Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE CÁSSIO DE OLIVEIRA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DE CÁSSIO DE OLIVEIRA MENDES
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/sdq-bwgi-aav)

EFEITO DA MÚSICA NA ANSIEDADE E ESTRESSE DE PACIENTES QUE SERÃO SUBMETIDOS A ANGIOPLASTIA CORONÁRIA PERCUTÂNEA: ensaio clínico randomizado.

Musicoterapia; ansiedade; angioplastia coronária; Terapias não-farmacológicas; Enfermagem.

A Angioplastia Transluminal Coronária (ATC) é definido como o tratamento de alta complexidade, não cirúrgico, que visa a desobstruções das artérias coronárias. Devido a complexidade desse procedimento e muitas vezes a vulnerabilidade psicofisiológica do paciente, esse procedimento pode estar associado a fatores estressores, de cunho psicológico, como ansiedade e estresse. Esses fatores, parecem desempenhar um papel de risco para morbidade e mortalidade cardiovascular do paciente submetido a angioplastia. Ademais, os níveis de ansiedade relatados por pacientes pré e pós Angioplastia Coronária Transluminal Percutânea eletiva também determina associações evidentes entre história de infarto agudo do miocárdio e atendimento em reabilitação cardíaca. Dessa forma, avaliar os níveis de ansiedade e estresse através de instrumentos já validados na literatura é de suma importância, pois os sintomas e as queixas causados pela ansiedade podem interferir na qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, a eficácia da musicoterapia como um recurso não-farmacológico de intervenção para a redução da ansiedade e para a melhoria de sentimentos e bem-estar, tem sido amplamente testada e discutida pela literatura especializada, além disso, a música tem um efeito importante nas emoções humanas, ela é inspiradora, relaxante, diminui o nível de ansiedade e índices hemodinâmicos em fase pré e peri-operatória. Isto posto, delimita-se como objetivo avaliar efeito da música na ansiedade e estresse de pacientes que serão submetidos a angioplastia coronária percutânea. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado e duplo-cego a ser realizado conforme orientações do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Será desenvolvido na hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes, com uma amostra probabilística, aleatória e simples de 52 participantes divididos igualmente por sexo nos seguintes grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI). A randomização destes será garantida através do site “Research Randomizer”. O grupo controle será composto por pacientes que tiveram a necessidade de realização de Angioplastia Coronária Percutânea, receberão os cuidados padrões do setor e aplicação do headphone sem transmissão de nenhuma música em aproximadamente 30 minutos antes do procedimento. Já o grupo intervenção, receberá a intervenção através do headphone com a preferência musical do paciente. Será utilizado o Termo de consentimento Livre e Esclarecido, um formulário para coletar os dados sociodemográficos e a preferência musical do paciente, um outro formulário para coletar os dados clínicos como a presença de comorbidades e os sinais vitais do paciente antes, durante e após a intervenção. Também serão aplicadas escalas para a avaliação dos níveis de ansiedade e estresse, a saber: Inventário de Ansiedade Beck (BAI) e pelo Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL). Esse estudo será submetido à avaliação da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN e do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC). Esta pesquisa pode fortalecer o desenvolvimento de práticas integrativas que complementam o corpo de conhecimento da ciência da enfermagem, corrobora com a valorização de um cuidado holístico ao paciente, possibilita o uso de uma tecnologia de baixo custo em avaliar seu efeito na ansiedade e estresse de paciente submetidos a um procedimento cardiovascular percutâneo.

Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa ao Programa - 2553720 - KATIA REGINA BARROS RIBEIRO - nullExterna ao Programa - 2553991 - KESSYA DANTAS DINIZ - nullExterna à Instituição - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA
Presidente - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS

Notícia cadastrada em: 15/08/2023 14:49