Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MARINHO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA MARINHO FERNANDES
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/znb-amrz-xgf)

Diagnóstico de Enfermagem Estilo de Vida Sedentário em universitários.

Comportamento Sedentário; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Universidades; Promoção da Saúde.

O estilo de vida é um fator modificável e determinante para prevenir o adoecimento. Devido ao avanço e acessibilidade das tecnologias, muitas atividades físicas foram substituídas por comportamentos sedentários. Os universitários são mencionados como grupo vulnerável para o desenvolvimento do comportamento sedentário. Assim, o presente estudo tem como objetivo validar o diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário em universitários. Trata-se de um estudo de validação de diagnóstico de enfermagem, a ser desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo do referido diagnóstico, proposto a partir de uma teoria de médio alcance desenvolvida em estudo anterior; e, validação clínica. A primeira etapa já foi realizada durante o primeiro semestre de 2023 com 48 juízes. Os juízes foram categorizados em níveis de expertise. Para análise estatística, realizou-se o cálculo do IVC, por meio do teste Wilcoxon, com nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%, o p-valor >0,05 também foi adotado para verificar a adequação dos conteúdos julgados. Na segunda, um estudo de acurácia diagnóstica, do tipo transversal, será realizado no segundo semestre de 2023. O estudo será realizado com 120 discentes matriculados no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a realização da coleta de dados, será utilizado um instrumento contendo o conteúdo analisado na etapa anterior da pesquisa. Os dados sociodemográficos e clínicos numéricos serão elencados por média, desvio padrão, mediana, mínimo e máximo. Para as variáveis categóricos serão registradas as frequências relativas e absolutas. Para o estabelecimento das medidas de sensibilidade e especificidade do diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário, o modelo de classe latente com efeitos randômicos será aplicado. E as relações entre os fatores relacionados e o diagnóstico por meio das probabilidades posteriores. Estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer 4.953.282 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 48202221.6.0000.5537. Os resultados até o momento identicaram quatro caracteristicas definidoras, oito fatores relacionados, quatro populações de riscoe uma condição associada. Conclui-se, em relação a segunda etapa, os elementos do referido diagnóstico foram considerados válidos, por meio da análise dos juízes. Posteriormente, será realizada a validação clínica do mesmo.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
Externo à Instituição - NIRLA GOMES GUEDES
Externa à Instituição - SIMONE MARIA MUNIZ DA SILVA BEZERRA - UPE