Banca de DEFESA: VALÉRIA DANTAS DE AZEVEDO

DISCENTE : VALÉRIA DANTAS DE AZEVEDO
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem - DENF

Desenvolvimento de um fluxograma para o cuidado de enfermagem no transplante ambulatorial de células-tronco hematopoéticas autólogo. Natal, 2023. Dissertação, 122f – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem,  Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

Cuidados de Enfermagem; Estudos de Validação; Fluxo de Trabalho; Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Transplante Autólogo.

O cuidado planejado e executado por meio de tecnologias gerenciais, a exemplo dos fluxogramas, provoca transformações na reorganização dos serviços de saúde e contribuem na capacitação dos profissionais de saúde que atuam em determinados contextos, como no transplante ambulatorial células-tronco hematopoéticas autólogo. Por se tratar de um procedimento complexo, requer planos de cuidados especializados, de elevada competência e fluxos bem estabelecidos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um fluxograma para o cuidado de enfermagem aos pacientes submetidos ao transplante ambulatorial células-tronco hematopoéticas autólogo. Trata de um estudo metodológico de abordagem mista, pautado no referencial psicométrico de Pasquali, estruturado nos seguintes procedimentos: teóricos, empíricos e analíticos. Para os procedimentos teóricos foi realizada uma Scoping Review e um grupo focal composto pela equipe de enfermagem (enfermeiras e técnicas de enfermagem) que atua no ambulatório de transplante de medula óssea de um hospital de referência nesse tratamento no Rio Grande do Norte para subsidiar a definição dos conteúdos do fluxograma. Nos procedimentos empíricos, foi realizado um compilado das informações coletadas na etapa anterior para embasar a construção do fluxograma. A validação do conteúdo e aparência do fluxograma se deu por meio da técnica Delphi, com a avaliação dos critérios propostos por Pasquali e pelo Suitability Assessment of Materials. Por fim, os procedimentos analíticos ocorreram por meio do coeficiente de validação de conteúdo, quando as respostas foram consideradas válidas os itens obtiveram a concordância mínima de 80% entre os juízes e do coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve parecer de aprovação sob CAAE: 58796722.8.0000.5537. Após a construção do fluxograma, o mesmo foi submetido à primeira rodada Delphi e atingiu o coeficiente de validação de conteúdo geral > 0,9. Após os ajustes sugeridos pelos juízes, na segunda rodada os índices de validade de conteúdo e de aparência foram > 0,9 cada e coeficiente de validação geral > 0,9. Portanto, conclui-se que o fluxograma é válido em seu conteúdo e aparência como uma tecnologia gerencial útil para a organização do cuidado de enfermagem em serviços que oferecem o transplante ambulatorial células-tronco hematopoéticas autólogo com vistas a melhorar o gerenciamento do cuidado e tomada de decisões nesse contexto.

Presidente - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Interna - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS