Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA BRITO DO O HOLDER

DISCENTE : LORENA BRITO DO O HOLDER
DATA : 17/07/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Desenvolvimento de um protótipo de Serious Game como recurso educativo sobre úlcera venosa

Dermatologia; Tecnologia Educacional; Ferimentos e lesões; Enfermagem.

Introdução: A Úlcera Venosa (UV) caracteriza-se por uma lesão predominantemente nos membros inferiores, que pode ser única ou múltiplas, determinada pela destruição da epiderme, derme e tecidos mais profundos. O enfermeiro é o responsável pela avaliação rotineira da UV, além disso pela tomada de decisões sobre o tipo de curativo e coberturas utilizadas. Assim, exige desse profissional conhecimento e dedicação. Objetivo: Desenvolver o protótipo de um serious game sobre úlcera venosa. Método: Trata-se de um estudo que será realizado a partir de dois métodos, pesquisa aplicada, metodológica, com abordagem quantitativa. O estudo será desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, Rio Grande do Norte em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMT) da UFRN. Por se tratar de um estudo metodológico, todas as etapas serão realizadas na UFRN e com o suporte de plataformas digitais. A primeira etapa será composta pela construção dos cenários do serious game que será realizada a partir de duas sub-etapas, sendo elas: revisão da literatura com os cuidados de enfermagem voltados a pessoa com UV e elaboração das perguntas que irão compor o jogo. A segunda etapa constitui a avaliação do jogo sério. Esse momento precede a apresentação do software ao público-alvo, e será fruto de uma contribuição mútua dos profissionais que irão contribuir para melhorias no conteúdo e nos aspectos operacionais do software enquanto jogo sério. Resultados esperados: com a identificação dos cuidados de enfermagem para o paciente com UV, será desenvolvido o protótipo do jogo com o intuito de consolidar o conhecimento dos estudantes de enfermagem a respeito da temática trabalhada.

Externa à Instituição - ADRIANA CATARINA DE SOUZA OLIVEIRA - UCAM
Presidente - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Interna - 1220986 - RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO
Interno - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS