Banca de DEFESA: HALLYSON LENO LUCAS DA SILVA

DISCENTE : HALLYSON LENO LUCAS DA SILVA
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Google Meet | https://meet.google.com/pgk-nsko- jer?hs=224

ANÁLISE TEMPORAL DOS DIFERENCIAIS DE VÍNCULOS DE TRABALHO PARA ENFERMEIRAS NAS CINCO REGIÕES DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2003-2021

Séries históricas, Mercado de trabalho, Trabalho, Emprego,
Desemprego, Enfermeiras, Vínculos de trabalho.

Ao que se refere às atribuições legais da enfermeira, conforme os preceitos da Lei n. 7.498/1986, a qual dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem, à enfermeira cabe o exercício de todas as atividades de enfermagem, sendo ações privativas: o planejamento, a organização, a coordenação, a execução e a avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; a prescrição de enfermagem; os cuidados diretos a pacientes graves; e os cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica. O objetivo foi analisar a tendência temporal da força de trabalho das enfermeiras nas regiões do Brasil no período 2003-2021. Trata-se de uma pesquisa analítica-descritiva, do tipo exploratória, com abordagem quantitativa e com enfoque no estudo ecológico de tendência temporal, relacionada aos diferenciais dos vínculos empregatícios de enfermeiras nas cinco regiões do Brasil. Foi utilizado o banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais. A análise, tratamento e distribuição temporal, foi realizada mediante a exportação do banco de dados para apreciação descritiva e inferencial por meio do Software R Studio versão 4.3.1. Foram extraídas as análises estatísticas quanto à distribuição de frequência, medidas de tendências centrais e posições. As análises de tendências foram realizadas por equações polinomiais, que consistiram em: regressão linear simples, de segundo grau ou parabólico e a de terceiro grau ou exponencial. Considerou-se a escolha do modelo que melhor se ajustou aos dados. A análise da tendência temporal foi realizada em duas etapas: o teste de Durbin-Watson para avaliar a autocorrelação da série histórica e análise exploratória por meio da função de autocorrelação. Considerou-se ainda a adoção do teste de significância como critério para escolha do modelo, onde foi considerado tendência significativa quando p-valor < 0,05. Tratou-se de uma pesquisa que utilizou informações de domínio público em banco de dados, sem a possibilidade de identificação individual. A tendência temporal do diferencial dos vínculos de trabalho para enfermeiras, mostrou-se estacionária nas Regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, ou seja, quatro das cinco regiões do Brasil. A Região Norte foi a única que se apresentou ascendente. A partir da análise das séries temporais obtidas, este estudo evidenciou um quadro estável na geração de vínculos de trabalho em quatro das cinco regiões do Brasil. Conclui-se que no Brasil a tendência dos vínculos de trabalho para enfermeiras encontra-se predominantemente estacionária, apesar do crescimento ascendente da Região Norte do país.

Externa à Instituição - INÊS SANTOS ESTEVINHO FRONTEIRA
Presidente - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1855608 - KARINA CARDOSO MEIRA - nullExterno à Instituição - MARIO ROBERTO DAL POZ
Interna - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS