Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIELLY FERREIRA DA FONSECA

DISCENTE : JUCIELLY FERREIRA DA FONSECA
DATA : 26/10/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem

EFEITO DO MÓDULO DE LIDERANÇA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ensaio clínico

Tecnologia Educacional, Enfermagem, Liderança,
Educação em Enfermagem.

Gerenciar o cuidado é uma prática inerente ao enfermeiro e, fundamental, para embasar a qualidade da sua assistência. Nesse sentido, a liderança configura- se como uma das habilidades cruciais para o sucesso na prática laboral do enfermeiro. A Organização Mundial de Saúde e a Organização das Nações Unidas lançaram o programa Nursing Now Challenge, em 2018, que tem por objetivo enfrentar a escassez de profissionais de Enfermagem e incentivar a implementação de programas que promovam o reconhecimento, valorização e empregabilidade desses profissionais. No Brasil, a meta principal é investir no fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem com foco na liderança. Diante do exposto, o estudo justifica-se pela necessidade de avaliar o efeito de um módulo educacional online para estudantes de Enfermagem, sobre a temática de liderança, estimulando essa habilidade que é essencial para o exercício pleno do enfermeiro, desde a graduação. Tratar-se-á de um estudo experimental, do tipo ensaio clínico randomizado, a ser realizado em duas etapas: validação do conteúdo por juízes, selecionados via plataforma Lattes, e aplicação do módulo educacional. A primeira etapa, será realizada por seis juízes. Na segunda etapa, os discentes serão distribuídos de forma aleatória, em grupo experimental, que contará com a intervenção por meio da ferramenta tecnológica e grupo controle, que receberá uma intervenção padrão composta por aula expositiva. Os critérios de inclusão serão: ser discente de graduação em Enfermagem; e, estar matriculado ou ter cursado a disciplina de Gerência em Serviços de Saúde no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os critérios de exclusão serão: não participar de todas as fases da pesquisa; e ter cursado a disciplina de Gerência em Serviços de Saúde em outra instituição. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A pesquisa será desenvolvida no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Em respeito à Resolução 466/2012, definidora das diretrizes e das normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos, este projeto será submetido à análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e apenas será iniciado após parecer favorável. Salienta-se que essa pesquisa proporcionará benefícios indiretos para os participantes, visto que ampliará o conhecimento sobre liderança. Assim, a partir dos resultados obtidos poderão ser elaboradas ações/intervenções que promovam uma aprendizagem mais efetiva sobre liderança, propiciando ao estudante maior conhecimento e aumento da segurança na temática, formando um enfermeiro capaz de promover um ambiente de trabalho eficiente e colaborativo, otimizando os resultados alcançados na assistência ao paciente e contribuindo para o sucesso da instituição de saúde como um todo.

Presidente - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO DE ARAUJO - UFRNExterna à Instituição - KADYJINA DAIANE BATISTA LÚCIO
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 08:30