medical Subject Headings (MeSH): Pregnancy; Syphilis Infectious Disease Transmission, Vertical; Observational Study, intermediados pelo operador booleano “AND” e “OR”. Como critério de inclusão foram incluídos estudos observacionais sobre a transmissão vertical da sífilis gestacional e associação da sífilis gestacional com a sífilis congênita. Não houve restrição de idiomas e nem de tempo para seleção dos estudos. O período de execução da revisão sistemática foi de seis meses. A seleção dos artigos e extração de dados foi realizada por dois revisores independentes e com cegamento através do software Rayyan Intelligent Systematic Review e com base no fluxograma do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Na avaliação da qualidade da evidência dos dados incluídos optou-se pelo método Grading of Recomendations Assessment, Developing and Evaluation (GRADE), enquanto que, para a análise do risco de viés a Escala de Newcastle-Ottawa. O protocolo de revisão foi submetido na base de dados International Prospective Register of Systematic Reviews tendo o registro sob o número CRD 42022349359 e por se tratar de dados de pesquisa já publicados em base de dados cientificas, foi dispensado o Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Ao todo 6.268 estudos foram identificados nas bases de dados, após utilização do software PRISMA e baseado no fluxograma PRISMA. A amostra foi composta por 30 estudos (16 estudos de coorte; 04 caso-controle; 10 estudos transversais) envolvendo 15.593 gestantes com diagnóstico de sífilis gestacional que transmitiram a infecção verticalmente. Os estudos ocorreram principalmente na China, Brasil e Estados Unidos da América, no período de 1995 a 2023. Como teste diagnóstico da sífilis gestacional, o teste rápido treponêmico é referenciado como meio diagnóstico enquanto que a penicilina G benzatina o primeiro medicamento de escolha para o tratamento. Como efeito da transmissão, as complicações encontradas nos recém-nascidos foram: Sífilis congênita e eventos adversos associados a prematuridade, baixo-peso e mortalidade fetal/neonatal. A principal causa da verticalização esteve associada ao tratamento incompleto da sífilis na gestação e diagnóstico tardio da doença no terceiro trimestre gestacional. Conclusão: Apesar do quantitativo elevado de estudos identificados nas bases de dados, independente de período e idioma apenas 30 estudos contextualiza a realidade mundial da sífilis congênita e sua associação com a sífilis gestacional. Porém, o desfecho da sífilis congênita esteve representado pelo diagnóstico e tratamento tardio da sífilis gestacional.

Externa à Instituição - CAROLINA PEREIRA DA CUNHA SOUSA - UnB
Interna - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externo à Instituição - KLEYTON SANTOS DE MEDEIROS - LNRCC
Externa ao Programa - 4149590 - MARIA DE LOURDES COSTA DA SILVA - nullPresidente - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA