Banca de DEFESA: ISADORA LORENNA ALVES NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISADORA LORENNA ALVES NOGUEIRA
DATA : 25/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Desenvolvimento de um curso online para educação em saúde do usuário no panorama da sífilis.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia educacional. Educação em saúde. Sífilis. Atenção primária à saúde. Enfermagem


PÁGINAS: 186
RESUMO:

A sífilis, infecção sexualmente transmissível, é considerada um grave problema de saúde pública, apresenta índices mundiais de 7,1 milhões de casos,sendo prevalente na faixa etária reprodutiva de 15 e 49 anos. Estes indicadores, motivaram a Organização Mundial da Saúde a desenvolver um programa de intervenção para o manejo adequado das infecções sexualmente transmissíveis, até o ano de 2030. Esta pesquisa tem o objetivo de validar um protótipo de curso online para a educação em saúde no panorama da sífilis na Atenção Primária à Saúde. Estudo metodológico de abordagem quantitativa, a partir das quatro etapas fundamentadas de Filatro: análise, design e desenvolvimento, implementação e avaliação. Na primeira etapa realizou-se uma scoping review, mapeou-se o conhecimento dos usuários atendidos na atenção primária à saúde sobre a sífilis, posteriormente realizou-se um estudo transversal, com 269 usuários atendidos no município de Natal, Rio Grande do Norte. Utilizou-se a estatística descritiva e inferencial, por meio dos testes Quiquadrado e Fisher, avaliando significância de p ≤ 0,05; na segunda etapa, estruturou-se os eixos temáticos para o conteúdo do plano de curso online, na versão protótipo de baixa fidelidade, usando o google forms, pautado nos objetivos, conteúdos, percurso metodológico, avaliação e estrutura curricular. O plano foi idealizado na perspectiva da plataforma Moodle e do template disponibilizado pelo ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Único de Saúde; na terceira etapa, configurou-se os recursos educacionais, a partir das necessidades de ferramentas tais como: capacitação, ambientação, situação do ensinoaprendizagem, módulos e avaliação; na etapa de avaliação, procedeu-se a validação de conteúdo com especialistas da área de enfermagem, recrutados por meio da plataforma Lattes e da estratégia bola de neve, segundo referencial de Fehring, considerando ponto de corte mínimo de 4 pontos. A amostra contemplou 11 especialistas. Realizou-se a estatística descritiva e inferencial para valores de Kappa ≥ 0,6 e IVC ≥ 0,8, e adequações dos itens, incluindo informações, conteúdos e gramática. O projeto teve aprovação Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obedecendo aos preceitos éticos da Resolução 466/12. Os resultados da scoping review, demonstraram a existência de lacunas sobre o conhecimento da sífilis referentes às manifestações clínicas, déficits das práticas de prevenção, testagem, diagnóstico e terapêutica implementada, categorizadas a partir da teoria do déficit de autocuidado de Orem. No estudo transversal, acerca da caracterização sociodemográfica dos participantes, identificou-se usuários com média de idade acima de 30 anos (55,02%), uma proporção de mulheres (79,3%) superior ao dos homens (20,7%), solteiros (47,21%), pardos (44,24%), religião católica (34,20%), ensino médio completo (41,64%) e autônomos (42,50%). Quanto ao conhecimento sobre a sífilis, percebeu-se a compreensão da importância do uso dos preservativos (96,28%), definição da doença (88,48%), sinais e sintomas da sífilis (72,08%) e medicamentos para o tratamento da sífilis (47,22%). Sobre as ações de educação em saúde na prevenção da sífilis, a maioria dos usuários afirmaram ter acesso a materiais educativos nos serviços de saúde, principalmente palestras (27,14%), abordando medidas de prevenção (58,44%). Os usuários que buscavam informações na internet totalizaram 94,05%, mas com baixo percentual para assuntos de saúde (13,04%). Quando indagados se participariam de um curso online sobre a temática, 93,31% responderam positivamente que fariam essa adesão. A análise e relação entre as variáveis, demonstrou que a definição das infecções sexualmente transmissíveis teve relação com o nível de escolaridade, obtendo-se p<0,001; bem como para a variável sobre uso do preservativo (p=0,011). Proporção semelhante foi observada entre a definição da sífilis frente ao setor de atendimento (p=0,004), estado civil (p=0,001), religião (p=0,026) e escolaridade (p=0,008). Para a variável identificação dos sinais e sintomas, obtevese significância para o setor de atendimento (p=0,0031), estado civil (p=0,057), religião (p=0,059) e escolaridade (p=0,001). O acerto quanto aos medicamentos para tratamento da sífilis teve relação com zona de atendimento (<0,001) e religião (p=0,019). A variável participação em palestras teve relação com setor (p=0,058) e escolaridade (0,099). O uso do computador ou celular na pesquisa de informações apresentou relação com o setor (p<0,001). Concernente à criação do curso online sobre a sífilis, obteve-se significância para escolaridade (0,013). A partir dos resultados e dessas análises elaborou-se o instrumento de plano de curso online, constituído por quatro módulos: infecções sexualmente transmissíveis e seu impacto social; aspectos clínicos da doença; limitações para o autocuidado; autocuidado efetivo e a contribuição das tecnologias. O instrumento foi validado quanto ao número de 84 itens referentes ao conteúdo, em uma rodada Delphi realizada com 11 especialistas. Foram considerados valores de Kappa ≥ 0,6 e IVC ≥ 0,8 para os critérios clareza de linguagem, pertinência prática, relevância teórica e dimensão teórica, atingindo índices satisfatórios para 80 itens, resultando na exclusão do item 04 dos aspectos gerais; ajustes dos itens 48 e 50 do módulo II e do item 59 do módulo III, para o critério clareza. Diante desses consensos superiores a 80% e global com valores satisfatórios, os itens puderam ser mantidos no instrumento e validado com apenas uma rodada Delphi. Conclui-se que o protótipo de plano de curso online, com enfoque na educação em saúde, é de relevância e trará impacto para o desenvolvimento final da tecnologia do curso online, e poderá contribuir para o conhecimento de usuários da Atenção Primária à Saúde, acerca da sífilis.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALIETE CRISTINA GOMES DIAS PEDROSA DA CUNHA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1042373 - ALCIDES VIANA DE LIMA NETO - nullExterna à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interna - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Externa ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR - nullPresidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 15:23
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