Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS VASCONCELOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS VASCONCELOS SANTOS
DATA : 14/08/2023
LOCAL: Google Meet | https://meet.google.com/oms-nsgg-sny

Teoria de médio alcance para o diagnóstico baixa autoestima situacional.

Teoria de Enfermagem. Autoimagem. Estudantes de Enfermagem. Diagnostico de enfermagem.

Os estudantes de graduação de enfermagem constituem uma população vulnerável a um desequilíbrio mental e/ou a uma crise advinda dos estressores relacionados à vida acadêmica. Prejuízos físicos e psicológicos, como os sintomas ansiosos, depressivos e a baixa autoestima podem ocorrer com frequência e prejudicar o desempenho acadêmico, o relacionamento interpessoal e a qualidade de vida. Além destes possíveis distúrbios físicos e emocionais, a baixa autoestima pode ainda ocasionar comportamento autodestrutivo, menor autoeficácia e abandono do curso. Com isto, o presente estudo objetiva validar uma teoria de médio alcance para o diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional em estudantes de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa metodológica, a qual está sendo delineada a partir de três momentos: 1) construção teórica; 2) validação do conteúdo; e, 3) validação clínica. No primeiro momento foi desenvolvido a teoria de médio alcance do diagnóstico baixa autoestima para estudantes de enfermagem, baseada no referencial teórico de Roy e Lopes, Silva e Herdman; operacionalizada por meio de uma revisão de escopo. O que possibilitou identificar e compreender, numa perspectiva causal, os antecedentes e consequentes do diagnóstico, e elaborar as definições conceituais e operacionais. Os conceitos da teoria foram validados por 22 juízes com níveis de expertise entre iniciante e experiente, com análise do Índice de Validade de Conteúdo fundamentado na abordagem da sabedoria coletiva. Na terceira etapa, a teoria será aplicada em 120 estudantes de enfermagem de uma instituição pública federal localizada em Campina Grande, Paraíba. Na construção deste trabalho, todos os aspectos éticos estão sendo respeitados. Assim, espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o avanço do conhecimento de enfermagem, maior aproximação da pesquisa com a prática e fortalecimento da autoestima dos estudantes de graduação em enfermagem.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
Externa ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS - null