Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA COSTA CARINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINA COSTA CARINO
DATA : 07/08/2023
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/yiq-rrak-zvy)

Validação do diagnóstico de enfermagem Sobrepeso em estudantes universitários

Diagnóstico de Enfermagem; Estudos de Validação; Sobrepeso; Universidades.

Introdução: O intenso ganho de peso após ingresso na universidade é frequente. Neste contexto, destaca-se a importância do empoderamento do profissional enfermeiro no desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, baseado na inferência de diagnósticos acurados e precisos. Objetivo: Validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Sobrepeso em estudantes universitários do curso de Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo de validação diagnóstica a luz do referencial de Lopes e Silva (2016), mediante realização das etapas de análise de conteúdo por juízes e validação clínica. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, por meio das medidas de tendência central, dispersão e cálculo das frequências absolutas e percentuais. A seleção dos juízes seguiu o Modelo da sabedoria coletiva. Aplicou-se o teste de Shapiro-Wilk, para análise da normalidade. A proporção de juízes que concordam com os itens apresentados foi obtida pelo Índice de Validade de Conteúdo e o teste estatístico Wilcoxon. Foi adotado o p-valor > 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa, sob parecer 4.953.282 e CAAE 48202221.6.0000.5537. Resultados: Na primeira etapa do estudo, participaram 48 juízes, sendo 37,5% com nível iniciante avançado de expertise. Todos os itens foram considerados válidos estatisticamente. A maioria das sugestões dos juízes foram acatadas. Assim, a análise dos juízes, resultou em: 1 atributo essencial excluído e 1 modificado; 7 antecedentes clínicos modificados; e 1 consequente clínico modificado. Uma nova estrutura do diagnóstico de enfermagem “Sobrepeso” foi proposta para a realização da validação clínica. Conclusão: O estudo, até o momento, permitiu averiguar a clareza e adequação dos elementos clínicos elencados para posterior validação clínica.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC